APOLOGETICA.
Por que
precisamos estudá-la?
Nos
precisamos projetar a nossa fé para além dos limites da descrença. Isso me
parece uma redundancia irracional, mas é quase sempre com este tipo de
raciocinio que nós vamos confrontar os desafios da fé no mundo que nos
circunvaga. Projetar nossa fé significa leva-la até ás ultimas consequencias,
para que ela sobrepuje o “mundo” de idéias racionais em que o homem se meteu na
cultura pós-moderna em que vivemos hoje. Fé e razão, são as duas questões, os
dois conceitos mais antagonicos e mais fundamentais e controvertidos de nosso tempo. Não apenas a nível intelectual
e academico, mas ainda em niveis secularizados. Mas, não seria fé e
irracionalismo o que nos confronta o mundo hoje? Em parte isso parece fazer sentido.
Existe na verdade, um substrato cultural que mescla num amalgama paradoxal, a
visão ideologica entre dois conceitos aparentemente antagonicos de racionalismo
e de irracionalismo. Este confronto
antagonico parece ter surgido principalmente no eclodir do Novo Ateismo da
virada do seculo 21. Seu protagonista maior, Richard Dawkins, apregoa em seus
escritos que as religiões são perigosas naquilo em que se apresentam como
irracionais. E isto cria o confronto paradoxal de que falamos acima.
Enquanto que para ele, em sua visão ateistica, as religiões são essencialmente
irracionais, para nós Cristãos, o irracionalismo existe á medida que nos
associamos ao abandono do racionalismo Cristão. O amalgama cultural de
que falamos, é entendido a partir desse confronto, qual seja, entre o que os
ateus denominam irracional e o que concebemos a partir do Evangelho de Cristo,
em que Jesus se torna o logos , a
razão de Deus. Mas, raciocine
comigo. Quando em Marcos 9:24, Jesus se depara com um homem cujo filho esta
possesso de um demonio, que tenta destrui-lo, Jesus lhe responde: “Tudo é
possivel para aquele que cre”. Imediatamente o pai do menino diz a Jesus: “Eu
creio, mas ajude-me a sobrepujar a minha descrença”. Em outras palavras, o que
o homem pareceu dizer a Jesus é que “eu creio, mas ao mesmo tempo, tem algo
dentro de mim que me impede de crer”. Ou seja, eu creio mas não creio. Em seu
coração coexistia um dualismo, uma redundancia paradoxal. Ou em outras palavras,
ele quis dizer que dentro de si havia uma crença, e ao mesmo tempo uma
descrença que parecia cohabitar seu coração, coexistindo intimiamente em seu
coração. De outra forma, isso parece significar duvida. E as duvidas fazem sentido racionalmente. Nossa mente cria
a duvida, enquanto ela se projeta dentro e para fora da consciencia. Isso nos
permite dizer que a fé genuina e pura de
que lhe falou Jesus, é antagonizada por um conceito intimo, racional do coração
humano, que significa descrença, falta de fé. Eu creio, mas será que é possivel
que eu creia realmente? Parece dizer o homem. Certamente, tal situação não foi
mostrada por Jesus apenas aleatoriamente. Jesus não permitiria um sentido vazio
de uma mera ilustração. A fé precisa ultrapassar os limites da descrença,
porque uma fé limitada pela descrença não pode nunca avançar. Existe, no entanto, uma ansiedade no coração daquele homem que o fazia apelar para a exclusão entre fé e descrença, que o faria avançar no melhor sentido da dinamica da fé. Ambas não podem coexistir intimamente. O mesmo pode ser avaliado pela descrenca de Tome diante das chagas de Jesus ressucitado.
É a partir daí que nós começamos a vislumbrar a necessidade e importancia do que significa conhecer e estudar APOLOGETICA. Não é um bicho de sete cabeças,
nem um conceito herético e anti-cristão. Pelo contrário. Apologética é o ramo
da Teologia Cristã que se ocupa em dar
uma defesa, uma resposta racional á fé cristã. Em outras palavras, Apologetica
se preocupa em defender a fé cristã, respondendo convenientemente as duvidas
surscitadas pelos novos convertidos, pelos que se propoem a aceitar o Evangelho
de Jesus e tambem por aqueles que ainda tem duvidas. De quem? Do que? Pra que?
Com o intuito de que? De que forma? alguem me perguntaria. Boas perguntas, eu diria! Se voce se
perguntou se é importante ou necessario se defender a fé cristã, isso significa que voce está entendendo onde
queremos chegar. Ao mesmo tempo em que nós alimentamos nossa fé através do
OUVIR a Palavra de Deus, o mundo regeita a fé por se recusar a ouvir a Palavra
de Deus, e através de uma série de “argumentos ditos racionais” ele, o mundo,
se opõe á fé cristã, através da negação do próprio Deus, através da negação do
senhorio de Jesus Cristo, e através da regeição da Palavra de Deus,
comprometendo sua propria salvação, o que fatalmente o leva a uma postura
ateistica. A partir daí nós determinamos que todos nós precisamos estudar e
entender o que significa APOLOGETICA, para que ela de significado real ás nossa
respostas, e possa confrontar aos “argumentos racionais” sustentados pelo
mundo, refutando-os convenientemente á luz da Palavra de Deus.
Nós acreditamos que nesta dúvida primaria da mente e do coração humano, reside o eclodir, o nascimento da APOLOGETICA como ciencia dentro da fé cristã. Como assim? Nós vamos chegar lá. E esta questão da incredulidade, é algo que perdura desde tempos imemoriais, desde o tempo em que nós percebemos o surgimento da idade da razão( ou da plenitude dos tempos ). Se nós observarmos no Antigo Testamento, que tem Jesus como figura central, Deus fez uma série de alianças com o homem, na tentativa de lograr que o povo de Deus não se desviasse do foco de fé que lhe traria o Messias. Deus se ocupa em preparar um povo, e exige dele somente uma coisa: fidelidade. Em outras palavras, que ele tenha fé. E Deus, em sua infinita sabedoria, faz uma serie de manobras estratégicas, na tentativa de impedir que o homem se desviasse desse foco absoluto do plano divino, de dar ao mundo O SALVADOR, aceitando-o livremente através de um compromisso de fidelidade. Foi duro, mas Deus não se frustra jamais. Mas, o resíduo que sobressaiu na cultura humana como um todo, foi que o homem traiu, falhou, continuou pecando e descrendo, regeitando a fé que nos dá certeza de salvação, ao regeitar o próprio Cristo.
A palavra
Apologetica, vem de uma palavra Grega, “apologia”,
que significa “ dar uma razão, uma resposta e uma defesa”. Essencialmente, uma
“resposta”. O primeiro passo que vai nos mover a entender a necessidade de se estudar
Apologética, começa praticamente, no Novo Testamento. Com o Apostolo Pedro. Isso! Do espirito
controvertido, temperamental e inquieto de Pedro, vem esta necessidade, e foi
do Espirito Santo que isso lhe veio ao coração. O testemunho de fé,
apologético, da Igreja Cristã começa com Pedro, com um testemunho eclesiastico,
dentro e para fora da Igreja. No seu livro “ MERE APOLOGETICS: HOW TO HELP
SEEKERS AND SKEPTICS FIND FAITH”, Alister E. McGrath ( Baker Books, 2012, Grand
Rapids MI.) diz: “ Apologética então, encoraja
os Cristãos a desenvolver um “discipulado da mente”. Esta é uma tarefa da
mente humana centrada em Cristo, e não uma tareja de Cristo centrado em nós.
Jesus não precisa de Apologética, apesar de a ter usado. Mas, nós precisamos
dela em nossa jornada cristã, porque a nós foi ordenado o IDE da pregação do
Evangelho de Jesus.
Leia comigo em 1 Pe 3:15.
“ Mas em seus corações reverenciem a Cristo como Senhor. Sempre estejam
preparados a responder ( “pros apologuian” Cf. “The Greek New
Testament for Everyone”, Kindle Edition. 2013 ) a alguém que lhe perguntar a dar uma razão ( uma resposta logica, logon ) para a esperança que voces tem.” “ ESTAR PREPARADO A RESPONDER ...A DAR UMA
RAZAO...”quer dizer, ser conhecedor da Palavra de Deus, e dar uma resposta
racional, inteligente, do conhecimento adquirido da Palavra de Deus, a alguém
que precisa ouvir. Mas, devemos observar primeiro uma proposta profunda deste trecho de 1 Pe., qual seja: “REVERENCIAR A CRISTO
COMO SENHOR”. O respaldo maior da ciencia Apologetica, está centrado na pessoa
de Cristo, em reverenciá-lo. Neste trecho de 1 Pe observamos também outras
revelações importantes. “Aprendei de amim que sou manso e humilde de coração”
disse Jesus em Mt 11:29. Ainda em 1 Pe. 3:15b,
lemos: “ mas faça isso com gentileza e respeito “, disse como se
parafraseasse as palavras de Jesus. Nestes termos, nossa Apologetica dará
sempre uma resposta plena de amor, e nunca uma resposta praticada em termos
degradantes. ( Cf. N.I.V. Study Bible commentary on 1 Pe 3:15, Zondervan
page 1931.)
Paulo também fez apologética. Aliás,
Paulo é considerado o maior apologeta da Igreja Cristã primitiva, da Igreja em
seus primordios. E Jesus precisou de Paulo, para com ele confrontar o mundo
descrente, infiel, no confronto da fé Cristã com a anti-fé pagã, num campo que
para ele já se caracterizava como essencialmente secularizado e idolatra. E os
argumentos apologeticos de Paulo estão delineados em seus livros, em suas
epistolas, nos testemunhos dados em Atos ( escrito pelo Evangelista Lucas )e na
pregação do Evangelho de Cristo em Romanos, em Filipenses, em Gálatas, nas
epistolas aos Corintios, em Tito, e praticamente em todos os seus escritos. Mais
tarde ilustraremos os argumentos apologeticos de Paulo em seus escritos,
principalmente em Romanos. No entanto, todos os livros da Biblia suscitam
questões apologeticas, além de questões exegéticas ou hermeneuticas, como bem
sabemos.
Jesus também fez “Apologetica”
ao elevar o conceito mais dinamico e verdadeiro da fé, a limites mais
extremados, mais ultimados. Jesus também tinha fé, e Ele a manifestava no
testemunho do Pai, com milagres e curas, com o cumprimento das profecias que se
realizaram nele, com a predição de sua ressurreição, corrigindo falsas
interpretações das Escrituras, ensinando a verdade, sendo Ele próprio a
Verdade. Em Cristo a RESPOSTA mais convincente, mais racional, e inteligente,
foi o milagre, o testemunho do Pai, a sua ressurreição, o ensino da verdade. E
em nós Cristãos, além deste testemunho de Cristo, nós precisamos também do milagre,
do ensino da Palavra que corrija falsas interpretações, e além disso, preste
bem atenção, de muitas outras coisas! Precisamos
dar uma resposta de fé áqueles que buscam
por uma resposta de fé. Apologetica e fé são complementares. Neste nivel, nós
vamos ampliar um leque de interpretações que vise responder a um numero
ilimitado de questões que o mundo nos confronta no dia-a-dia.
Na História da Igreja Cristã nós
vamos observar tambem um numero quase infinito de questões apologéticas,
surgidas á medida em que a Igreja avançava não só historicamente, mas também em
suas próprias indagações concernentes á interpretação da Palavra, á definição
do Canon Biblico, á formulação de uma teologia sistemática que pudesse não
apenas ensinar mas ainda formular uma doutrina sólida relativamente á definição
de uma estrutura eclesisástica para a
Igreja ainda em formação, nos Concílios, nas disputas internas socio-politicas,
no confronto ideológico, nos desvios doutrinarios, e noutras questões.
Existem questões Apologéticas
sérias que vem á tona á medida que nos deparamos com o estudo sério e
aprofundado da Palavra de Deus. Para aquele que a estuda, tais questões fluem
naturalmente como fruto do arcabouço de idéias que produzem indagações intimas
a respeito desse estudo sério da Palavra de Deus.
Vamos listar, como exemplo,
questões de dimensão apologética, para servir de ilustração, com intuito de
introduzir o que esta por detraz disso que foi chamado de Ciencia Apologética.
Tais questões podem ir de mais simples ás mais complexas e polemicas. E existe
em todas estas questões uma abrangencia de temas e assuntos tão polemicos e
complexos, que muitas vezes, nós mesmos somos confrontados no dia-a-dia com uma
quase impossibilidade de respostas satisfatorias e convincentes.
Considere,
portanto, as seguintes questões abaixo, como fundamentais dentro do estudo da
Apologética:
1. É O
BATISMO NAS ÁGUAS NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO?
2. O
BATISMO DO ESPIRITO SANTO, TAMBÉM É NECESSÁRIO PARA QUE ALCANCEMOS A SALVAÇÃO?
3. PODEMOS PERDER
NOSSA SALVACAO POR ALGUM MOTIVO QUALQUER?
4. O
DIALOGO ENTRE CIENCIA E FÉ É IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR?
5. QUANDO
VIRA O ANTI-CRISTO?
6. OS
JUDEUS LIBERAIS, E ULTRA-LIBERAIS, SAO AINDA O POVO DE DEUS?
7. O FALAR
EM LINGUAS É UMA NECESSÁRIA MANIFESTAÇÃO DA SALVAÇÃO EM CRISTO?
8. A
CIRCUNCISÃO É NECESSÁRIA PARA O CRESCIMENTO DA FÉ CRISTÃ?
9. PODE
EXISTIR REALMENTE UMA VIDA SEM PECADO?
10. COMO
DEFINIR OS CONCEITOS DE CONSUBSTANCIAÇÃO E TRANSSUBSTANCIAÇÃO?
11. MARIA,
MAE DE JESUS, FOI REALMENTE ELEVADA AOS CEUS?
12. EXISTEM
DIVERGENCIAS PROFUNDAS ENTRE AS DIVERSAS TRADUÇÕES DA BIBLIA?
13. QUAL A
MAIS VERDADEIRA: A BIBLIA OU O CORÃO?
14. É O
ISLAM UMA RELIGIÃO OU UMA CIENCIA POLITICA?
15. O
BATISMO DE CRIANÇAS E DE ADULTOS: QUAL O VERDADEIRO?
16. O
MORMONISMO É UMA RELIGIÃO AUTENTICA OU UMA SEITA?
17. É
NECESSARIO QUE EXISTAM DIFERENTES DENOMINAÇÕES DENTRE AS IGREJAS EVANGELICAS?
18. POSSO
DUVIDAR ENQUANTO CREIO EM DEUS?
19. AS
MULHERES PODEM TER VOZ ATIVA DENTRO DA IGREJA CRISTÃ?
20. COMO
POSSO ENTENDER QUE O MUNDO JAZ NO
MALIGNO?
21. O
SECULARISMO DO MUNDO MODERNO É BOM OU MAL PARA A HUMANIDADE?
22. TEM O
HOMOSSEXUALISMO ALGUM RESPALDO BIBLICO.?
23. COMO
PODEMOS ENTENDER A DOUTRINA DA TRINDADE?
24. O
CELIBATO DOS PADRES CATOLICOS TEM SUPORTE BIBLICO?
25. O
ATEISMO ESTÁ DOMINANDO O MUNDO?
26. É
IMPORTANTE ESTAR-SE ATUALIZADO TECNOLOGICAMENTE?
27.
HOROSCOPO NOS DA ALGUMA CERTEZA DE FE?
28. É
IMPORTANTE O CONHECIMENTO DOS IDIOMAS ORIGINAIS DA BIBLIA, (Hebraico, Aramaico,
Grego) PARA ENTENDE-LA MELHOR?
29. O
ARREBATAMENTO DA IGREJA VAI REALMENTE ACONTECER?
30. QUAL É
O FUTURO DA IGREJA, ESCATOLOGICAMENTE FALANDO?
31. O DIABO
REALMENTE EXISTE?
32. É O
ESPIRITISMO UMA SEITA SATANICA OU NÃO?
33. COMO
EXPLICAR A VIOLENCIA NO MUNDO MODERNO?
34. O QUE
PENSAM OS FUNDAMENTALISTAS ISLAMICOS?
35. ASSIM
COMO O PAPA CATOLICO, NAO DEVERIAM TODOS OS EVANGELICOS TER SEU PROPRIO LIDER
ESPIRITUAL?
36. ECUMENISMO:
BOM OU RUIM PARA A IGREJA CRISTÃ?
37.PODEM OS
PASTORES E LIDERES ESPIRITUAIS EVANGELICOS SE ENVOLVER EM POLITICA?
38. QUAIS
SAO OS TEMAS BASICOS DA APOLOGETICA CRISTÃ?
39. O QUE A
BIBLIA E OS CRISTAOS PODEM DIZER SOBRE ABORTO E A PENA DE MORTE?
40.
CONTRARIAMENTE AO QUE A SOCIEDADE ACEITA, O QUE NOS CRISTAOS PENSAMOS SOBRE A
FORNICACAO?
41.
MATERIALISMO E ESPIRITUALIDADE SAO CONCEITOS ANTAGONICOS?
42. E
VERDADE QUE O CRISTIANISMO SE ENCONTRA DISSIMULADO ESSENCIALMENTE NO MUNDO
CAPITALISTA?
Etc. Etc.
Etc.
Como podemos observar, existe
uma serie de questões que são suscitadas pelo diálogo apologético, não somente
envolvendo a interpretação da Palavra em si, mas ainda questões que envolvem o
estudo sério e aprofundado de simples indagações corriqueiras. A Apologética
não se limita a restringir a resposta a
questões suscitadas apenas por emitir meras opiniões ou responder com simples
monossílabos do tipo “SIM” ou “NÃO” ás indagações que por sua própria natureza
e complexidade, exigem um apurado senso crítico e doutrinário. Além de outras
sérias questões que muitas vezes abrangem profundo conhecimento teologico e filosofico.
No diálogo do dia a dia entre nós cristãos e aqueles que buscam por respostas
siginificativas para o estabelecimento de sua fé, é importante que ignoremos
tais questões ou apenas devemos esperar sermos surpreendidos por elas, e depois
corrermos para nossos pastores para que eles se ocupem em responde-las?
Tenha
sempre em mente que o objetivo central da Apologetica é o de defender a fé
cristã contra as falácias de nossos inimigos. E elas estão em toda parte. Não
queremos radicalizar nossa pregação, nem minimizar os efeitos de nosso
testemunho, com um evangelismo ineficaz, mas significativo e operante.
O INSTITUTO APOLOGETICO VIDA
NOVA é uma proposta de estudo sério e abrangente nascido da necessidade que a
Igreja Batista Vida Nova tem, por iniciativa da Liderança Pastoral da Igreja,
em poder ensinar, esclarecer, instruir e em evangelizar aqueles que buscam uma
orientação ás suas indagações mais profundas, a fim de que em suas tragetórias
de fé, eles possam ser instruidos rumo a uma autentica resposta de fé na
salvação em Jesus Cristo. Se voce tem sugestoes, se voce quer participar
trazendo temas ao debate livre, manifeste seu interesse, para que possamos
crescer juntos.
JP. Eduardo
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