Thursday, February 18, 2016

PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 13 H
Livros e ideias antagônicas e seus efeitos sobre as novas gerações.
De uma forma ou de outra o confronto de ideias vai sempre ocorrer dentro do que sugestivamente alguém chamou de mercado de ideias. E isso se traduz por meras circunstâncias ou por circunstâncias meramente inesperadas, dentro do mover dialético da história. Para uns acontece de uma forma e para outros acontece de forma diversificada. Exemplo disso foi o que ocorreu com Paulo em Atenas, na praça ateniense de Mars Hill, ou Areópago. Ou o que ocorreu com Machiavelli em sua vida pessoal e politicamente conturbada. A partir de Paulo nós podemos traçar os caminhos embrionários da Doutrina Cristã em formação, quando ele percebe que ao pregar o Evangelho no meio acadêmico/filosófico de Atenas, nasce a Teologia (ou o confronto de idéias entre Filosofia e Teologia, como já dissemos), que surge do questionamento intuitivo, auto-consciente em que a mente humana se pergunta “o que é Deus” ou “quem é Deus”, ou “ existe Deus além da mera idolatria?” Naquele instante Paulo lançou na mente filosófica o germen do questionamento teologico.  A proposta de Machiavelli foi de outra natureza, qual seja, político/filosófica. E nela, o ambiente cultural em que se desenvolveu traduz seu momento histórico, seu profundo envolvimento com a política na província de Florence, e em toda a Itália e Europa, seu conhecimento pessoal com as coisas da política como reflexo de sua experiência, suas indagações acerca de sua própria condição de intelectual profundamente envolvido com o estado, e sua necessidade intrínseca de se envolver novamente com aquele mundo, onde estava em jogo até mesmo sua sobrevivência pessoal. Alguns afirmam que ao escrever O PRINCIPE Machiavelli tencionava, numa espécie de aplicação para trabalho, atrair a atenção de Lorenzo de Medici para a recuperação de seu cargo no governo, coisa que jamais ocorreu enquanto vivo. Mas o reconhecimento da importância de seu livro veio mais tarde com a publicação póstuma de O PRINCIPE. No entanto, O PRINCIPE é a expressão máxima do mal social e histórico sendo aplicada como métodos de governabilidade sobrepostos ao ideal no estado e na pessoa do príncipe, e dos governantes, na manutenção do poder político. Mas, no consenso geral, os princípios maquiavélicos são ainda amplamente usados hoje, quer nos altos escalões da política de estado, quer no consenso geral da competitividade administrativa entre líderes ou meros competidores potenciais. E prova disso é a evidência de um suposto e aparente comportamento maquiavélico que muitas vêzes simula estratégias de domínio através de qualquer tipo de argumentação mundana, mentiras, artimanhas e um jogo de ideias e argumentos discriminatórios, com meros intuitos de prevaricação e dominância na obtenção e manutenção de poder. São características do pensamento de Machiavelli: a criação do interesse pessoal voltado para o poder, a busca de posição e argumentação ou contra-argumentação nas idéias de ambição política. E além disso o cinismo amoral que suporta o conceito de que os fins justificam os meios, mesmo que para isso os argumentos e métodos sejam induzidos à corrupção e à injustiça. Nesses 500 anos que separam a morte de Machiavelli e os dias autais pós-modernos, muitos foram os influenciados pelo pensamento de Machiavelli, ao que chamaremos de Doutrina  Machiavelli.  Em oposição à Doutrina Cristã. O que observamos hoje, quando aplicamos o evangelismo, as idéias eternas do Evangelho de Jesus, é que existe atualmente esse substrato cultural e ideológico maquiavélico na mente das pessoas, bloqueando a penetração dos ideais do Reino em suas mentes. Bloqueio esse que poderá apenas ser rompido com a força espiritual do poder de Deus, através do Espírito Santo.  A seguir, vamos analisar a influência do pensamento de KARL MARX na formação do pensamento do homem moderno.   

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