IGREJAS
EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 12
Sua
Diversidade eclesiológica e doutrinária.
Certamente Jesus Cristo pensou na perpetuação da fé
através do propósito educacional. E Paulo de Tarso foi o primeiro teólogo da
Igreja Primitiva a quem foi delegado o ensino da doutrina cristã através do
ensino teológico. E este é um dos dilemas enfrentados pela grande maioria das
igrejas evangélicas brasileiras atualmente nos Estados Unidos: o ensino da
Doutrina Cristã através do ensino da Teologia. Na verdade existe uma espécie de
impacto na dimensão eclesiástica de certas igrejas quando se trata de construir
uma estrutura educacional teológica. E o que ocorre muitas vêzes é que a grande
maioria dos pastores se sente incapaz de estruturar um curso teológico em bases
Bíblicas, em função de sua carência na sua própria formação teológica, chegando
até mesmo a se utilizar de cursos teológicos advindos de outras igrejas, de
diferentes denominações, para suprir a carência deles. Ocorre também que tais
pastores negam a importância do estudo da Teologia e radicalizam sobre qualquer
iniciativa que venha a produzir efeitos imediatos, ou a longo prazo e
consistentes na direção de um curso que possa ter resultados efetivos. As
críticas normalmente chegam até mesmo a se tornar ofensivas com relação ao
ensino e estudo sistemático da teologia, de tal forma que se torna comum ouvir
expressões do tipo “ninguém precisa de Teologia pra ser salvo”, ou “ a Teologia
não leva ninguém pro céu”, ou ainda, de modo mais radical, ofensivo,
anti-bíblico e pesado, admitem que “ A Teologia é merda”. Além disso o criticismo de certas igrejas
chega até mesmo a níveis alarmantes em direção às instituições de ensino da
Teologia, ao ponto de negar a organização sistemática de um seminário teológico
a nível eclesiástico, por conta da fragilidade e desconfiança nessa
possibilidade. Em linhas gerais tais pastores chegam a desconhecer as
prerrogativas propostas por Jesus Cristo na escolha de Paulo de Tarso para o
ensino e expansão da Igreja em seu trabalho missionário e criam por isso, um
bloqueio para o conhecimento, instrução e formação teológica da Igreja Corpo. E
tal bloqueio inclue críticas pesadas, insistentes e discriminatórias contra um
certo número de instituições de ensino teológico, que as tornam incapazes de atuar na
formação de pastores no ministério urbano, ou de teólogos encumbidos do ensino
da Teologia em suas Igrejas. Existe, na verdade, uma tentativa por parte da
liderança de certas igrejas em “proteger” os membros de suas igrejas, como se as
intituições do ensino teológico, os seminários, em sua maioria fossem corromper
a igreja ou dispersar os “seus rebanhos”. Tais dispositivos são determinados
pelas vidas ocultas internas a cada igreja evangélica, que muitas vêzes veem à
tona em situações críticas. Mas tal iniciativa, quase sempre, é direcionada
pelos próprios pastores que temem desnecessariamente pela “interferência
nefasta” dos seminários na educação teológica de seus membros, como se os seminários cristãos
teológicos fossem, em sua maioria, realmente nocivos à educação teológica da
Igreja Corpo. E nisso eles admitem negar o que Jesus Cristo fez ao escolher o
Apóstolo Paulo para instruir, educar teologicamente e liderar a Igreja em suas
propostas missionárias. Algumas Igrejas ainda insistem que somente o Espírito
Santo pode instruir, conduzir e educar o rebanho na direção de sua formação e
aprendizado da Teologia. No entanto, bem sabemos, através da Palavra de Deus,
que o Espírito Santo NUNCA negou a existência dos Teólogos, nunca os baniu da
Igreja, e nem mesmo os Teólogos se declararam auto-suficientes para NEGAR a
existência do Espírito Santo dentro da Igreja. Na origem da formação da Igreja Primitiva, o
Espírito Santo foi, sem sombra de dúvidas, seu orientador, seu guia espiritual,
seu instrutor e Cabeça do Corpo de Cristo. O próprio fato de algumas igrejas
negarem que a escolha de Paulo de Tarso por Jesus Cristo representou uma nova
dimensão no direcionamento eclesiológico da Igreja Corpo, permite-nos concluir
que tais igrejas vivem seus dilemas heréticos ocultamente, o que nos possibilita concluir que o rebanho
pode estar sofrendo por desconher a verdade da Palavra de Deus no que se refere
à própria origem histórica da Igreja Primitiva.
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