Wednesday, October 23, 2013

Introdução á Disciplina Apologetica.

APOLOGETICA.
Por que precisamos estudá-la?

Nos precisamos projetar a nossa fé para além dos limites da descrença. Isso me parece uma redundancia irracional, mas é quase sempre com este tipo de raciocinio que nós vamos confrontar os desafios da fé no mundo que nos circunvaga. Projetar nossa fé significa leva-la até ás ultimas consequencias, para que ela sobrepuje o “mundo” de idéias racionais em que o homem se meteu na cultura pós-moderna em que vivemos hoje. Fé e razão, são as duas questões, os dois conceitos mais antagonicos e mais fundamentais e controvertidos  de nosso tempo. Não apenas a nível intelectual e academico, mas ainda em niveis secularizados. Mas, não seria fé e irracionalismo o que nos confronta o mundo hoje? Em parte isso parece fazer sentido. Existe na verdade, um substrato cultural que mescla num amalgama paradoxal, a visão ideologica entre dois conceitos aparentemente antagonicos de racionalismo e de irracionalismo.  Este confronto antagonico parece ter surgido principalmente no eclodir do Novo Ateismo da virada do seculo 21. Seu protagonista maior, Richard Dawkins, apregoa em seus escritos que as religiões são perigosas naquilo em que se apresentam como irracionais. E isto cria o confronto paradoxal de que falamos acima. Enquanto que para ele, em sua visão ateistica, as religiões são essencialmente irracionais, para nós Cristãos, o irracionalismo existe á medida que nos associamos ao abandono do racionalismo Cristão. O amalgama cultural de que falamos, é entendido a partir desse confronto, qual seja, entre o que os ateus denominam irracional e o que concebemos a partir do Evangelho de Cristo, em que Jesus se torna o logos , a razão de Deus.  Mas, raciocine comigo. Quando em Marcos 9:24, Jesus se depara com um homem cujo filho esta possesso de um demonio, que tenta destrui-lo, Jesus lhe responde: “Tudo é possivel para aquele que cre”. Imediatamente o pai do menino diz a Jesus: “Eu creio, mas ajude-me a sobrepujar a minha descrença”. Em outras palavras, o que o homem pareceu dizer a Jesus é que “eu creio, mas ao mesmo tempo, tem algo dentro de mim que me impede de crer”. Ou seja, eu creio mas não creio. Em seu coração coexistia um dualismo, uma redundancia paradoxal. Ou em outras palavras, ele quis dizer que dentro de si havia uma crença, e ao mesmo tempo uma descrença que parecia cohabitar seu coração, coexistindo intimiamente em seu coração. De outra forma, isso parece significar duvida. E as duvidas fazem sentido racionalmente. Nossa mente cria a duvida, enquanto ela se projeta dentro e para fora da consciencia. Isso nos permite  dizer que a fé genuina e pura de que lhe falou Jesus, é antagonizada por um conceito intimo, racional do coração humano, que significa descrença, falta de fé. Eu creio, mas será que é possivel que eu creia realmente? Parece dizer o homem. Certamente, tal situação não foi mostrada por Jesus apenas aleatoriamente. Jesus não permitiria um sentido vazio de uma mera ilustração. A fé precisa ultrapassar os limites da descrença, porque uma fé limitada pela descrença não pode nunca avançar. Existe, no entanto, uma ansiedade no coração daquele homem que o fazia apelar para a exclusão entre fé e descrença, que o faria avançar no melhor sentido da dinamica da fé. Ambas não podem coexistir intimamente.   O mesmo pode ser avaliado pela descrenca de Tome diante das chagas de Jesus ressucitado.
                Nós acreditamos que nesta dúvida primaria da mente e do coração humano, reside o eclodir, o nascimento da APOLOGETICA como ciencia dentro da fé cristã. Como assim? Nós vamos chegar lá. E esta questão da incredulidade, é algo que perdura desde tempos imemoriais, desde o tempo em que nós percebemos o surgimento da idade da razão( ou da plenitude dos tempos ). Se nós observarmos no Antigo Testamento, que tem Jesus como figura central, Deus fez uma série de alianças com o homem, na tentativa de lograr que o povo de Deus não se desviasse do foco de fé que lhe traria o Messias. Deus se ocupa em preparar um povo, e exige dele somente uma coisa: fidelidade. Em outras palavras, que ele tenha fé. E Deus, em sua infinita sabedoria, faz uma serie de manobras estratégicas, na tentativa de impedir que o homem se desviasse desse foco absoluto do plano divino, de dar ao mundo O SALVADOR, aceitando-o livremente através de um compromisso de fidelidade. Foi duro, mas Deus não se frustra jamais. Mas, o resíduo que sobressaiu na cultura humana como um todo, foi que o homem traiu, falhou, continuou pecando e descrendo, regeitando a fé que nos dá certeza de salvação, ao regeitar o próprio Cristo.
                É a partir daí que nós começamos a vislumbrar a necessidade e importancia do que significa conhecer e estudar  APOLOGETICA. Não é um bicho de sete cabeças, nem um conceito herético e anti-cristão. Pelo contrário. Apologética é o ramo da  Teologia Cristã que se ocupa em dar uma defesa, uma resposta racional á fé cristã. Em outras palavras, Apologetica se preocupa em defender a fé cristã, respondendo convenientemente as duvidas surscitadas pelos novos convertidos, pelos que se propoem a aceitar o Evangelho de Jesus e tambem por aqueles que ainda tem duvidas. De quem? Do que? Pra que? Com o intuito de que? De que forma? alguem me perguntaria.  Boas perguntas, eu diria! Se voce se perguntou se é importante ou necessario se defender a fé cristã,  isso significa que voce está entendendo onde queremos chegar. Ao mesmo tempo em que nós alimentamos nossa fé através do OUVIR a Palavra de Deus, o mundo regeita a fé por se recusar a ouvir a Palavra de Deus, e através de uma série de “argumentos ditos racionais” ele, o mundo, se opõe á fé cristã, através da negação do próprio Deus, através da negação do senhorio de Jesus Cristo, e através da regeição da Palavra de Deus, comprometendo sua propria salvação, o que fatalmente o leva a uma postura ateistica. A partir daí nós determinamos que todos nós precisamos estudar e entender o que significa APOLOGETICA, para que ela de significado real ás nossa respostas, e possa confrontar aos “argumentos racionais” sustentados pelo mundo, refutando-os convenientemente á luz da Palavra de Deus.  
A palavra Apologetica, vem de uma palavra Grega, “apologia”, que significa “ dar uma razão, uma resposta e uma defesa”. Essencialmente, uma “resposta”. O primeiro passo que vai nos mover a entender a necessidade de se estudar Apologética, começa praticamente, no Novo Testamento.  Com o Apostolo Pedro. Isso! Do espirito controvertido, temperamental e inquieto de Pedro, vem esta necessidade, e foi do Espirito Santo que isso lhe veio ao coração. O testemunho de fé, apologético, da Igreja Cristã começa com Pedro, com um testemunho eclesiastico, dentro e para fora da Igreja. No seu livro “ MERE APOLOGETICS: HOW TO HELP SEEKERS AND SKEPTICS FIND FAITH”, Alister E. McGrath ( Baker Books, 2012, Grand Rapids MI.) diz:  “ Apologética então, encoraja os Cristãos a desenvolver um “discipulado da mente”. Esta é uma tarefa da mente humana centrada em Cristo, e não uma tareja de Cristo centrado em nós. Jesus não precisa de Apologética, apesar de a ter usado. Mas, nós precisamos dela em nossa jornada cristã, porque a nós foi ordenado o IDE da pregação do Evangelho de Jesus.
 Leia comigo em 1 Pe 3:15.
                “ Mas em seus corações reverenciem a Cristo como Senhor. Sempre estejam preparados a responder ( “pros apologuian” Cf. “The Greek New Testament for Everyone”, Kindle Edition. 2013 ) a alguém que lhe perguntar a dar uma razão ( uma resposta logica, logon ) para a esperança que voces tem.”  “ ESTAR PREPARADO A RESPONDER ...A DAR UMA RAZAO...”quer dizer, ser conhecedor da Palavra de Deus, e dar uma resposta racional, inteligente, do conhecimento adquirido da Palavra de Deus, a alguém que precisa ouvir. Mas, devemos observar primeiro uma proposta  profunda deste trecho  de 1 Pe., qual seja: “REVERENCIAR A CRISTO COMO SENHOR”. O respaldo maior da ciencia Apologetica, está centrado na pessoa de Cristo, em reverenciá-lo. Neste trecho de 1 Pe observamos também outras revelações importantes. “Aprendei de amim que sou manso e humilde de coração” disse Jesus em Mt 11:29. Ainda em 1 Pe. 3:15b,  lemos: “ mas faça isso com gentileza e respeito “, disse como se parafraseasse as palavras de Jesus. Nestes termos, nossa Apologetica dará sempre uma resposta plena de amor, e nunca uma resposta praticada em termos degradantes. ( Cf. N.I.V. Study Bible commentary on 1 Pe 3:15, Zondervan page 1931.)           
                Paulo também fez apologética. Aliás, Paulo é considerado o maior apologeta da Igreja Cristã primitiva, da Igreja em seus primordios. E Jesus precisou de Paulo, para com ele confrontar o mundo descrente, infiel, no confronto da fé Cristã com a anti-fé pagã, num campo que para ele já se caracterizava como essencialmente secularizado e idolatra. E os argumentos apologeticos de Paulo estão delineados em seus livros, em suas epistolas, nos testemunhos dados em Atos ( escrito pelo Evangelista Lucas )e na pregação do Evangelho de Cristo em Romanos, em Filipenses, em Gálatas, nas epistolas aos Corintios, em Tito, e praticamente em todos os seus escritos. Mais tarde ilustraremos os argumentos apologeticos de Paulo em seus escritos, principalmente em Romanos. No entanto, todos os livros da Biblia suscitam questões apologeticas, além de questões exegéticas ou hermeneuticas, como bem sabemos.
                Jesus também fez “Apologetica” ao elevar o conceito mais dinamico e verdadeiro da fé, a limites mais extremados, mais ultimados. Jesus também tinha fé, e Ele a manifestava no testemunho do Pai, com milagres e curas, com o cumprimento das profecias que se realizaram nele, com a predição de sua ressurreição, corrigindo falsas interpretações das Escrituras, ensinando a verdade, sendo Ele próprio a Verdade. Em Cristo a RESPOSTA mais convincente, mais racional, e inteligente, foi o milagre, o testemunho do Pai, a sua ressurreição, o ensino da verdade. E em nós Cristãos, além deste testemunho de Cristo, nós precisamos também do milagre, do ensino da Palavra que corrija falsas interpretações, e além disso, preste bem atenção, de muitas outras coisas! Precisamos dar uma resposta de fé áqueles que buscam por uma resposta de fé. Apologetica e fé são complementares. Neste nivel, nós vamos ampliar um leque de interpretações que vise responder a um numero ilimitado de questões que o mundo nos confronta no dia-a-dia.
                Na História da Igreja Cristã nós vamos observar tambem um numero quase infinito de questões apologéticas, surgidas á medida em que a Igreja avançava não só historicamente, mas também em suas próprias indagações concernentes á interpretação da Palavra, á definição do Canon Biblico, á formulação de uma teologia sistemática que pudesse não apenas ensinar mas ainda formular uma doutrina sólida relativamente á definição de uma estrutura  eclesisástica para a Igreja ainda em formação, nos Concílios, nas disputas internas socio-politicas, no confronto ideológico, nos desvios doutrinarios,  e noutras questões.
                Existem questões Apologéticas sérias que vem á tona á medida que nos deparamos com o estudo sério e aprofundado da Palavra de Deus. Para aquele que a estuda, tais questões fluem naturalmente como fruto do arcabouço de idéias que produzem indagações intimas a respeito desse estudo sério da Palavra de Deus.   
                Vamos listar, como exemplo, questões de dimensão apologética, para servir de ilustração, com intuito de introduzir o que esta por detraz disso que foi chamado de Ciencia Apologética. Tais questões podem ir de mais simples ás mais complexas e polemicas. E existe em todas estas questões uma abrangencia de temas e assuntos tão polemicos e complexos, que muitas vezes, nós mesmos somos confrontados no dia-a-dia com uma quase impossibilidade de respostas satisfatorias e convincentes.

Considere, portanto, as seguintes questões abaixo, como fundamentais dentro do estudo da Apologética:

1. É O BATISMO NAS ÁGUAS NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO?
2. O BATISMO DO ESPIRITO SANTO, TAMBÉM É NECESSÁRIO PARA QUE ALCANCEMOS A SALVAÇÃO?
3. PODEMOS PERDER NOSSA SALVACAO POR ALGUM MOTIVO QUALQUER?
4. O DIALOGO ENTRE CIENCIA E FÉ É IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR?
5. QUANDO VIRA O ANTI-CRISTO?
6. OS JUDEUS LIBERAIS, E ULTRA-LIBERAIS, SAO AINDA O POVO DE  DEUS?
7. O FALAR EM LINGUAS É UMA NECESSÁRIA MANIFESTAÇÃO  DA SALVAÇÃO EM CRISTO?
8. A CIRCUNCISÃO É NECESSÁRIA PARA O CRESCIMENTO DA FÉ CRISTÃ?
9. PODE EXISTIR REALMENTE UMA VIDA SEM PECADO?
10. COMO DEFINIR OS CONCEITOS DE CONSUBSTANCIAÇÃO E TRANSSUBSTANCIAÇÃO?
11. MARIA, MAE DE JESUS, FOI REALMENTE ELEVADA AOS CEUS?
12. EXISTEM DIVERGENCIAS PROFUNDAS ENTRE AS DIVERSAS TRADUÇÕES DA BIBLIA?
13. QUAL A MAIS VERDADEIRA: A BIBLIA OU O CORÃO?
14. É O ISLAM UMA RELIGIÃO OU UMA CIENCIA POLITICA?
15. O BATISMO DE CRIANÇAS E DE ADULTOS: QUAL O VERDADEIRO?
16. O MORMONISMO É UMA RELIGIÃO AUTENTICA OU UMA SEITA?
17. É NECESSARIO QUE EXISTAM DIFERENTES DENOMINAÇÕES DENTRE AS IGREJAS EVANGELICAS?
18. POSSO DUVIDAR ENQUANTO CREIO EM DEUS?
19. AS MULHERES PODEM TER VOZ ATIVA DENTRO DA IGREJA CRISTÃ?
20. COMO POSSO  ENTENDER QUE O MUNDO JAZ NO MALIGNO?
21. O SECULARISMO DO MUNDO MODERNO É BOM OU MAL PARA A HUMANIDADE?
22. TEM O HOMOSSEXUALISMO ALGUM RESPALDO BIBLICO.?
23. COMO PODEMOS ENTENDER A DOUTRINA DA TRINDADE?
24. O CELIBATO DOS PADRES CATOLICOS TEM SUPORTE BIBLICO?
25. O ATEISMO ESTÁ DOMINANDO O MUNDO?
26. É IMPORTANTE ESTAR-SE ATUALIZADO TECNOLOGICAMENTE?
27. HOROSCOPO NOS DA ALGUMA CERTEZA DE FE?
28. É IMPORTANTE O CONHECIMENTO DOS IDIOMAS ORIGINAIS DA BIBLIA, (Hebraico, Aramaico, Grego) PARA ENTENDE-LA MELHOR?
29. O ARREBATAMENTO DA IGREJA VAI REALMENTE ACONTECER?
30. QUAL É O FUTURO DA IGREJA, ESCATOLOGICAMENTE FALANDO?
31. O DIABO REALMENTE EXISTE?
32. É O ESPIRITISMO UMA SEITA SATANICA OU NÃO?
33. COMO EXPLICAR A VIOLENCIA NO MUNDO MODERNO?
34. O QUE PENSAM OS FUNDAMENTALISTAS ISLAMICOS?
35. ASSIM COMO O PAPA CATOLICO, NAO DEVERIAM TODOS OS EVANGELICOS TER SEU PROPRIO LIDER ESPIRITUAL?
36. ECUMENISMO: BOM OU RUIM PARA A IGREJA CRISTÃ?
37.PODEM OS PASTORES E LIDERES ESPIRITUAIS EVANGELICOS SE ENVOLVER EM POLITICA?
38. QUAIS SAO OS TEMAS BASICOS DA APOLOGETICA CRISTÃ?
39. O QUE A BIBLIA E OS CRISTAOS PODEM DIZER SOBRE ABORTO E A PENA DE MORTE?
40. CONTRARIAMENTE AO QUE A SOCIEDADE ACEITA, O QUE NOS CRISTAOS PENSAMOS SOBRE A FORNICACAO?
41. MATERIALISMO E ESPIRITUALIDADE SAO CONCEITOS ANTAGONICOS?
42. E VERDADE QUE O CRISTIANISMO SE ENCONTRA DISSIMULADO ESSENCIALMENTE NO MUNDO CAPITALISTA?

Etc. Etc. Etc.

                Como podemos observar, existe uma serie de questões que são suscitadas pelo diálogo apologético, não somente envolvendo a interpretação da Palavra em si, mas ainda questões que envolvem o estudo sério e aprofundado de simples indagações corriqueiras. A Apologética não se limita a restringir a resposta  a questões suscitadas apenas por emitir meras opiniões ou responder com simples monossílabos do tipo “SIM” ou “NÃO” ás indagações que por sua própria natureza e complexidade, exigem um apurado senso crítico e doutrinário. Além de outras sérias questões que muitas vezes abrangem profundo conhecimento teologico e filosofico. No diálogo do dia a dia entre nós cristãos e aqueles que buscam por respostas siginificativas para o estabelecimento de sua fé, é importante que ignoremos tais questões ou apenas devemos esperar sermos surpreendidos por elas, e depois corrermos para nossos pastores para que eles se ocupem em responde-las?
Tenha sempre em mente que o objetivo central da Apologetica é o de defender a fé cristã contra as falácias de nossos inimigos. E elas estão em toda parte. Não queremos radicalizar nossa pregação, nem minimizar os efeitos de nosso testemunho, com um evangelismo ineficaz, mas significativo e operante.

                O INSTITUTO APOLOGETICO VIDA NOVA é uma proposta de estudo sério e abrangente nascido da necessidade que a Igreja Batista Vida Nova tem, por iniciativa da Liderança Pastoral da Igreja, em poder ensinar, esclarecer, instruir e em evangelizar aqueles que buscam uma orientação ás suas indagações mais profundas, a fim de que em suas tragetórias de fé, eles possam ser instruidos rumo a uma autentica resposta de fé na salvação em Jesus Cristo. Se voce tem sugestoes, se voce quer participar trazendo temas ao debate livre, manifeste seu interesse, para que possamos crescer juntos.

JP. Eduardo



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