IGREJAS
EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 5
Sua
diversidade eclesiológica e doutrinária.
Algumas igrejas brasileiras se referem ao “conceito
de igreja” ou de congregação como “família” mas, tais conceitos que definem a
Igreja ou as congregações cristãs como famílias, fogem à narrativa do discursso
bíblico. Em outras palavras, o conceito de “família” aplicado ao entendimento do
que vem a ser IGREJA não é bíblico, pois não se refere à dinâmica do “corpo” de
que fala Paulo em suas epístolas. E a idéia de corpo dá ênfase às partes de um
todo, e não ao todo sobre as partes. (Aliás, o
conceito teológico católico-romano dá muito mais enfase e importancia à igreja
católica, em função da hierarquia papal da igreja, sobre o corpo, de tal forma
que a Igreja como entendida pela teologia católica coloca-a numa posição de
maior importância até mesmo a nível absoluto, em relação, à irmandade de
católicos que a compõe. Sobre isso ainda falaremos). O
conceito de família, por mais racional e emocional que nos possa parecer, não
encontra respaldo bíblico aplicado ao conceito de IGREJA, mas tem um componente
primário de dinâmica emocional. (ver “The Hidden Lives of Congregations – Understanding the
Congregation”, on page 9). O apóstolo Paulo se refere mais
especificamente ao tema IGREJA como corpo espiritual de Jesus Cristo. O
conceito de “família” como aparece mais
citado nos livros do Antigo Testamento, do que em relação aos livros do Novo
Testamento, sempre se refere às famílias de determinados personagens bíblicos (como
as famílias reais, a toda as famílias da Terra, à família de José, e em muitas
outras referências, por exemplo). E no Novo Testamento o termo FAMILIA também
se refere a um termo específico relacionado, por exemplo, à família de Jesus (seus
irmãos e sua mãe carnal), à família do Sumo Sacerdote (em Atos) ou à família de
José, também em Atos dos Apóstolos. Ou referido à família de Aristobulus ainda
em Romanos 16:10, à família de Narciso,
também em Romanos 16:11, ou em Efésios 3:14 para citarmos alguns
exemplos. Mas Paulo não se refere em nenhuma de suas epístolas à Igreja ou às
congregações cristãs edificadas por ele, como “famílias cristãs” ou famílias de
Paulo, ou a qualquer outro termo que identifique IGREJA com a ideia de família.
Na verdade, o conceito de família como o entendemos atualmente se corrompeu intrinsecamente.
Mas o conceito de CORPO DE CRISTO aplicado à Igreja de Jesus, não se corrompeu
com o tempo. Existe uma vaga ideia de Igreja definida como família em algumas
interpretações teológicas referentes a textos bíblicos ou em comentários
bíblicos, mas não dentro do conteúdo bíblico. Mas, a ideia de CORPO também
amplamente citada nos livros do Novo Testamento, supera em inúmeras referências
no NT., ao conceito de família. E o entendimento que nos é transmitido nos livros
do NT., nos permite entender que o conceito de CORPO aplicado à igreja é muito
mais amplo e definitivo nos evangelhos, entendido em diversas conotações
bíblicas diferentes, do que apenas como aplicado ao conceito de família, em
relação à Igreja. Paulo de Tarso, como o doutrinador teológico da Igreja cristã no primeiro século, introduz o conceito teológico de CORPO aplicado à Igreja de Cristo em formação,
de forma inteligível e teológica esclarecendo-nos acerca de tal definição. No
entanto, as Igrejas Evangélicas brasileiras aqui nos Estados Unidos ou não, não
pecam por definir tais igrejas como “Famílias de Deus”, ou como “Somos a Família
de Jesus aqui na Terra”, e tampouco pecam por enfatizar a importância das familias dentro das
igrejas compondo o Corpo de Cristo, mas dão enfase a conceitos NÃO Bíblicos,
cuja evidência está claramente declarada nas Epístolas Paulinas. E TAIS
EPÍSTOLAS, SÃO, sem dúvidas, a Palavra de Deus em sua totalidade. Paulo é
específico quando se refere à dinâmica do Corpo de Cristo em Romanos 7:4 e
testifica acerca da verdade do Corpo em Romanos 12, ao afirmar que “como em um
Corpo nós temos muito membros, e os membros não têm todos a mesma função”, nós
entendemos que ele, na verdade, e de acordo com a inspiração que lhe é dada pelo
Espírito, enfatiza a importância de cada membro do Corpo como única, na direção
da identidade e unidade do Corpo em Cristo. A questão mais séria é saber se a verdade da Palavra de Deus nos importa enquanto verdade, e nos concede liberdade quando a conhecemos.
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