Tuesday, August 27, 2024

A  DINÂMICA DO PERDÃO.  -  6 


 Razão pela qual a originalidade do poder do Perdão é superior em força a todos os outros dois poderes também criados por Deus, mas unicamente usados pelo ser humano. Para que sejamos tidos por criados à imagem e semelhança de Deus, é preciso nos identificar inteiramente com Ele através do livre-arbítrio. Nós já possuímos o Espirito em nosso interior, mas nos identificamos inteiramente com a imagem e semelhança de Deus quando estamos conectados com Ele através de nosso ser totalmente centrados Nele. E o livre-arbítrio nos conecta inteiramente com Ele e nos permite tal conecção. Enquanto estivermos com nossa mente e nosso ser desconectados de Deus através de nosso poder de escolha incondicional, na verdade estamos desconectados de Deus. Deus  chama tal conecção de adorar a Deus em Espírito e em Verdade. Temos o Espírito, e a Verdade nos faz entender o que Deus quer de minha vida diante Dele. A Verdade nos revela onde devemos estar e o que devemos saber para adorá-Lo em Espírito e em Verdade.

Quando David enfrentou Golias, ele já tinha certeza da vitória contra o gigante. Não havia nada que pudesse abalá-lo em sua fé diante da vitória já garantida. A certeza do livre-arbítrio existia dentro dele de modo firme, inamovível, indestrutível, inquestionável.  Existe, inclusive, uma consideração a ser feita em relação a tais personagens. No livro “David And Goliath – Underdogs, misfits, and the Art of Battling Giants” escrito por Malcolm Gladwell, o autor faz uma análise profunda do episódio envolvendo os dois contendores, David, de um lado, lutando por seu povo, os Hebreus, e Golias, de seu lado, defendendo a honra de seu povo, os Filisteus. O autor faz uma análise muito atípica do personagem Golias, que, na verdade, estava muito doente. Ele tinha problemas de visão causados por uma inflamação na glândula Pituitária, bem próxima aos olhos, que produz os hormonios do crescimento. Tal inflamação da glândula além de criar problemas com a visão de Golias, gerava a disfunção da glândula, que produzia hormônios de crecimento em excesso, razão pela qual Golias era gigante. Tal era a análise feita pelo autor. David, no entanto, não sabia disso e nem lhe foi revelado por Deus. Aliás, David não precisava saber desses detalhes. O autor, no entanto, faz o seguinte comentário a respeito de David: “To play by David’s rules you have to be desperate. You have to be so bad that you have no choice”.[1] Para o autor David se desesperou Diante da suposta força de Golias, o que o motivou a vencer. Além disso, o autor afirma que David precisou ser “muito ruim” para lhe dar a stamina da coragem e da vitória. Por acaso, tal comentário faz sentido?



[1] Cf.” David and Goliath”, by Malcolm Gladwell, on page 34.

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...