Para Marx não existe VERDADE, mas a praxis imanentista.
Estas são algumas citações do livro ”Critique
of Hegel’s Philosophy of Right” escrito por Karl Marx por volta de
1843-44. Marx tinha uma grande obsessão
contrária ao sentimeto religioso. Marx, além de declaradamente satânico, se
opunha radicalmente ao “sentimento” religioso e cristão. Razão pela qual a Russia
com a ascenção do comunismo Bolshevique, e sob a influencia de Lenin e Stalin, se
tornou muito hostil ao cristianismo, e o banil inteiramente, ao torna-lo parte de uma
proposta de tornar a Russia adepta de um ateismo universal. Para Marx o homem religioso, é o homem
inteiramente perdido. Assim diz Marx:
“The foundation of irreligious criticism is:
Man makes religion, religion does not make man. Religion is, indeed, the
self-consciousness and self-esteem of man who has either not yet won through to
himself, or has already lost himself again. But man is no abstract being
squatting outside the world. Man is the world of man – state, society. This
state and this society produce religion, which is an inverted consciousness of
the world, because they are an inverted world...
Religious suffering is, at one and the same time, the
expression of real suffering and a protest against real suffering. Religion is
the sigh of the oppressed creature, the heart of a heartless world, and the
soul of soulless conditions. It is the
opium of the people.
The abolition of religion as the illusory happiness of the
people is the demand for their real happiness. To call on them to give up their
illusions about their condition is to call on them to give up a condition that
requires illusions. The criticism of religion is, therefore, in embryo, the
criticism of that vale of tears of which religion is the halo.
Criticism has plucked the imaginary flowers on the chain not
in order that man shall continue to bear that chain without fantasy or
consolation, but so that he shall throw off the chain and pluck the living
flower. The criticism of religion disillusions man, so that he will think, act,
and fashion his reality like a man who has discarded his illusions and regained
his senses, so that he will move around himself as his own true Sun. Religion
is only the illusory Sun which revolves around man as long as he does not
revolve around himself.”
“ O fundamento
do criticismo irreligioso é: O homem
faz a religião, mas a religião não faz o homem. A religião é na
verdade, a auto-consciência e a auto-estima do homem que ainda ou não se venceu
a si, ou se perdeu outra vez a si próprio. Mas, o homem não é um ser abstrato
alienado para fora do mundo. O homem é o mundo do homem – estado, sociedade.
Este estado e esta sociedade produzem religião, a qual é uma inversão da
consciência do mundo, porque eles estão em um mundo invertido...
O sofrimento religioso é, ao único e mesmo tempo, a
expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião
é o lamento da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, e a alma de
condições inanimadas. É O ÓPIO DO POVO.
A abolição da religão como uma felicidade ilusória do
povo, é a demanda de sua real felicidade. Chama-los para se abdicar de sua
ilusão sobre sua condição, é chama-los pra se abdicar da condição que requer
ilusões. O criticismo da religião é, em consequência, na forma embrionária, o
criticismo do vale de lágrimas do qual a
religião é a aureola.
O criticismo removeu abruptamente as flores
imaginárias na corrente, não em ordem de fazer com que o homem continue a
suportar tal corrente sem fantasia ou consolação, mas da forma que ele possa banir
a corrente e remover as flores vivas. O criticismo da religião desilusiona o
homem, de formas que ele pensará, agirá, e formara sua realidade como um homem que descartou
suas ilusões e readquiriu seus sentidos, de tal forma que ele se moverá em
torno a si mesmo como seu próprio Sol. A religião é apenas o Sol ilusório que
se move em torno ao homem enquanto ele não se move em torno de si mesmo”.
No comments:
Post a Comment