Wednesday, May 20, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 7
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.

Podemos até mesmo incorrer num dilema “julgacional” quando criticamos a espiritualização do conceito de Igreja como Corpo, em relação a uma visão mais empirista e pragmática do mesmo conceito em relação ao modelo “familiar” de Igreja. Vamos encontrar uma série de referências bíblicas sobre a Família da Igreja, mas nenhuma se referindo à Igreja definida como família. Numa dimensão espiritual que valorize tal conceito familiar de igreja, o que podemos observar é que existem alusões interpretativas como as que Paulo nos mostra em Efésios 2:19-22 ( The Household of God ) ou em Gálatas 6:10 ( The Household of Faith ), o de Casa de Deus e o de Casa da Fé, mas 2 textos se referindo a 2 conceitos muito amplos. Porém, em 1 Cor. 12:26 temos a noção clara de que quem sofre mais realisticamente são os que fazem parte do mesmo corpo e nem sempre os de mesma família. ( If one member suffers, all suffer together; If one member is honored, all rejoices together ). Em 1 Tim. 3:15 Paulo nos transmite a noção do conceito de Igreja como “the church of the living God” onde tal conceito assume uma dimensão espiritual que se projeta para além do modelo físico e limitado do conceito de Igreja como família. Em 1 Cor. 3:9 o conceito de Igreja ultrapassa as fronteiras do simplesmente familiar para alçar voo em 3 diferentes visões, ou conceitos não-meramente abstratos de “fellow workers”, “God’s field” e de “God’s building” onde cada um desses entes de razão lógicos ( workers, field e building ) enfatizam a existência do corpo em relação a Deus Pai. Podemos, admitir, no entanto, que o conceito de família aplicado à Igreja de Jesus Cristo está espiritualizado na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que tudo edifica, reune, incorpora e dá unidade em santidade à igreja eclesiologicamente, em relação à Trindade Infinita, que redimensiona o conceito de família em outro nível, e não ao conceito meramente humano da “família” na dimensão física e terrena.  Esse é o modelo de Igreja ao qual Paulo se refere em suas epístolas ( e em Romanos, que além de carta, é ainda um tratado de Teologia ), um modelo espiritual que encontra ressonância apenas na “família espiritual” eterna da Trindade, e que Paulo visava definir como modelo espiritual e santificado pela força do amor do Pai em relação ao Filho e ao Espírito. Mas, que para Paulo soava até mesmo como utopia entre as igrejas por ele fundadas, em face de sua quase obstinação em dar a elas a visão do modelo espiritual de Igreja longe das influências do século, das doutrinas heréticas, ou dos vícios da corrupção do pecado, ou de todas as influências ocultas e subrreptícias das igrejas dos tempos pós-modernos. Na verdade, o modelo de Igreja à semelhança do modelo primitivo ( e após Pentecostes )  e que mais se aproxima da Igreja fundada e inspirada por Jesus Cristo, tem elementos tradicionais e proféticos de pureza e santidade, que num sentido real tem mais consistência ( e de onde retiramos força e poder ) numa comparação à família espiritual da Trindade, do que ao modelo limitado e finito da família dos seres humanos. Portanto, a identidade essencial de Igreja Corpo de Cristo, tem sentido em sua dimensão espiritual quando associada à ideia que temos, ou procuramos ter, do que representa Jesus Cristo enquanto membro da família espiritual da Trindade, ou seja, Deus encarnado na pessoa de Jesus Cristo, como a igreja que se manifesta viva, como o Corpo Encarnado de Jesus na Terra. Existe um imaginário extraordinário dado por Alister E. McGrath em seu livro “ Understanding the Trinity”, ( Zondervan Publishing House, USA., 1990 ) em que ele nos diz à página 125, que “Jesus allows us to sample God”, ou em outras palavras, Jesus nos permite amostrar o que é Deus, ou o Deus encarnado na pessoa de Jesus Cristo, para o qual nós olhamos e “vemos” quem Deus é e significa para nós cristãos. Da mesma forma, a Igreja deve ser vista como a encarnação do Deus vivo ao qual chamamos de Jesus Cristo na face da Terra, enquanto a entendemos como o Corpo de Cristo visível em nosso meio.

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