Monday, June 15, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 17
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.

Em Atos 1:8 Jesus nos revela 3 grandes segredos concernentes à Igreja corpo ( ekklesia ) formada a partir de Pentecostes. São eles: PODER, ESPÍRITO SANTO e TESTEMUNHA. Para melhor entendermos o que ele quer nos dizer nessa referência, faremos uma análise exegética de tais termos, baseado nas versões originais de que disposmos e nos lexicons que temos disponíveis no momento.  ( Friberg Greek Lexicon, VGNT Greek Dictionary, Gringrich Greek Lexicon, e as versões em que encontraremos o termo original em grego: BGT., BYZ., M-01A e M-03A onde não existem variações na semantica das palavras). Seu significado tem a ver com fortaleza, força, potestade angelical, poder, habilidade, capacidade, força no sentido militar, poder como a de um ser divino, milagre, ato ou ação de poder, e dinamite (devido à pronuncia do grego como dinamis ), ou referindo-se a dínamo, central geradora de poder. Na verdade, podemos atribuir à palavra “poder” no NT., dois sentidos básicos: 1) dado por Jesus que não usou o termo δύναμιν (Act 1:8 BGT) com limitações, mas deu sentido absoluto à palavra e  2) o sentido dado pelo homem, que tem conotações político-culturais referidas ao contexto de cada linguagem. Isso nos permite concluir que as palavras PODER, POWER e DÍNAMIS ( no grego do NT. δύναμιν ) tem conotações e sentidos diferentes quando Deus se refere à palavra manifestando o conteúdo atribuído a Deus, ao pronunciá-la. E quando o homem fala a mesma palavra também ao pronunciá-la. Jesus certamente se referiu ao sentido absoluto ( ou universal ) da palavra “poder” como manifestação de um atributo divino, ou seja, Deus tem poder, o Espírito Santo tem poder, e esse é o poder de que fala Jesus aplicado aos seres humanos, quando ele diz em Atos 1:8 “E recebereis poder quando o Espírito Santo vier sobre vocês” . E Pedro  se apossou desse mesmo poder ao operar milagres em Jerusalem. Certamente entendemos que na Bíblia Sagrada autoridade e poder são conceitos diferentes, ao referir-se a Deus (Mat 28:18 BYZ- ἐξουσία - autoridade) e poder, ao se referir aos humanos (poder δύναμιν Act 1:8 BGT). No entanto, o conceito de autoridade engloba o conceito de poder em seu sentido. E no sentido bíblico “autoridade” quer dizer também ter poderes cósmicos acima e além da esfera humana mas também relacionado ao homem, ( cf. Josué 10: 12-13 ) porque existe no texto do NT o sentido de poder e autoridade exercido por governantes, domínio e jurisdição. No entanto, como observamos, os termos são manifestos através de diferentes palavras, como podemos ver acima. Mas, nas escrituras percebemos que Jesus ao se referir ao Pai no mesmo verso de Atos 1:7, ele usa do termo “autoridade”( ἐξουσία conforme tambem Mat 28:18 BYZ). Em Atos 1:7 está claro que algumas traduções trazem o termo “autoridade” ( a versão NIV em Ingles traz o termo “autoridade”) assim como as versões em grego (Atos 1:7-8) também trazem os termos diferenciados, autoridade e poder. A questão mais controvertida agora, é saber se nossas igrejas que se chamam pelo nome de Corpo de Cristo, e se apregoam o direito de se declararem A Noiva do Cordeiro, operam de acordo com o Poder que lhes foi atribuído pelo Espírito Santo. Ou se elas se transformaram com o tempo, em meras instituições religiosas sem que se manifeste nelas o poder do Espírito Santo da forma como Deus Pai concedeu à Igreja Primitiva no dia de Pentecostes. Essas são as divergências reais que certamente existem desde o princípio quando o Espírito Santo desceu sobre aqueles reunidos em Jerusalém. Na verdade, eles eram e são, como nós, a mesma Igreja fundada por Jesus Cristo, que deve ser entendida no seu sentido paradigmatico mais original. Ou isso não faz mais sentido nos dias atuais? 
A palavra-chave seguinte dita por Jesus em Atos 1:8 é "Espírito Santo". E também dela faremos um estudo exegético de seu sentido mais profundo.

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