Tuesday, March 15, 2016

PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO: 14 C 
Para Marx não existe VERDADE, mas a praxis imanentista. 
Estas são algumas citações do livro ”Critique of Hegel’s Philosophy of Right” escrito por Karl Marx por volta de 1843-44.  Marx tinha uma grande obsessão contrária ao sentimeto religioso. Marx, além de declaradamente satânico, se opunha radicalmente ao “sentimento”  religioso e cristão. Razão pela qual a Russia com a ascenção do comunismo Bolshevique, e sob a influencia de Lenin e Stalin, se tornou muito hostil ao cristianismo, e o banil  inteiramente, ao torna-lo parte de uma proposta de tornar a Russia adepta de um ateismo universal.  Para Marx o homem religioso, é o homem inteiramente perdido. Assim diz Marx:

“The foundation of irreligious criticism is: Man makes religion, religion does not make man. Religion is, indeed, the self-consciousness and self-esteem of man who has either not yet won through to himself, or has already lost himself again. But man is no abstract being squatting outside the world. Man is the world of man – state, society. This state and this society produce religion, which is an inverted consciousness of the world, because they are an inverted world...

Religious suffering is, at one and the same time, the expression of real suffering and a protest against real suffering. Religion is the sigh of the oppressed creature, the heart of a heartless world, and the soul of soulless conditions. It is the opium of the people.

The abolition of religion as the illusory happiness of the people is the demand for their real happiness. To call on them to give up their illusions about their condition is to call on them to give up a condition that requires illusions. The criticism of religion is, therefore, in embryo, the criticism of that vale of tears of which religion is the halo.

Criticism has plucked the imaginary flowers on the chain not in order that man shall continue to bear that chain without fantasy or consolation, but so that he shall throw off the chain and pluck the living flower. The criticism of religion disillusions man, so that he will think, act, and fashion his reality like a man who has discarded his illusions and regained his senses, so that he will move around himself as his own true Sun. Religion is only the illusory Sun which revolves around man as long as he does not revolve around himself.” 

 “ O fundamento do criticismo irreligioso é:  O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem. A religião é na verdade, a auto-consciência e a auto-estima do homem que ainda ou não se venceu a si, ou se perdeu outra vez a si próprio. Mas, o homem não é um ser abstrato alienado para fora do mundo. O homem é o mundo do homem – estado, sociedade. Este estado e esta sociedade produzem religião, a qual é uma inversão da consciência do mundo, porque eles estão em um mundo invertido...

O sofrimento religioso é, ao único e mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o lamento da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, e a alma de condições inanimadas. É O ÓPIO DO POVO.
A abolição da religão como uma felicidade ilusória do povo, é a demanda de sua real felicidade. Chama-los para se abdicar de sua ilusão sobre sua condição, é chama-los pra se abdicar da condição que requer ilusões. O criticismo da religião é, em consequência, na forma embrionária, o criticismo  do vale de lágrimas do qual a religião é a aureola.
O criticismo removeu abruptamente as flores imaginárias na corrente, não em ordem de fazer com que o homem continue a suportar tal corrente sem fantasia ou consolação, mas da forma que ele possa banir a corrente e remover as flores vivas. O criticismo da religião desilusiona o homem, de formas que ele pensará, agirá,  e formara sua realidade como um homem que descartou suas ilusões e readquiriu seus sentidos, de tal forma que ele se moverá em torno a si mesmo como seu próprio Sol. A religião é apenas o Sol ilusório que se move em torno ao homem enquanto ele não se move em torno de si mesmo”.  

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