PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 14 B
PARA MARX NÃO EXISTE “VERDADE”,
MAS A PRAXIS IMANENTISTA.
A introdução deste capitulo da forma como
aparece em seu subtítulo, mostrando as datas de nascimento e morte de
Machiavelli e Karl Marx, foi proposital. Com isto eu quis mostrar que existe,
evidentemente, uma lacuna cronológica de mais de 350 anos separando os dois
intelectuais, e nela incluimos diferentes eras, conceitos históricos e político/filosóficos,
bem como uma diferente abordagem teológica, conceitos de uma dimensão
sociológica e tecnológica totalmente diversificados. Enquanto as ideias de Machiavelli
refletem uma abordagem nova ( apesar de alguns afirmarem que ele foi um “restaurador
de alguma coisa velha e esquecida”- Leo Strauss in History of Political Philosophy, pg. 297.) na obtenção e manutenção
do poder político, Marx questionava uma mudança no cenário historico e
ideologico do final do século XIX, movendo o pendulo do poder na direção oposta
às classes burguesas, supostamente favorecendo o proletariado da Europa dos
seculos XIX e XX. Não podemos negar que a influência de Machiavelli foi aos poucos
tomando corpo e num crescente, suas ideias tornaram-se cada vez mais
influentes, ao ponto de uma verdadeira congestão intelectual em sucessivas
gerações. O pensamento de Marx, no
entanto, seguindo uma linha do raciocínio dialético hegeliano, - a dialética do
negativo -, de alguma forma já se tornara consolidado na Europa de seu tempo, e
aos poucos, dentro de sua própria geração, criou raízes e se consolidou
rapidamente. Hoje nós temos países que assumiram a ideologia do marxismo em
todos os continentes do planeta, como a América Latina, em que todos os países, - com exceção do Chile
e do Paraguai, - assumiram a ideologia marxista, ou neo-marxista, de alguma
forma ou de outra. O que percebemos no mundo hoje, como no passado, a partir
principalmente dos anos 30, é a influência massiva do pensamento neo-marxista,
atingindo milhares e milhares de indivíduos, invadindo universidades através dos continentes, e influenciando uma geração de novos adeptos, e tornando o mundo cada
vez mais atinado com uma dialética negativa e profundmente satânica. Portanto,
o que percebemos no mundo hoje, é um mixto de ideologias neo-marxistas, num amalgama
de outras filosofias influenciadas por Marx, num substrato ideológico do
pensamento de Machiavelli, compondo um corpo intelectual, em que ainda subsiste
o confronto com outras ideias, filosofias e teologias, além da influencia do
Evangelho de Jesus Cristo. Numa miscelanea absurda mas real. Não podemos
ignorar que dentro desse periodo de mais de 350 anos que separaram Machiavelli
e Marx, uma série extraordinária de ideologias, filosofias, tendências
culturais e ideológicas, apareceram no cenário cultural europeu, asiático e
americano, formando o mundo em que vivemos hoje. Obviamente uma série de grandes filósofos e ideólogos surgiram no cenário cultural neste mesmo período. Durante
o período em que Machiavelli aparece no mundo, conhecido por Era
das Ciências, surgiram também personagens como Copérnico, Erasmus,
Galileo Galilei, Isaac Newton e muitos outros, seguidos historicamente pelo
período dos Racionalistas, como Descartes, Spinoza, Leibniz e outros. A
partir de então temos os Empiristas ( como Locke, Hume,
Voltaire, J.J. Rousseau, Diderot ), os Idealistas ( como G. Berkeley, Immanuel
Kant, german philosopher, 1724-1804, J. Schiller, F. Schelling, George W. F. Hegel,
german philosopher, 1770-1831, A. Schopenhauer e outros), os Liberais,
apenas para citar alguns, como Adam Smith, Thomas Paine, Auguste Comte, e John
Stuart Mill. Depois temos a era dos Evolucionistas, como Charles Darwin,
naturalista e geologo ingles, 1809-1882, H. L. Bergson, e A.N. Whitehead, no fim do
século XIX e início do XX. Posteriormente esses foram seguidos pelos Pragmatistas
(William James, John Dewey ), pelos Materialistas como KARL MARX, Friedrich Engels, Vladimir
Lenin, Sigmund Freud, Carl G. Jung, J.M.
Keynes e outros. A partir de MARX e para além dos limites que delimitaram os
350 anos que separaram Machiavelli e ele, teremos a seguir os Existencialistas (com profunda influencia
Hegeliana e Marxista) como Soren Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl,
Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, filósofo frances, 1905-1980, Albert
Camus, e Simone de Beauvoir. A partir de então já no século XX, a era e a vez
dos Linguistas, dos Pos-modernistas, dos Novos Cientistas, dos Neo-Ateístas, dos membros da Escola de Frankfurt, dos Neo-Liberais, dos Neo-Marxistas, do Marxismo
Cultural, etc. etc. cuja influencia filosófica e político/ideológica poderemos
mencionar rapidamente. Alguns nomes foram sublinhados na lista acima, como os
nomes de Kant, Hegel, e o de Sartre, pois a eles faremos menção maior, devido a sua
profunda inflência no pensamento moderno, pos-moderno e contemporaneo, e também
por causa de sua dalética humanistica, racionalistica, materialista e negativa,
e profundamente existencialista, que sem dúvida influenciaram e continuam
influenciando várias e várias gerações de intelectuais e estudantes no mundo
inteiro HOJE, dentro e fora da Igreja Cristã, criando uma “perspectiva”
pessimista, uma visão negativa da realidade, com profunda negação aos ideais do
cristianismo.
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