Sunday, November 10, 2019

CORRUPÇÃO DA PALAVRA E A CORRUPÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL – 10
A questão da Idolatria de Imagens e sua influência nefasta sobre a formação de uma autêntica fé cristã no Brasil.

Para entendermos melhor o que significa a justificativa teológica ao sincretismo religioso proposta pelo catolicismo, precisaremos recorrer às Escrituras para descobrirmos as sutilezas relativas ao desvio epistemológico entronizado pela Teologia Católico Romana. E tal desvio se refere mais profundamente à interpretação do texto bíblico onde são apontadas as nuances referidas à idolatria de imagens e o que ocorreu a partir da formulação das conclusões interpretativas. Ao buscarmos uma análise exegético-hermenêutica do texto, isso significa que o texto por si nos revela os detalhes sutis e mais profundos do que Deus fala aos seus subordinados, homens, mulheres, patriarcas e profetas e a todos os que de alguma forma se envolveram em uma relação dialógica com Deus dentro das Escrituras. O desvio da verdade significa, em última análise, a corrupção da verdade. Em outras palavras, o não entendimento do significado profundo das verdades bíblicas produz um componente irracional humano, que se traduz por corrupção do texto original, ou das verdades originais contidas no texto, como ocorre em qualquer outro nível do conhecimento humano onde verdades e interpretação estão envolvidos. Assim sendo o resultado (ou o “outcome”) das interpretações da mente humana pode gerar uma série de componentes ideológicos irracionais caracterizados por filosofias e ideologias que se superam com o tempo, gerando heresias, ou dogmatismos, como ocorreu com interpretações fundamentalistas, humanísticas ou secularizadas pelas limitações e erros propostos pela mente racional.
À medida que a miscigenação cultural avançava e o número de deidades e santerias se tornava predominante em função do elevado número de escravos no país, o elemento europeu aceitou interagir com os elementos negros e indígenas formando um novo tipo de raça no Brasil, qual seja, mulatos, mamelucos ou mestiços que eram fruto da interação entre brancos e negros, negros e índios, brancos e índios. Não somente se formava uma nova raça no país, mas a interação de culturas criava também a solidificação da religião sincrética no país. O maior resultado de tudo isso, ou o outcome dessa interação, foi que o cristianismo católico permitiu sua própria contaminação sincrética, através de uma adesão pura e simples à tradição religiosa que de alguma forma predominava no Brasil. Religiões ou rituais africanos, religiões e rituais indígenas e o que sobressaia através da religião católico-romana se aglutinaram para formar o sincretismo religioso no Brasil que perdura até hoje. É necessário observarmos que dos 11.2 milhões de escravos negros trazidos da África para o continente americano, incluindo a América do Sul, ilhas do Caribe e outros países ao norte da América do Sul, o maior número aportou no Brasil. Cerca de 400 mil somente foram levados para os Estados Unidos da América e outra parcela para as ilhas do Caribe, como mencionamos, cabendo ao Brasil receber mais de 5 milhões de escravos africanos desde o início do século XVI e até meados do século XIX, tornando o Brasil o país com o maior número de população negra fora do Continente Africano desde então. E apesar de que dados estatísticos apontam o Brasil como o país com maior número de católicos romanos desde o século XVI, entretanto tal realidade hoje é outra. No entanto, a adesão ao sincretismo no país pela doutrina católico romana, depõe significativamente contra a legitimidade de tal doutrina, o que tornou o catolicismo no Brasil vulnerável e ao mesmo tempo contestável como doutrina cristã nos moldes do cristianismo apregoado pela Bíblia Sagrada. Hoje o que vemos no Brasil é um catolicismo fragmentado e sem identidade cristã bíblica própria, o que representa sua corrupção doutrinário-teológica e afundada num programa de idolatrias e indução sincrética cujos objetivos maiores é o de se beneficiar financeiramente e manter garantias ao seu status quo como religião idólatra e comprometida sincreticamente. Tal movimento histórico de fusão sincrética do catolicismo no Brasil, na verdade, se comprometeu a fazer frente ao avanço cristão reformado, que se espalhava no mundo rapidamente a partir da Reforma Protestante, e que sem dúvidas abalou a estrutura do catolicismo no mundo, transformando o Brasil numa alternativa de sustentação ao papado romano e ao cristianismo católico, consolidando o status quo do catolicismo como religião sincrética e essencialmente idolátrica.

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...