Friday, July 9, 2021

 O EVANGELHO SEGUNDO O APÓSTOLO JOÃO - 2 

critical questions regarding that gospel: authorship, date, and characteristics. (…) The belief that John, the son of Zebedee and disciple of Jesus, was the author of the gospel, had a direct bearing upon the possible date of composition”. (…) This view of John’s gospel as written by John the son of Zebedee – and at a time that necessitated some understanding of a relationship between John and the Synoptics – was generally held both by the church and by scholarship at least until the first half of the nineteenth century, and by many still after that date”. (page 18).

Tal texto prova-nos essencialmente que João tem suporte entre os primeiros pais da Igreja, na autoria do 4º Evangelho, aquele que leva seu nome.

João, o Evangelista, era também conhecido como João o presbítero, como João de Patmos, João o Elder e João, O discípulo que Jesus amava, o único dentre os 12 apóstolos a morrer de causas naturais.  João e seu irmão Tiago receberam de Jesus o apelido de “Filhos do Trovão” ( Marcos 3:17) e Paulo em Gálatas 2:7-9 chama a Tiago, Pedro e João como As Pilastras do Ministério Apostólico, ou proeminentes líderes na Igreja Primitiva.  João era irmão de Tiago, filhos de Zebedeu, embora outro Tiago existisse no meio deles, filho de Alfeu. João, como seu irmão, seu pai e alguns outros chamados ao ministério apostólico, eram pescadores. E isso representava um privilégio para eles em seu tempo, como homens de negócio, no ramo da pesca. Uma das características da vida do apóstolo João que muito me chama a atenção foi o fato de ele ter sido considerado por Jesus como O Discípulo que Jesus Amava. E tão distinção sempre se reverteu em bençãos ao próprio João, que recebeu de Jesus o privilégio de ter sido presenteado com revelações especiais do próprio Deus, na pessoa de Jesus. Dentre elas o  Evangelho e as Epístolas ( 1ª. 2ª. e 3ª. JOÃO) que levam seu nome e a revelação máxima acerca da vitória final de Jesus expressa no livro de Apocalipse, ou a Revelação da Vitória Final relativa à pessoa de Jesus Cristo. E além disso, como prova desse amor, Jesus lhe concedeu o privilégio de poder viver até aos seus últimos dias de vida, morrendo de causas naturais.

João recebeu a inspiração de Jesus para escrever os seguintes livros contidos na Bíblia:

1.      O Evangelho que leva seu nome.

2.      As epístolas escritas por ele, que também levam seu nome, 1ª., 2ª. e 3ª. João.

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...