IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS
UNIDOS DA AMÉRICA - 10
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.
Outro fator a ser
considerado como indicador de pressão que se opõe profundamente a uma das
propostas originais de formação do modelo de Igreja inspirada por Jesus Cristo,
se refere à formação teológica dos membros do Corpo de Cristo. Algumas igrejas
brasileiras afirmam que “ não precisamos de Teologia para sermos salvos”. E isso é verdade. E embora Jesus Cristo tenha
sido considerado o primeiro teólogo da Igreja por Ele fundada, no entanto, está
na origem da expansão da Igreja através do trabalho missionário, a ênfase dada
por Jesus à escolha de Paulo de Tarso como o segundo teólogo da Igreja Cristã à
frente dos trabalhos da Igreja em formação. “A Teologia de Paulo é
inseparável de seu trabalho missionário”.(“Paul Apostle of the Heart Set
Free”. F.F.Bruce). Paulo de Tarso estabeleceu em torno de 14 igrejas, segundo
relato do livro do Atos dos Apóstolos ou o registro histórico de suas cartas apostólicas.
E certamente ele seguiu a inspiração de seu fundador, Jesus Cristo, desde o
princípio de suas viagens. Para Jesus a força de inspiração na “fundação” da Igreja,
por mais esdrúxula que a palavra possa parecer, tinha por objetivo e visão a
edificação de um corpo de irmãos que se amavam e se perdoavam entre si. A igreja então fora concebida como um “corpo
espiritual invisível, uma companhia espiritual e moral fora dos conceitos
institucionais com ritos e credos” (“Church History in Plain Language” – 2nd.
Edition updated. Bruce
L. Shelley) dos anos anteriores ao primeiro século da Era Cristã. A concepção
original de Jesus para a formação da Igreja que levaria seu nome Corpo de
Cristo, tinha por visão pregar o Reino dos Céus, o que para ele representava o
ensino aos seus discípulos, de uma doutrina nova, a Boa Nova do Reino, essencialmente
separada da visão secular existente em seu tempo, onde havia o confronto de
forças políticas rivais entre si, além do paganismo, da idolatria, do
politeísmo e da violência imposta contra a Igreja pelas forças políticas do
Império Romano. E seguir a Jesus Cristo em sua proposta eclesiástica
significava dizer NÃO ao institucionalismo existente então e rejeitar as propostas
temporais e políticas dos reinos existentes na terra, assumindo uma nova
aliança centrada em união, amor e perdão. Paulo e os demais apóstolos e
discípulos receberam do Mestre tal visão e inspiração. Contrariamente a tal
visão espiritual da Igreja, o escritor pagão Celsus (por volta dos anos 180 AD.)
via a Igreja apenas como um grupo social e via nisso a principal fonte de força
do cristianismo. No entanto, Paulo de Tarso não ficou conhecido apenas como o
homem de suas cartas apostólicas, em cujas letras ditadas havia a clara
transparência de sua personalidade forte e determinada, onde não havia espaço
para artificialismo, mas a certeza de que o que ele havia recebido do Mestre na
visão de glória no caminho de Damasco, teria sido a força de sua fé inabalável,
sua determinação e destemor em prosseguir até o fim nas suas propostas de
conduzir a Bandeira do Reino a um nível mais elevado e definitivo. Paulo sabia
de antemão que concluir a tarefa que lhe havia sido proposta representava para
ele “ser forte no Senhor e em seu inigualável poder”( Efésios 6:10 ).
Significava vestir o escudo completo de Deus e avançar contra os esquemas do maligno,
permanecendo firme com o cinturão da fé, que era na verdade, o símbolo das
vestes do Messias em Isaías 11:5. Em
tudo Paulo transmitia sabedoria e conhecimento profundo tanto do Antigo
Testamento quanto do Mestre a quem serviria para sempre. Todo o relato histórico de Lucas inscrito com
paixão no livro de Atos dos Apóstolos, vai nos mostrar o lado contundente da trajetória
da Igreja que se iniciava sob o manto de dor e sangue, que foi na verdade o
florescimento do Corpo de Cristo nos primeiros séculos da Era Cristã. E nesse
período de sua história Paulo foi um dos seus personagens centrais. Vamos
apresentar nesse estudo a importância de seu trabalho missionário, a origem
doutrinária da Igreja, seus ensinamentos decisivos e como a Igreja se desviava
à medida que se expandia.
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