Tuesday, February 25, 2014

7 - IBVN - BIBA - Critica de Livros. 
“JESUS AT THIRTY – A Psychological and Historical Portrait”, by John W. Miller, Th.D., Fortress Press Minneapolis 97,USA. 120 paginas.
O livro apresenta varias caracteristicas do perfil historico e psicologico de Jesus Cristo aos trinta anos de idade, ou seja, logo no inicio de seu ministerio terreno.  Apesar do numero relativamente reduzido de paginas, o livro é denso em características historicas e psicologicas do homem-Deus, e lider espiritual  mais controvertido e conhecido em toda a historia da humanidade. O autor explora e enfatiza não somente Jesus em seu aspecto puramente divino, mas adentra muito em suas caracteristicas humanas, o que acaba por dar enfase a seu aspecto psicohistórico, o que dá ainda mais sentido á sua grandiosidade e relevancia. Não se trata aqui de um estudo do carater soteriologico do personagem central da Biblia, o que seria tarefa mais apropriada para um capitulo á parte dentro do estudo da Teologia Sistemática. O que o autor quer nos mostrar são temas mais variáveis da vida do jovem Jesus Cristo em seu relacionamento familiar, no Capitulo 2, onde ele nos surpreende numa citação logo no inicio do capitulo, atribuida a Nietzsche, em que existe “um elemento psicologico na vida de Jesus que nós não poderiamos ignorar, qual seja, a rejeição da família na qual o próprio Jesus nasceu”.  Tal citação determina o tom dado pelo autor em sua narrativa histórico-psicologica, o que não é de se estranhar, pois neste tipo de analise mais subjetiva, tais situações devem ser realmente mostradas, e isto define realmente o que é uma analise historico-psicologica. Não está em jogo o ministério sacerdotal de Jesus, como o livro intencionalmente evita mostrar. Mas, outras caracteristicas, como Seu relacionamento em familia, o que realmente aconteceu durante seu batismo, os problemas que Jesus enfrentou com seu pai terrestre, e os outros problemas mostrados no relacionamento com Sua mãe, onde inclusive o autor cita e analisa frases criticas, como “Mulher, o que voce tem a ver comigo?”. Em tudo, o autor mostra neste relacionamento, Sua atenção mais voltada para a obediencia á vontade de seu Pai celeste. Outros topicos interessantes mostrados pelo autor estão relacionados á sexualidade de Jesus em sua convivencia terrena com seus discipulos e amigos, como as caracteristicas narradas principalmente dentro dos evangelhos sinoticos.  Em tudo isto, o livro “JESUS AT THIRTY – A Psychological and Historical Portrait”, é um livro diferente, controvertido, mas sério e que não vem para criar polemica em relação á pessoa humana de Jesus Cristo, pois jamais deixa de mostrá-Lo como o unico e verdadeiro Filho de Deus. Além disso o livro foi  escrito por uma autoridade em questões psicologicas.  Merece ser lido. A nossa biblioteca tem este unico volume em Ingles.  

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...