Saturday, May 16, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 5
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.

Algumas igrejas brasileiras se referem ao “conceito de igreja” ou de congregação como “família” mas, tais conceitos que definem a Igreja ou as congregações cristãs como famílias, fogem à narrativa do discursso bíblico. Em outras palavras, o conceito de “família” aplicado ao entendimento do que vem a ser IGREJA não é bíblico, pois não se refere à dinâmica do “corpo” de que fala Paulo em suas epístolas. E a idéia de corpo dá ênfase às partes de um todo, e não ao todo sobre as partes. (Aliás, o conceito teológico católico-romano dá muito mais enfase e importancia à igreja católica, em função da hierarquia papal da igreja, sobre o corpo, de tal forma que a Igreja como entendida pela teologia católica coloca-a numa posição de maior importância até mesmo a nível absoluto, em relação, à irmandade de católicos que a compõe. Sobre isso ainda falaremos). O conceito de família, por mais racional e emocional que nos possa parecer, não encontra respaldo bíblico aplicado ao conceito de IGREJA, mas tem um componente primário de dinâmica emocional. (ver “The Hidden Lives of Congregations – Understanding the Congregation”, on page 9). O apóstolo Paulo se refere mais especificamente ao tema IGREJA como corpo espiritual de Jesus Cristo. O conceito de “família”  como aparece mais citado nos livros do Antigo Testamento, do que em relação aos livros do Novo Testamento, sempre se refere às famílias de determinados personagens bíblicos (como as famílias reais, a toda as famílias da Terra, à família de José, e em muitas outras referências, por exemplo). E no Novo Testamento o termo FAMILIA também se refere a um termo específico relacionado, por exemplo, à família de Jesus (seus irmãos e sua mãe carnal), à família do Sumo Sacerdote (em Atos) ou à família de José, também em Atos dos Apóstolos. Ou referido à família de Aristobulus ainda em Romanos 16:10, à família de Narciso,  também em Romanos 16:11, ou em Efésios 3:14 para citarmos alguns exemplos. Mas Paulo não se refere em nenhuma de suas epístolas à Igreja ou às congregações cristãs edificadas por ele, como “famílias cristãs” ou famílias de Paulo, ou a qualquer outro termo que identifique IGREJA com a ideia de família. Na verdade, o conceito de família como o entendemos atualmente se corrompeu intrinsecamente. Mas o conceito de CORPO DE CRISTO aplicado à Igreja de Jesus, não se corrompeu com o tempo. Existe uma vaga ideia de Igreja definida como família em algumas interpretações teológicas referentes a textos bíblicos ou em comentários bíblicos, mas não dentro do conteúdo bíblico. Mas, a ideia de CORPO também amplamente citada nos livros do Novo Testamento, supera em inúmeras referências no NT., ao conceito de família. E o entendimento que nos é transmitido nos livros do NT., nos permite entender que o conceito de CORPO aplicado à igreja é muito mais amplo e definitivo nos evangelhos, entendido em diversas conotações bíblicas diferentes, do que apenas como aplicado ao conceito de família, em relação à Igreja. Paulo de Tarso, como o doutrinador teológico da Igreja cristã no primeiro século, introduz o conceito teológico de CORPO aplicado à Igreja de Cristo em formação, de forma inteligível e teológica esclarecendo-nos acerca de tal definição. No entanto, as Igrejas Evangélicas brasileiras aqui nos Estados Unidos ou não, não pecam por definir tais igrejas como “Famílias de Deus”, ou como “Somos a Família de Jesus aqui na Terra”, e tampouco pecam por enfatizar a importância das familias dentro das igrejas compondo o Corpo de Cristo, mas dão enfase a conceitos NÃO Bíblicos, cuja evidência está claramente declarada nas Epístolas Paulinas. E TAIS EPÍSTOLAS, SÃO, sem dúvidas, a Palavra de Deus em sua totalidade. Paulo é específico quando se refere à dinâmica do Corpo de Cristo em Romanos 7:4 e testifica acerca da verdade do Corpo em Romanos 12, ao afirmar que “como em um Corpo nós temos muito membros, e os membros não têm todos a mesma função”, nós entendemos que ele, na verdade, e de acordo com a inspiração que lhe é dada pelo Espírito, enfatiza a importância de cada membro do Corpo como única, na direção da identidade e unidade do Corpo em Cristo. A questão mais séria é saber se a verdade da Palavra de Deus nos importa enquanto verdade, e nos concede liberdade quando a conhecemos. 

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