Tuesday, February 23, 2016

PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 13 I
Conclusão ao estudo sobre MACHIAVELLI –
                Para concluir nosso estudo sobre a controversia maquiavélica no mundo de hoje, nós vamos sugerir alguns livros que poderão ser muito importantes nesta proposta de conhecer o nosso inimigo comum, e poder entender de que forma Satan atua e usa de seus poderes através de pessoas, que obedientes aos seus comandos, vão criar meios de perssuasão, manipulação e poder, com intúito de exercer domínio sobre a história, sobre a política, sobre o pensamento humano, sobre a filosofia e a teologia, e acima de tudo sobre a cultura de um povo de modo geral. Muitos desses livros foram escritos com o intúito de criticar e refutar as ideias político-filosóficas de Machiavelli, e outros foram escritos com a proposta evidente de lhe dar suporte, apoio e justificativa a seus livros e ideias. Alguns livros são apenas biográficos, ou seja, descrevem fatos relativos à vida de Machiavelli sob o ponto de vista meramente biográfico ou histórico, e além disso analisam seu pensamento sem necessariamente criticá-lo. Outros livros mostram um Machiavelli profundamente influente e intrincado na vida política de uma nação, subrepticiamente envolvido na vida política de governantes e autoridades políticas. Conhecer parte de sua influencia no mundo hoje, ajuda-nos a entender o “espirito” ideologico que se espalha no mundo hoje, e quem está por detraz do controle de mentes e corações, impedindo a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.  
1)- “Machiavelli and The Nature of Political Thought” – Edited by Martin Fleisher-Editora Atheneum NY. 1972 – Este livro apresenta uma série de extensos estudos sobre o pensamento de Machiavelli, a natureza de seu pensamento político, sua paixão por política, etc.  
2)- “Machiavelli and Guicciardini – Politics and History in Sixteenth Century Florence – by Felix Gilbert. W.W.Norton & Company – NY and London, 1965, 1984. O livro analisa Machiavelli e Guicciardini sob o ponto de vista histórico, dentro do contexto do cenário histórico, cultural e político de Florence, na Itália.
3)- “Machiavelli in Hell” – by Sebastian de Grazia. Vintage Books, a Division of Random House, Inc.  NY. USA.1989.  Ganhador do premio The Pulitzer Prize por sua importância biográfica. Portanto, trata-se de um trabalho de importância histórico-biográfica.
4)- “History of Political Philosophy”, edited by Leo Strauss and Joseph Cropsey. The University of Chicago Press.Chicago and London. 3rd. edition. 1963, 1972, 1987. USA. O livro traz um excelente estudo sobre Machiavelli escrito pelo renomado filósofo german-american Leo Strauss que escreveu dezenas de livros sobre política, história e filosofia.  
5)- “Machiavelli on Modern LeadershipWhy Machiavelli’s Iron Rules are as Timely and Important Today as Five Centuries Ago – by Michael A. Ledeen. (Truman Talley Books St. Martin’s Griffin-NY.USA 1999. Um livro interessante ao analisar a importância do pensamento de Machiavelli aos lideres políticos da atualidade. Além disso o autor analisa a influência estratégica do pensamento político/filosófico de Machiavelli e sua aplicação na gerência do poder político hoje.
6)- “What Would Machiavelli Do?” The Ends Justify the Meanness. By Stanley Bing. (Harper Collins Publishers. NY.USA 2000. “The Ultimate guide to corporate backstabbing”, says Entertainment Weekly. O livro traz uma extensa e satírica critica ao pensamento político de Machiavelli, acima de tudo ao livro “O Principe” e “A Arte da Guerra”.
7)- “Maquiavel ou A Confusão Demoníaca”, de Olavo de Carvalho. Vide Editorial Brasil. 93 paginas. O livro escrito pelo filósofo, escritor, jornalista brasileiro Olavo de Carvalho, traz uma profunda crítica ao pensamento de Maquiavel. O livro trata acima de tudo, de desconstruir toda a proposta histórica enganosa e mal entendida do pensamento de Maquiavel.
8) - "10 Books that Screwed up The World - And 5 Others That didn't help". By Benjamin Wiker. (Regney Publishing Inc. Washington DC. USA. 2008) Ja existe a edição em Portugues, traduzida no Brasil. O primeiro cap. deste livro é dedicado a Machiavelli e nele o autor faz uma extensa e impiedosa crítica ao autor de O Principe. Vale a pena a leitura.
9)- O PRINCIPE – escrito pelo próprio Niccolò Machiavelli, que viveu de 3 de maio de 1469 a 21 de Junho de 1527. Maquiavel nasceu na Itália e foi historiador, político, diplomata, filósofo, humanista e escritor.  Nesses quase 500 anos de seu nascimento as ideias contidas nesse e em outros livros escritos  por ele, continuam a influenciar profundamente a vida politico/filosofica de muita gente. Machiavelli é usado como leitura sugerida e obrigatória em cursos de Ciencia política e filosofia  através do mundo, hoje como nunca antes. 

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...