Thursday, June 4, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 12
Sua Diversidade eclesiológica e doutrinária.


Certamente Jesus Cristo pensou na perpetuação da fé através do propósito educacional. E Paulo de Tarso foi o primeiro teólogo da Igreja Primitiva a quem foi delegado o ensino da doutrina cristã através do ensino teológico. E este é um dos dilemas enfrentados pela grande maioria das igrejas evangélicas brasileiras atualmente nos Estados Unidos: o ensino da Doutrina Cristã através do ensino da Teologia. Na verdade existe uma espécie de impacto na dimensão eclesiástica de certas igrejas quando se trata de construir uma estrutura educacional teológica. E o que ocorre muitas vêzes é que a grande maioria dos pastores se sente incapaz de estruturar um curso teológico em bases Bíblicas, em função de sua carência na sua própria formação teológica, chegando até mesmo a se utilizar de cursos teológicos advindos de outras igrejas, de diferentes denominações, para suprir a carência deles. Ocorre também que tais pastores negam a importância do estudo da Teologia e radicalizam sobre qualquer iniciativa que venha a produzir efeitos imediatos, ou a longo prazo e consistentes na direção de um curso que possa ter resultados efetivos. As críticas normalmente chegam até mesmo a se tornar ofensivas com relação ao ensino e estudo sistemático da teologia, de tal forma que se torna comum ouvir expressões do tipo “ninguém precisa de Teologia pra ser salvo”, ou “ a Teologia não leva ninguém pro céu”, ou ainda, de modo mais radical, ofensivo, anti-bíblico e pesado, admitem que “ A Teologia é merda”.  Além disso o criticismo de certas igrejas chega até mesmo a níveis alarmantes em direção às instituições de ensino da Teologia, ao ponto de negar a organização sistemática de um seminário teológico a nível eclesiástico, por conta da fragilidade e desconfiança nessa possibilidade. Em linhas gerais tais pastores chegam a desconhecer as prerrogativas propostas por Jesus Cristo na escolha de Paulo de Tarso para o ensino e expansão da Igreja em seu trabalho missionário e criam por isso, um bloqueio para o conhecimento, instrução e formação teológica da Igreja Corpo. E tal bloqueio inclue críticas pesadas, insistentes e discriminatórias contra um certo número de instituições de ensino teológico, que as tornam incapazes de atuar na formação de pastores no ministério urbano, ou de teólogos encumbidos do ensino da Teologia em suas Igrejas. Existe, na verdade, uma tentativa por parte da liderança de certas igrejas em “proteger” os membros de suas igrejas, como se as intituições do ensino teológico, os seminários, em sua maioria fossem corromper a igreja ou dispersar os “seus rebanhos”. Tais dispositivos são determinados pelas vidas ocultas internas a cada igreja evangélica, que muitas vêzes veem à tona em situações críticas. Mas tal iniciativa, quase sempre, é direcionada pelos próprios pastores que temem desnecessariamente pela “interferência nefasta” dos seminários na educação teológica de seus  membros, como se os seminários cristãos teológicos fossem, em sua maioria, realmente nocivos à educação teológica da Igreja Corpo. E nisso eles admitem negar o que Jesus Cristo fez ao escolher o Apóstolo Paulo para instruir, educar teologicamente e liderar a Igreja em suas propostas missionárias. Algumas Igrejas ainda insistem que somente o Espírito Santo pode instruir, conduzir e educar o rebanho na direção de sua formação e aprendizado da Teologia. No entanto, bem sabemos, através da Palavra de Deus, que o Espírito Santo NUNCA negou a existência dos Teólogos, nunca os baniu da Igreja, e nem mesmo os Teólogos se declararam auto-suficientes para NEGAR a existência do Espírito Santo dentro da Igreja.  Na origem da formação da Igreja Primitiva, o Espírito Santo foi, sem sombra de dúvidas, seu orientador, seu guia espiritual, seu instrutor e Cabeça do Corpo de Cristo. O próprio fato de algumas igrejas negarem que a escolha de Paulo de Tarso por Jesus Cristo representou uma nova dimensão no direcionamento eclesiológico da Igreja Corpo, permite-nos concluir que tais igrejas vivem seus dilemas heréticos ocultamente, o  que nos possibilita concluir que o rebanho pode estar sofrendo por desconher a verdade da Palavra de Deus no que se refere à própria origem histórica da Igreja Primitiva. 
        
  


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