IGREJAS
EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 7
Sua diversidade
eclesiológica e doutrinária.
Podemos até mesmo incorrer num dilema “julgacional”
quando criticamos a espiritualização do conceito de Igreja como Corpo, em
relação a uma visão mais empirista e pragmática do mesmo conceito em relação ao
modelo “familiar” de Igreja. Vamos encontrar uma série de referências bíblicas
sobre a Família da Igreja, mas nenhuma se referindo à Igreja definida como
família. Numa dimensão espiritual que valorize tal conceito familiar de igreja,
o que podemos observar é que existem alusões interpretativas como as que Paulo
nos mostra em Efésios 2:19-22 ( The Household of God ) ou em Gálatas
6:10 ( The Household of Faith ), o de Casa de Deus e o de
Casa da Fé, mas 2 textos se referindo a 2 conceitos muito amplos. Porém, em 1
Cor. 12:26 temos a noção clara de que quem sofre mais realisticamente são os
que fazem parte do mesmo corpo e nem sempre os de mesma família. ( If
one member suffers, all suffer together; If one member is honored, all rejoices
together ). Em 1 Tim. 3:15
Paulo nos transmite a noção do conceito de Igreja como “the church of the
living God” onde tal conceito assume uma dimensão espiritual que se projeta
para além do modelo físico e limitado do conceito de Igreja como família. Em 1
Cor. 3:9 o conceito de Igreja ultrapassa as fronteiras do simplesmente familiar
para alçar voo em 3 diferentes visões, ou conceitos não-meramente abstratos de “fellow
workers”, “God’s field” e de “God’s building” onde cada um desses entes de razão lógicos ( workers, field e
building ) enfatizam a existência do corpo em relação a Deus Pai. Podemos,
admitir, no entanto, que o conceito de família aplicado à Igreja de Jesus
Cristo está espiritualizado na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que
tudo edifica, reune, incorpora e dá unidade em santidade à igreja
eclesiologicamente, em relação à Trindade Infinita, que redimensiona o conceito
de família em outro nível, e não ao conceito meramente humano da “família” na
dimensão física e terrena. Esse é o
modelo de Igreja ao qual Paulo se refere em suas epístolas ( e em Romanos,
que além de carta, é ainda um tratado de Teologia ), um modelo espiritual
que encontra ressonância apenas na “família espiritual” eterna da Trindade, e
que Paulo visava definir como modelo espiritual e santificado pela força do
amor do Pai em relação ao Filho e ao Espírito. Mas, que para Paulo soava até
mesmo como utopia entre as igrejas por ele fundadas, em face de sua quase obstinação
em dar a elas a visão do modelo espiritual de Igreja longe das influências do
século, das doutrinas heréticas, ou dos vícios da corrupção do pecado, ou de todas
as influências ocultas e subrreptícias das igrejas dos tempos pós-modernos. Na
verdade, o modelo de Igreja à semelhança do modelo primitivo ( e após
Pentecostes ) e que mais se aproxima
da Igreja fundada e inspirada por Jesus Cristo, tem elementos tradicionais e proféticos de
pureza e santidade, que num sentido real tem mais consistência ( e de onde
retiramos força e poder ) numa comparação à família espiritual da Trindade,
do que ao modelo limitado e finito da família dos seres humanos. Portanto, a
identidade essencial de Igreja Corpo de Cristo, tem sentido em sua dimensão
espiritual quando associada à ideia que temos, ou procuramos ter, do que
representa Jesus Cristo enquanto membro da família espiritual da Trindade, ou
seja, Deus encarnado na pessoa de Jesus Cristo, como a igreja que se manifesta
viva, como o Corpo Encarnado de Jesus na Terra. Existe um imaginário extraordinário
dado por Alister E. McGrath em seu livro “ Understanding the Trinity”, (
Zondervan Publishing House, USA., 1990 ) em que ele nos diz à página 125,
que “Jesus allows us to sample God”, ou em outras palavras, Jesus
nos permite amostrar o que é Deus, ou o Deus encarnado na pessoa de Jesus
Cristo, para o qual nós olhamos e “vemos” quem Deus é e significa para nós
cristãos. Da mesma forma, a Igreja deve ser vista como a encarnação do Deus
vivo ao qual chamamos de Jesus Cristo na face da Terra, enquanto a entendemos
como o Corpo de Cristo visível em nosso meio.
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