Thursday, December 27, 2018

ANATOMIA DO AMOR HUMANO.

Duas palavras que precisam de exclarecimento – Metafisica, significa para alem do fisico, ou seja, saindo do fisico p/ entrar na dimensão eterna. E anatomia.
 Anatomia quer dizer, dissecção, análise de uma parte do corpo dos seres organizados, para verificar suas partes, músculos, veias, artérias, ventrículos, a estrutura do corpo, etc.
Se nós fossemos analisar a anatomia do coração humano naquilo que ele expressa de emoção e sentimentos nós acabaríamos por concluir que o que ele comunica para além de sua realidade fisica, acaba se tornando metafisico ou, simplesmente, ele, o coração cria para fora de si, um grande numero de abstratos, que são, na verdade conceitos absolutos. O que é um conceito absoluto? É tudo aquilo que acaba tendo como limite máximo a infinitude de Deus. O amor, por exemplo. O amor humano, que tem como modelo o amor absoluto de Deus, só tem expressão maxima, real e verdadeira, quando se aproxima do modelo expresso no amor de Deus. Nesse sentido o amor limitado dos seres humanos, philos, adquire uma dimensão infinita, quando Jesus injeta o amor dEle, Agape, em nossos corações. O nosso passado, por exemplo, que só existe na dimensão do tempo que já não volta mais, precisa ser referido ao passado de Deus. No “passado” de Deus só existe glória, vitorias, amor, eternidade,  criatividade, abundância, união. Só quando injetamos nosso passado em Deus, conseguiremos nos livrar de nosso passado humano de derrotas, frustrações, traumas e infelicidade. Ao injetarmos nossa vida em Jesus Cristo, todo o nosso passado se transforma de derrota em ressurreição, em vitoria e conquistas. Paulo fala sobre nosso passado  em Efésios 2:12.
“ Lembra-se daquele tempo em que estavamos separados de Cristo, e excluídos da cidadania em Israel e estrangeiros da aliança da promessa, sem esperança, e sem Deus no mundo? ( este era o nosso passado ). Mas agora em Jesus Cristo, nós, que antes estavamos longe, fomos trazidos para perto, ( para o presente ) pelo sangue de Jesus. “  Este é Paulo falando sobre nosso passado, mas que agora em Jesus se transforma, se redimensiona, se apaga e se
torna glorioso Nele. Podemos admitir que também o nosso passado, como o nosso amor, podem adquirir uma dimensao absoluta, se nós nos conectarmos, get connected, to Christ. Assim também é com o nosso presente ou com o nosso futuro. Assim é com o nosso corpo, que só verá glorificação em Jesus Cristo. Nosso corpo será transformado um dia, a ponto de se tornar absoluto, e em Cristo seremos ressucitados para o eterno. O Natal é isso, aliás natal quer dizer o lugar de nascimento, então nós deveriamos dizer a celebração do nascimento de Jesus. Não existe outro significado para Natal, a não ser que a gente se refira a Jesus. Tenho certeza que Jesus nasceu com esta esperança, a de que o corpo dEle um dia seria glorificado na  ressurreição. Como o nosso também será, em Cristo. Vamos agora, fazer uma dissecção final do nosso coração. Em Jesus o nosso coração se projeta para os absolutos de Deus Pai. Para o amor absoluto de Cristo dado por Deus quando o Pai nos deu o Filho, ( João 3:16 – E Deus amou o mundo de tal forma q Ele nos deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê, não pereça mas seja eterno.)  para o perdão absoluto do Pai em Cristo,  para a salvação absoluta de Cristo no Pai, para nosso passado resolvido em Cristo, através de nossa conecção com o Pai em Cristo.
Oh Pai altissimo, eu te agradeço pela tua vinda a este mundo tenebroso, agressivo  e triste, através do nascimento de Jesus. Nasça também em nosso coração, nós te pedimos, nasça também em nosso passado, em nossa vida, em nosso presente, em nosso futuro, em nossa alegria, aqui, e para sempre. Amém.
JP. Eduardo

Natal, IBVN. Dezembro 2013. 

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...