IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS
UNIDOS DA AMÉRICA – 17
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.
Em Atos 1:8
Jesus nos revela 3 grandes segredos concernentes à Igreja corpo ( ekklesia )
formada a partir de Pentecostes. São eles: PODER, ESPÍRITO SANTO e TESTEMUNHA.
Para melhor entendermos o que ele quer nos dizer nessa referência, faremos uma
análise exegética de tais termos, baseado nas versões originais de que
disposmos e nos lexicons que temos disponíveis no momento. ( Friberg Greek Lexicon, VGNT Greek
Dictionary, Gringrich Greek Lexicon, e as versões em que encontraremos o termo
original em grego: BGT., BYZ., M-01A e M-03A onde não existem variações na
semantica das palavras). Seu significado tem a ver com fortaleza, força,
potestade angelical, poder, habilidade, capacidade, força no sentido militar, poder
como a de um ser divino, milagre, ato ou ação de poder, e dinamite (devido à
pronuncia do grego como dinamis ), ou referindo-se a dínamo, central geradora
de poder. Na verdade, podemos atribuir à palavra “poder” no NT., dois sentidos
básicos: 1) dado por Jesus que não usou o termo δύναμιν (Act 1:8 BGT) com
limitações, mas deu sentido absoluto à palavra e 2) o sentido dado pelo homem, que tem
conotações político-culturais referidas ao contexto de cada linguagem. Isso nos
permite concluir que as
palavras PODER, POWER e DÍNAMIS ( no grego do NT. δύναμιν ) tem conotações
e sentidos diferentes quando Deus se refere à palavra manifestando o conteúdo
atribuído a Deus, ao pronunciá-la. E quando o homem fala a mesma palavra também
ao pronunciá-la. Jesus certamente se referiu ao sentido absoluto ( ou universal
) da palavra “poder” como manifestação de um atributo divino, ou seja, Deus tem
poder, o Espírito Santo tem poder, e esse é o poder de que fala Jesus aplicado
aos seres humanos, quando ele diz em Atos 1:8 “E recebereis poder quando o
Espírito Santo vier sobre vocês” . E Pedro se apossou desse mesmo poder ao operar
milagres em Jerusalem. Certamente entendemos que na Bíblia Sagrada autoridade
e poder são conceitos diferentes, ao referir-se a Deus (Mat 28:18 BYZ- ἐξουσία - autoridade) e poder, ao se referir aos humanos (poder δύναμιν Act 1:8 BGT). No entanto, o conceito de autoridade
engloba o conceito de poder em seu sentido. E no sentido bíblico “autoridade”
quer dizer também ter poderes cósmicos acima e além da esfera humana mas também
relacionado ao homem, ( cf. Josué 10: 12-13 ) porque existe no texto do NT o sentido de poder e
autoridade exercido por governantes, domínio e jurisdição. No entanto, como
observamos, os termos são manifestos através de diferentes palavras, como
podemos ver acima. Mas, nas escrituras percebemos que Jesus ao se referir ao Pai
no mesmo verso de Atos 1:7, ele usa do termo “autoridade”( ἐξουσία conforme tambem Mat
28:18 BYZ). Em Atos 1:7 está claro que algumas traduções trazem o termo “autoridade”
( a versão NIV em Ingles traz o termo “autoridade”) assim como as versões em
grego (Atos 1:7-8) também trazem os termos diferenciados, autoridade e poder. A
questão mais controvertida agora, é saber se nossas igrejas que se chamam pelo
nome de Corpo de Cristo, e se apregoam o direito de se declararem A Noiva do Cordeiro,
operam de acordo com o Poder que lhes foi atribuído pelo Espírito Santo. Ou se
elas se transformaram com o tempo, em meras instituições religiosas sem que se
manifeste nelas o poder do Espírito Santo da forma como Deus Pai concedeu à Igreja
Primitiva no dia de Pentecostes. Essas são as divergências reais que certamente
existem desde o princípio quando o Espírito Santo desceu sobre aqueles reunidos
em Jerusalém. Na verdade, eles eram e são, como nós, a mesma Igreja fundada por
Jesus Cristo, que deve ser entendida no seu sentido paradigmatico mais original. Ou isso não faz mais sentido nos dias atuais?
A palavra-chave seguinte dita por Jesus em Atos 1:8 é "Espírito Santo". E também dela faremos um
estudo exegético de seu sentido mais profundo.
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