Sunday, May 31, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 11
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.


A autoridade teológica de Paulo de Tarso fora fundamental para se determinar a doutrina da Igreja, não no sentido de estabelecer suas bases doutrinárias, mas para definir e interpretar o que deveria ser sistematizado como doutrina interpretativa com base no conhecimento da Palavra até então existente ( Antigo Testamento ) e transmitida espiritualmente a partir do legado de Jesus Cristo à própria igreja. Paulo veio para dar entendimento teológico à palavra do Mestre a uma igreja incipiente que já conhecia problemas e questões de ordem apologética. E nisso, sua experiência  intelectual como o jovem estudante de teologia ( e posteriormente como fariseu ) associada à força de sua conversão espiritual enquanto recebia de Jesus as ordens acerca do que fazer, deram um novo mover à Igreja Corpo. Porque na verdade, o confronto doutrinário que se estabelecia desde o princípio do ministério apostólico paulino, dentro da história da Igreja que se definia gradativamente, através de rupturas, cismas, heresias, confrontos doutrinários e dogmáticos,  questões de ordem apologética e doutrinária, trouxeram à igreja uma nova dimensão de conflitos e problemas que de alguma forma estariam a exigir o surgimento de homens como Paulo, aptos a responder a questões suscitadas dentro e fora da igreja. Observem, por exemplo, que no eclodir da experiência espiritual de Estevão, descrita nos primeiros capítulos de Atos ( capítulo 6 e seguintes ), os conflitos externos sofridos pela Igreja Corpo, eram de tal dimensão que eles comprometiam até mesmo a sobrevivência espiritual da igreja, dentro do contexto secular e de opressão e de profunda oposição por parte do “mundo” religioso de então, da forma como vemos hoje. O poder da graça de Deus no espírito da Igreja Corpo que florescia no mundo, certamente levantaria homens como Pedro, como Estevão,  como Paulo, e como todos os santos. Muitas igrejas hoje não conseguem visualizar a força explosiva da Igreja Corpo a partir, por exemplo, da vida de Estevão, o primeiro martir da igreja cristã. As forças espirituais cristãs já eclodindo em meio a conflitos e dilemas, causariam necessariamente o surgimento de homens como Estevão, que se opunham abertamente ao Sinédrio, como se o confronto fosse na verdade, de ordem política. Mas, Estevão, “um homem cheio da graça de Deus e de poder, que fazia grandes maravilhas e sinais miraculosos” ( Atos 6:8-9 ) certamente suscitaria a oposição por parte dos membros da Sinagoga dos Homens Livres ( como era conhecido o Sinédrio, além de Sinagoga de Satan ). “ No one knew how to stop the spread of the Nazarene movement.”- (Ninguém saberia como parar o crescimento do movimento do Nazareno).  ( Cf. “Church History in Plain Language”, chapter 2, page 13. By Bruce L. Shelley, USA. Zondervan, 95). O autor continua: “Stephen, however, was a special case. He dared to renounce the Law of Moses and attack the temple of God, openly and repeatedly. The angry men felt that Stephen had to be silenced. But how? All eyes were upon Stephen as he began his defense.”  ( Estevão, no entanto, era um caso especial. Ele se propôs a renunciar a lei de Moisés e atacar o templo de Deus, aberta e repetidamente. Os homens furiosos ( do Sinédrio ) sentiram que Estevão precisava ser silenciado. Mas como? ) O discusso explosivo de Estevão diante do Sinédrio, como descrito em Atos 7:1-53, representava, na verdade, o espírito da Igreja Corpo que nascia como modelo paradigmático na Igreja Cristã primitiva do primeiro século da Era Cristã, para as igrejas que posteriormente, com Paulo, haveriam de ser criadas e resistiriam às ameaças do século até aos dias atuais. Alguém pode negar que Estevão demonstrava minucioso e profundo conhecimento histórico e teológico do Antigo Testamento? E quanto à sua coragem e determinação em dar o testemunho cristão diante das forças religiosas de oposição e opressão à fé cristã de sua época?  Sobre esse discurso de Estevão nós vamos retirar muitos outros exemplos de conhecimento teológico, de fé, de reconhecimento histórico, de coragem, e além disso, parafraseando o texto de Bruce L. Shelley citado acima, Estevão afirma que “the Most High does not live in houses made by men. As the prophet says: ‘ Heaven is my throne, and the earth is my footstool. What kind of house you build for me? says the Lord”. E isso representa o que o autor se refere acima a respeito do ataque que Estevão faz ao templo de Deus. E Estevão continua em sua coragem e destemor, afirmando que a sinagoga dos homens livres estava, na verdade, resistindo ao Espírito Santo. Dentro desse espírito de destemor nascia a Igreja Corpo de Cristo nos primeiros anos do primeiro século da era cristã. Depois de seu testemunho, todos nós sabemos o que veio a ocorrer a Estevão. Paulo esteve presente ao apedrejamento de Estevão, aprovando tudo, e ao mesmo tempo continuando sua trajetoria politica de perseguição e destruição da Igreja. Leia Atos capítulo 8, verso 3  e nós veremos que tipo de homem o Espírito de Deus preparava e movia com o coração arrependido para o trabalho da Igreja Corpo florescente.  

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