Sunday, August 30, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 25
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.

A dualidade espiritual caracteriza a essência maligna e benígna do coração humano, sendo mencionada extensivamente nos livros das Sagradas Escrituras. É um princípio íntimo, ativo, e destrutivo ao coração humano que se manifesta dentro de nossas igrejas também como fruto de uma má interpretação da Palavra, como consequência da herança cultural e religiosa trazida do Brasil para os Estados Unidos e ainda, resulta do aparecimento de controvérsias internas às igrejas, causadas por teorias conspiratórias ( de membros contra membros, de pastores contra membros e de pastores contra pastores ), por ciúmes, por inveja ou por vaidade pessoal entre membros de uma mesma congregação. Isso de alguma forma, caracteriza o espírito ou a índole da cultura brasileira, que naturalmente se envolve em críticas destrutivas, em comportamentos pré-julgamentais e em frutos de uma competição velada entre os próprios membros da congregação.  Mas, em seu sentido relativo à Palavra de Deus, o dualismo espiritual é o remanescente ontológico ( da essência do ser ), que reside no coração humano resultante do pecado original e muitas vezes como característica maligna que sobressai ao coração humano, e que insiste em permanecer e se enraizar dentro da congregação, manifestando-se ainda através de pré-juízos de revanchismo, de vingança, de ciúme, e de profunda inveja entre irmãos. A Parábola do Trigo e do Joio ilustra muito bem, de modo realístico, o que vem a ser o dualismo religioso. No entanto, existem pastores e obreiros dentro das igrejas que manifestam desejos íntimos de discriminação contra determinados irmãos e obreiros ( por razões fúteis e injustificáveis ) e sua incidência, além de velada é muito profunda dentro do contexto eclesiástico. A tal ponto que aquele que se apregoa direitos de vingança, discriminação e exclusão, o faz com intensidade e prazer insano, indo até às últimas consequências de seus atos. Um exemplo disso, acontecido recentemente em determinada igreja evangélica, um certo “pastor” evangélico rotulou o seminário GCTS de pró-comunista, e por essa irracionalidade, ele passou a discriminar e tentar excluir todos os seminaristas desse seminário de dentro de sua igreja. Para que tal dualismo seja finalmente excluído da Igreja, será preciso que a liderança espiritual e pastoral da Igreja, pregue o puro Evangelho de Jesus Cristo a tal ponto de conduzir todo o rebanho a uma intimidade genuína com a Palavra de Deus e ao batismo no Espírito Santo.
O dualismo religioso subsiste como princípios de oposição interna, ou antagônicos e se refere mais especificamente à oposição entre o sagrado e o profano dentro de um mesmo coração. Podemos até mesmo predizer que nem todos os membros de uma mesma congregação estão no mesmo nível de arrependimento e salvação e, por este motivo eles mesmos coexistem na mesma congregação criando tal antagonismo. Haja visto que a própria interpretação da Palavra de Deus por pastores em níveis de conhecimento precariamente teológicos, ou que careça de verdades a nível da inspiração pelo Espírito Santo, também se refere a um forte dualismo. Se tal pregador (pastor, obreiro ou instrutor teológico) interpreta mal a Palavra de Deus, ele ou eles incorrem no dualismo espiritual. São situações sensíveis que se caracterizam como pecados ocultos dentro do contexto eclesiástico, e pecados da má interpretação da Palavra, não são a verdade e por isso são pecados. O apóstolo Paulo se refere ao obreiro aprovado, (em 1 Timóteo) que maneja bem a Palavra. E Paulo se preocupa em instruí-lo em sua formação para o cuidado da Igreja em Éfesos, como pré-condição para a sua distinção como obreiro. Se o pastor prega erradamente, a igreja é induzida ao erro e ao dualismo. No entanto, valendo-se do nível médio e baixo de formação teológico/espiritual de membros de certas igrejas, alguns pastores não se importam em aprimorar seus conhecimentos teológicos ou, como exemplo, na área do Aconselhamento Pastoral e cometem erros absurdos.      

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...