O EVANGELHO SEGUNDO O APÓSTOLO JOÃO - 3
3- O livro de Apocalipse, ou a Revelação da
Vitória Final de Jesus Cristo, escrito na Ilha de Patmos, Grécia.
João impactou seus receptores ao falar de Jesus sobre o Deus dos Sinais, no Antigo como no Novo Testamento, e ao introduzir um termo novo para seu tempo e para a posteridade, ao definir Jesus como o LOGOS de Deus.
O
Evangelho de João começa em João 1:1 com uma alusão comparativa, ao se iniciar
com a expressão NO PRINCÍPIO, em Português, ou IN THE BEGINNING WAS, em Inglês,
o que encontra ressonância com a expressão de mesmo significado linguístico no
livro de Gênesis no texto original hebraico: בְּרֵאשִׁית, בָּרָא אֱלֹהִים que traz o contexto do AT. ao contexto do NT.,
para nos indicar uma ampla conexão hermenêutica entre textos e significados,
bem como para indicar uma tipologia textual, e projetar a figura de Jesus, como
Deus do novo e do antigo testamento bíblicos. Além disso reforça o conceito de
criação ligado à pessoa de Jesus, à sua divindade e atemporalidade. Aliás, uma
das propostas de João é a de indicar a divindade de Jesus, e anunciar um “profundo
anúncio de que Jesus é Deus” em primeiro
lugar. ( Cf. NIV. commentary ). João faz a ampliação textual entre os dois
testamentos da Palavra como se houvesse uma unicidade textual, o que nos
permite entender ou melhor interpretar a pessoa de Jesus do NT., à luz do AT. E
isso nos permite ter o poder para atribuir significado numa dimensão mais ampla, que redimensiona, ou amplia, interligando
um testamento ao outro, como já mencionamos. Isso quer dizer que João nos faz
ultrapassar os limites delimitados não apenas por barreiras cronológicas, mas
ainda conectando Jesus a uma dimensão universal, fora dos limites espaciais que
supostamente são definidos pela historicidade dos dois testamentos. Aliás, é o
que veremos ao estudarmos a estrutura lexical da palavra LOGOS aplicada ao
próprio Jesus Cristo. Isso significa também que, por razões históricas e
teológicas a figura gloriosa de Jesus ultrapassa tais limites para o início da
criação,- e para além dela -, como seu principal protagonista. É o que veremos
a seguir com um breve estudo da palavra LOGOS.
ESTUDO
DA PALAVRA LOGOS NO EVANGELHO DE JOÃO
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