Thursday, June 11, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 15

Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.



Antes mesmo de nos adentrarmos numa análise exegética dos termos (palavras-chave) ditos por Jesus Cristo em Atos 1:8, que na verdade foram as últimas palavras proferidas pelo Mestre diretamente à Igreja Corpo em formação, antes de sua ascensão, devemos reconhecer que tais palavras revelam à Igreja Corpo segredos que seguiriam àqueles que foram chamados para fazer parte espiritual de seu próprio corpo, a Igreja, formando sua presença no mundo dentro da própria Igreja Corpo que se chama pelo seu nome. Através dessas 3 palavras nós vamos entender o poder e a influência da Palavra de Deus ditas por Jesus Cristo, e a ação do Espírito Santo sobre o crescimento exponencial da Igreja, que passou de 3 mil no Pentecostes, para em torno de 5 mil homens em apenas alguns dias, conforme relato de Atos, fato que ocorreu antes e logo após à prisão de Pedro e João por ordem do Sinédrio. No entanto, a evidência maior apontando na direção do crescimento da Igreja Corpo e dos milagres operados por Pedro, certamente ocorreram por obra e graça do Espírito de Jesus Cristo que opera maravilhas na vida dos que nele creem e cega o entendimento àqueles que nele não creem. É evidente que não se trata aqui considerarmos “crescimento de igreja” como a matéria de maior importância dentro do contexto desse estudo. Mas,  devemos observar que a ação conjunta entre Jesus Cristo, o Espírito Santo e o poder que emana DELES e somente DELES é a única força que atua como dínamo e que opera não somente o crescimento da Igreja Corpo, mais o acréscimo exponencial daqueles que seriam e serão salvos por obra do Espírito Santo somente. E não por obra do Pentecostalismo ou da zelopatia, ou da paranóia de liderança, ou da polidez eclesiástica das igrejas que se tornaram negócios institucionalizados, lucrativos e secularizados. Em toda essa controvérsia relativa aos diferentes estágios  em que a Igreja Corpo passa a se envolver a partir da morte e ressurreição de Jesus Cristo, seguida pelo Pentecostes, o discursso e morte de Estevão, o discursso e milagres operados por Pedro, seguidos pelo crescimento exponencial da Igreja, de 3 para quase 5 mil membros , e o trabalho missionário de Paulo, importa-nos questionar um fato que normalmente passa desapercebido pela grande maioria das Igrejas brasileiras nos Estados Unidos. Estão tais igrejas inseridas dentro do contexto espiritual da forma como a Igreja paradigmática, dita primitiva, sempre esteve, ou  deixamos nos envolver por uma série de variáveis que se tornaram influentes e secularizadas? A questão de maior relevância certamente se encontra revelada não somente nas páginas inspiradas do livro de Atos dos Apóstolos, mas em toda a Palavra de Deus, mas notadamente nas páginas reveladoras dos livros do Novo Testamento, que nos dão um relato mais apurado acerca da fundação da Igreja Cristã antes, durante e após a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nós cremos, no entanto, que os Livros do Novo Testamento não tem sido estudados profundamente, analisados e meditados teologicamente em tais igrejas, para que o Espírito Santo nos revele segredos ainda não de todo desvendados. É importante observarmos que em Atos 4:13, os membros do Sinédrio zombaram de Pedro (e João) aos chamá-los de iletrados e homens ordinários ao se admirarem de sua fluência discurssiva e na operação de milagres. Mas, não se reportaram ao fato de que os discípulos de Jesus Cristo estiveram com o Mestre dos Mestres aprendendo com Ele durante 3 anos em seu convívio diário e que Jesus Cristo certamente soube instruí-los e educá-los convenientemente da forma como nenhum homem na terra soube jamais instruir e educar.

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...