Monday, November 4, 2019

CORRUPÇÃO DA PALAVRA E A CORRUPÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL – 9
A questão da Idolatria de Imagens e sua influência nefasta sobre a formação de uma autêntica fé cristã no Brasil.

A fusão de elementos tradicionais de religiões africanas (trazidas ao Brasil logo no início do período do escravagismo) e das imagens de santos e santas da fé católica, já existentes no país e introduzidas pelo catolicismo romano a partir do elemento Português, dá origem ao sincretismo religioso no Brasil. Desta forma passam a existir nas áreas onde o elemento negro predominava (notadamente em regiões do nordeste e ao sudeste do país, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, dentre outros) a definição de entidades ou deidades africanas, com as imagens de santos e santas já introduzidas pelo catolicismo, logo após ao período que se sucede ao descobrimento e colonização do país. Tal fusão ( que não pode deixar de incluir o elemento indígena, ou aborígene, no país) representou uma característica singular, a partir do instante em que entram em colisão dois elementos distintos: de um lado os elementos tradicionais de religiões africanas se fundem aos elementos imaginários da religião católica, numa relação simbiótica, mas com uma sutil distinção entre ambas, qual seja, enquanto as deidades africanas eram associadas mais profundamente às tradições vivas destituídas de uma tradição teológica de fé, ou ainda melhor, de um sistema teológico estabelecido sistematicamente, a religião católica introduziu no país a idolatria aos ícones já existentes, porém, ligados e justificados por um suporte teológico e doutrinário, que dava sustentação à idolatria e a tal fusão. Não é de se estranhar que os católicos sempre procuraram justificar sua idolatria por meio de argumentos doutrinários supostamente encontrados nas páginas das Escrituras. Desta forma, existe até mesmo a identidade própria de diferentes deidades que procura definir que tipo de “deus” representa seu equivalente ao “santo” nos dois sistemas de crenças religiosas. E a partir dessa definição de identidades foi-se formando o sincretismo religioso brasileiro, que de alguma forma fundiu elementos comuns às duas religiões, como ocorre com a MACUMBA no Brasil, que é na verdade um ritual religioso Afro-Brasileiro, um dos maiores exemplos de tal fusão, ao reunir elementos retirados do Espiritismo Brasileiro, de religiões africanas, de tradições religiosas Católico-Romanas, de tradições indígenas, e até mesmo de alguma tradição cultural europeia, além da italiana, se observarmos que Portugal levou também para o Brasil alguma tradição cultural e religiosa. É importante observarmos que hoje, o sincretismo religioso tem no país uma abrangência maior e se estendeu para além da própria fusão de deidades religiosas. De acordo com dados estatísticos do Censo Brasileiro de 2010, cerca de 5.2% da população do Brasil são seguidores de outras religiões às quais incluímos os Espíritas, ou Kardecistas, os Umbandistas, Candomblecistas, e outras, mas o número de Umbandistas e Candomblecistas pode ser ainda maior, além dos dados apontados no Censo de 2010, pois muitos candomblecistas e umbandistas se declaram sincreticamente “católicos”.

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