IGREJAS
EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 11
Sua
diversidade eclesiológica e doutrinária.
A autoridade teológica de Paulo de Tarso fora
fundamental para se determinar a doutrina da Igreja, não no sentido de
estabelecer suas bases doutrinárias, mas para definir e interpretar o que
deveria ser sistematizado como doutrina interpretativa com base no conhecimento
da Palavra até então existente ( Antigo Testamento ) e transmitida
espiritualmente a partir do legado de Jesus Cristo à própria igreja. Paulo veio
para dar entendimento teológico à palavra do Mestre a uma igreja incipiente que
já conhecia problemas e questões de ordem apologética. E nisso, sua experiência
intelectual como o jovem estudante de
teologia ( e posteriormente como fariseu ) associada à força de sua conversão
espiritual enquanto recebia de Jesus as ordens acerca do que fazer, deram um
novo mover à Igreja Corpo. Porque na verdade, o confronto doutrinário que se
estabelecia desde o princípio do ministério apostólico paulino, dentro da
história da Igreja que se definia gradativamente, através de rupturas, cismas,
heresias, confrontos doutrinários e dogmáticos, questões de ordem apologética e doutrinária,
trouxeram à igreja uma nova dimensão de conflitos e problemas que de alguma
forma estariam a exigir o surgimento de homens como Paulo, aptos a responder a
questões suscitadas dentro e fora da igreja. Observem, por exemplo, que no
eclodir da experiência espiritual de Estevão, descrita nos primeiros capítulos
de Atos ( capítulo 6 e seguintes ), os conflitos externos sofridos pela Igreja
Corpo, eram de tal dimensão que eles comprometiam até mesmo a sobrevivência
espiritual da igreja, dentro do contexto secular e de opressão e de profunda
oposição por parte do “mundo” religioso de então, da forma como vemos hoje. O
poder da graça de Deus no espírito da Igreja Corpo que florescia no mundo,
certamente levantaria homens como Pedro, como Estevão, como Paulo, e como todos os santos. Muitas
igrejas hoje não conseguem visualizar a força explosiva da Igreja Corpo a
partir, por exemplo, da vida de Estevão, o primeiro martir da igreja cristã. As
forças espirituais cristãs já eclodindo em meio a conflitos e dilemas,
causariam necessariamente o surgimento de homens como Estevão, que se opunham
abertamente ao Sinédrio, como se o confronto fosse na verdade, de ordem
política. Mas, Estevão, “um homem cheio da graça de Deus e de poder, que
fazia grandes maravilhas e sinais miraculosos” ( Atos 6:8-9 )
certamente suscitaria a oposição por parte dos membros da Sinagoga dos Homens
Livres ( como era conhecido o Sinédrio, além de Sinagoga de Satan ). “
No one knew how to stop the spread of the Nazarene movement.”- (Ninguém saberia como parar o
crescimento do movimento do Nazareno). (
Cf. “Church History in Plain Language”, chapter 2, page 13. By Bruce
L. Shelley, USA. Zondervan, 95). O autor continua: “Stephen, however,
was a special case. He dared to renounce the Law of Moses and attack the temple
of God, openly and repeatedly. The angry men felt that Stephen had to be
silenced. But how? All eyes were upon Stephen as he began his defense.” ( Estevão, no entanto, era um caso especial. Ele se
propôs a renunciar a lei de Moisés e atacar o templo de Deus, aberta e
repetidamente. Os homens furiosos ( do Sinédrio ) sentiram que Estevão
precisava ser silenciado. Mas como? ) O discusso explosivo de Estevão diante do
Sinédrio, como descrito em Atos 7:1-53, representava, na verdade, o espírito da
Igreja Corpo que nascia como modelo paradigmático na Igreja Cristã primitiva do
primeiro século da Era Cristã, para as igrejas que posteriormente, com Paulo,
haveriam de ser criadas e resistiriam às ameaças do século até aos dias atuais.
Alguém pode negar que Estevão demonstrava minucioso e profundo conhecimento histórico
e teológico do Antigo Testamento? E quanto à sua coragem e determinação em dar
o testemunho cristão diante das forças religiosas de oposição e opressão à fé cristã de
sua época? Sobre esse discurso de
Estevão nós vamos retirar muitos outros exemplos de conhecimento teológico, de
fé, de reconhecimento histórico, de coragem, e além disso, parafraseando o
texto de Bruce L. Shelley citado acima, Estevão afirma que “the Most High
does not live in houses made by men. As the prophet says: ‘
Heaven is my throne, and the earth is my footstool. What kind of house you
build for me? says the Lord”. E isso representa o que o autor se refere acima a respeito do ataque que
Estevão faz ao templo de Deus. E Estevão continua em sua coragem e destemor,
afirmando que a sinagoga dos homens livres estava, na verdade, resistindo ao
Espírito Santo. Dentro desse espírito de destemor nascia a Igreja Corpo de
Cristo nos primeiros anos do primeiro século da era cristã. Depois de seu
testemunho, todos nós sabemos o que veio a ocorrer a Estevão. Paulo esteve
presente ao apedrejamento de Estevão, aprovando tudo, e ao mesmo tempo
continuando sua trajetoria politica de perseguição e destruição da Igreja. Leia
Atos capítulo 8, verso 3 e nós veremos que
tipo de homem o Espírito de Deus preparava e movia com o coração arrependido para
o trabalho da Igreja Corpo florescente.
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