Tuesday, May 5, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 1  
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária. 

      A Igreja Cristã Evangélica nos Estados Unidos da América dos dias atuais está profundamente dividida. E tal divisão lhe causou profunda fragilidade e acima de tudo, muita insensibilidade espiritual. Por este motivo, torna-se necessário que a observação desse e de outros fenômenos eclesiásticos envolvendo os evangélicos brasileiros nos Estados Unidos, precisam ser observados como que por um expectador externo, ausente, e auto-consciente, mas acima de tudo imparcial, para que se avalie o redirecionamento que tais igrejas estão seguindo hoje em dia, que as obrigaram a se tornarem organismos exclusivos, individualizados e auto-excludentes.  E para que avaliemos a expansão desse fenômeno divisionista dentro de uma mesma doutrina cristã ( e não necessariamente anti-ecumênico ) e de profunda embriaguês espiritual minando as bases de sua sensibilidade como organismo vivo, corpóreo e espiritual, é preciso que nos atentemos para o entendimento do fenômeno espiritual e eclesiástico-religioso em cada igreja brasileira em particular, para que possamos entender o porque da diversidade doutrinária que as envolve, a sua visão de exclusividade e intolerância. Para isso será necessário que façamos um estudo em bases eclesiológicas de cada um dos modelos de igrejas espalhadas nos Estados Unidos, a fim de definirmos os padrões de igrejas existentes hoje, obedecendo o caráter individualista que lhes apregoa, para que venhamos a descobrir o porque do fenômeno. E nesse estudo, será necessário conhecermos profundamente a estrutura interna de cada igreja a ser analisada, observarmos de perto como funciona tal estrutura sob o ponto de vista de sua hierarquia, a dinâmica de sua eclesiologia, sua diversidade cultural, a estrutura de suas características litúrgicas, a orientação dada em sua doutrina teológica, a formação teológica de seus líderes, ou seja, o corpo pastoral em que se desenvolvem, e acima de tudo, conhecermos as influências externas sofridas por tais igrejas ( quer sejam do secularismo ou de um profundo humanismo mal interpretado e influente ), e no que se refere à existência de ideologias internas, interpretações heréticas da Palavra de Deus, o escopo de tal interpretação, a formação interna de seus grupos teológicos. E tal estudo vai buscar entender e definir também a formação da idoneidade moral e espiritual de seus líderes pastorais, as bases em que se estabeleceram sua orientação denominacional e também o porque da diversidade interna que define os diferentes grupos dentro de uma mesma estrutura eclesiástica. Em outras palavras, isso significa buscar definir também a discriminação que as diferentes igrejas e congregações se impõe umas sobre as outras, o porque da seleção exclusiva de suas doutrinas internas, e o que significam os conflitos internos gerados pela existências de grupos em faixas etárias diferentes, e culturalmente diversificados.  E além disso será necessário estudarmos os critérios da seleção do corpo diaconal, os critérios da formação e definição de seu corpo hierárquico, para que possamos entender melhor a visão doutrinário-teológica de cada igreja individualmente. Todo esse estudo vai envolver uma pesquisa de campo aprimorada, com o objetivo de entendermos o porque do isolamento que as igrejas evangélicas se impõe individualmente, e a acertada orientação de uma visão não-ecumênica, o que seria necessário para se entender a unidade espiritual e diversificada das igrejas evangélicas de que nos fala a própria Palavra de Deus. E por último vamos buscar conhecer um fenômeno típico interno às igrejas evangélicas brasileiras, qual seja, a exclusão discriminatória dos líderes de formação teológico-acadêmica, e as implicações de tal exclusão além do porquê de tal índole discriminatória.          

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