IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS
DA AMÉRICA – 1
A Igreja Cristã Evangélica nos Estados
Unidos da América dos dias atuais está profundamente
dividida. E tal divisão lhe causou profunda fragilidade e acima de tudo, muita insensibilidade
espiritual. Por este motivo, torna-se necessário que a observação desse e de
outros fenômenos eclesiásticos envolvendo os evangélicos brasileiros nos
Estados Unidos, precisam ser observados como que por um expectador externo,
ausente, e auto-consciente, mas acima de tudo imparcial, para que se avalie o
redirecionamento que tais igrejas estão seguindo hoje em dia, que as obrigaram
a se tornarem organismos exclusivos, individualizados e auto-excludentes. E para que avaliemos a expansão desse fenômeno
divisionista dentro de uma mesma doutrina cristã ( e não necessariamente anti-ecumênico
) e de profunda embriaguês espiritual minando as bases de sua sensibilidade
como organismo vivo, corpóreo e espiritual, é preciso que nos atentemos para o
entendimento do fenômeno espiritual e eclesiástico-religioso em cada igreja
brasileira em particular, para que possamos entender o porque da diversidade doutrinária
que as envolve, a sua visão de exclusividade e intolerância. Para isso será
necessário que façamos um estudo em bases eclesiológicas de cada um dos modelos
de igrejas espalhadas nos Estados Unidos, a fim de definirmos os padrões de
igrejas existentes hoje, obedecendo o caráter individualista que lhes apregoa, para
que venhamos a descobrir o porque do fenômeno. E nesse estudo, será necessário
conhecermos profundamente a estrutura interna de cada igreja a ser analisada,
observarmos de perto como funciona tal estrutura sob o ponto de vista de sua hierarquia,
a dinâmica de sua eclesiologia, sua diversidade cultural, a estrutura de suas características
litúrgicas, a orientação dada em sua doutrina teológica, a formação teológica
de seus líderes, ou seja, o corpo pastoral em que se desenvolvem, e acima de
tudo, conhecermos as influências externas sofridas por tais igrejas ( quer
sejam do secularismo ou de um profundo humanismo mal interpretado e influente ),
e no que se refere à existência de ideologias internas, interpretações
heréticas da Palavra de Deus, o escopo de tal interpretação, a formação interna
de seus grupos teológicos. E tal estudo vai buscar entender e definir também a formação
da idoneidade moral e espiritual de seus líderes pastorais, as bases em que se
estabeleceram sua orientação denominacional e também o porque da diversidade interna
que define os diferentes grupos dentro de uma mesma estrutura eclesiástica. Em
outras palavras, isso significa buscar definir também a discriminação que as
diferentes igrejas e congregações se impõe umas sobre as outras, o porque da
seleção exclusiva de suas doutrinas internas, e o que significam os conflitos
internos gerados pela existências de grupos em faixas etárias diferentes, e
culturalmente diversificados. E além disso
será necessário estudarmos os critérios da seleção do corpo diaconal, os
critérios da formação e definição de seu corpo hierárquico, para que possamos
entender melhor a visão doutrinário-teológica de cada igreja individualmente. Todo
esse estudo vai envolver uma pesquisa de campo aprimorada, com o objetivo de
entendermos o porque do isolamento que as igrejas evangélicas se impõe individualmente,
e a acertada orientação de uma visão não-ecumênica, o que seria necessário para
se entender a unidade espiritual e diversificada das igrejas evangélicas de que
nos fala a própria Palavra de Deus. E por último vamos buscar conhecer um fenômeno
típico interno às igrejas evangélicas brasileiras, qual seja, a exclusão
discriminatória dos líderes de formação teológico-acadêmica, e as implicações
de tal exclusão além do porquê de tal índole discriminatória.
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