Tuesday, May 26, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA -  10
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.

    Outro fator a ser considerado como indicador de pressão que se opõe profundamente a uma das propostas originais de formação do modelo de Igreja inspirada por Jesus Cristo, se refere à formação teológica dos membros do Corpo de Cristo. Algumas igrejas brasileiras afirmam que “ não precisamos de Teologia para sermos salvos”. E isso é verdade. E embora Jesus Cristo tenha sido considerado o primeiro teólogo da Igreja por Ele fundada, no entanto, está na origem da expansão da Igreja através do trabalho missionário, a ênfase dada por Jesus à escolha de Paulo de Tarso como o segundo teólogo da Igreja Cristã à frente dos trabalhos da Igreja em formação. “A Teologia de Paulo é inseparável de seu trabalho missionário”.(“Paul Apostle of the Heart Set Free”. F.F.Bruce). Paulo de Tarso estabeleceu em torno de 14 igrejas, segundo relato do livro do Atos dos Apóstolos ou o registro histórico de suas cartas apostólicas. E certamente ele seguiu a inspiração de seu fundador, Jesus Cristo, desde o princípio de suas viagens. Para Jesus a força de inspiração na “fundação” da Igreja, por mais esdrúxula que a palavra possa parecer, tinha por objetivo e visão a edificação de um corpo de irmãos que se amavam e se perdoavam entre si.  A igreja então fora concebida como um “corpo espiritual invisível, uma companhia espiritual e moral fora dos conceitos institucionais com ritos e credos” (“Church History in Plain Language” – 2nd. Edition updated. Bruce L. Shelley) dos anos anteriores ao primeiro século da Era Cristã. A concepção original de Jesus para a formação da Igreja que levaria seu nome Corpo de Cristo, tinha por visão pregar o Reino dos Céus, o que para ele representava o ensino aos seus discípulos, de uma doutrina nova, a Boa Nova do Reino, essencialmente separada da visão secular existente em seu tempo, onde havia o confronto de forças políticas rivais entre si, além do paganismo, da idolatria, do politeísmo e da violência imposta contra a Igreja pelas forças políticas do Império Romano. E seguir a Jesus Cristo em sua proposta eclesiástica significava dizer NÃO ao institucionalismo existente então e rejeitar as propostas temporais e políticas dos reinos existentes na terra, assumindo uma nova aliança centrada em união, amor e perdão. Paulo e os demais apóstolos e discípulos receberam do Mestre tal visão e inspiração. Contrariamente a tal visão espiritual da Igreja, o escritor pagão Celsus (por volta dos anos 180 AD.) via a Igreja apenas como um grupo social e via nisso a principal fonte de força do cristianismo. No entanto, Paulo de Tarso não ficou conhecido apenas como o homem de suas cartas apostólicas, em cujas letras ditadas havia a clara transparência de sua personalidade forte e determinada, onde não havia espaço para artificialismo, mas a certeza de que o que ele havia recebido do Mestre na visão de glória no caminho de Damasco, teria sido a força de sua fé inabalável, sua determinação e destemor em prosseguir até o fim nas suas propostas de conduzir a Bandeira do Reino a um nível mais elevado e definitivo. Paulo sabia de antemão que concluir a tarefa que lhe havia sido proposta representava para ele “ser forte no Senhor e em seu inigualável poder”( Efésios 6:10 ). Significava vestir o escudo completo de Deus e avançar contra os esquemas do maligno, permanecendo firme com o cinturão da fé, que era na verdade, o símbolo das vestes do Messias  em Isaías 11:5. Em tudo Paulo transmitia sabedoria e conhecimento profundo tanto do Antigo Testamento quanto do Mestre a quem serviria para sempre.  Todo o relato histórico de Lucas inscrito com paixão no livro de Atos dos Apóstolos, vai nos mostrar o lado contundente da trajetória da Igreja que se iniciava sob o manto de dor e sangue, que foi na verdade o florescimento do Corpo de Cristo nos primeiros séculos da Era Cristã. E nesse período de sua história Paulo foi um dos seus personagens centrais. Vamos apresentar nesse  estudo a importância de seu trabalho missionário, a origem doutrinária da Igreja, seus ensinamentos decisivos e como a Igreja se desviava à medida que se expandia.       

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...