Sunday, July 5, 2020


IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – 22
Sua diversidade eclesiológica e doutrinária.


O impacto espiritual da Igreja Corpo no mundo hoje só é real através do PODER ADVINDO DO ESPÍRITO SANTO. E algumas Igrejas consideram o Espírito Santo apenas uma possibilidade real. Mas, na verdade o Espírito Santo é a ÚNICA possibilidade real sem a qual as Igrejas Evangélicas brasileiras (ou não) não conseguirão sobrexistir. Assim como JESUS é a Pedra Angular, o Espirito Santo é o SELO da Igreja que a identifica e a mantém viva. E para fora da influência espiritual do Espírito Santo dentro das Igrejas, elas serão apenas instituições repletas de conflitos de toda ordem. O Espírito Santo é a força da Igreja, e somente Ele mantém a Igreja imune a conflitos de toda ordem, somente Ele sustenta a Igreja em santidade e a preserva de conflitos, de ataques satânicos, de corrosão e corrupção interna. Basta olharmos o que ocorreu com a Igreja Primitiva, a Igreja Paradigmática, modelo para nossas igrejas contemporâneas. Basta observarmos o que o profeta Isaías nos disse em Is. 61.1, e numa sequência de revelações históricas, proféticas e espirituais, tal fato se repetiu em Jesus ao lermos Lucas 4:16. Após ter sido tentado pelo inimigo, Jesus, em Nazaré, onde é rejeitado, reafirma as mesmas palavras proféticas de Isaías reconhecendo que é preciso ter intimidade espiritual com o Espírito Santo, intronizá-Lo em nosso coração, permitir que ele faça morada em nosso ser. Na Sinagoga Jesus lê: “ The Spirit of the Lord is on me, because he has anointed me to preach good news to the poor…” Essa é a diferença que transforma o mundo, a presença do Espírito Santo dentro de cada um de nós, mas acima de tudo dentro da vida de pastores e líderes espirituais. E nossa visão de Igreja, sendo puramente institucionalizada, não nos permite observar e absorver que  IGREJA É CORPO DE CRISTO COM O ESPIRITO SANTO, COM O PODER DE PREGAR BOAS NOVAS AOS POBRES E PROCLAMAR LIBERDADE AOS PRISIONEIROS E CATIVOS NO PECADO!
O QUE ESTAMOS VENDO NO MUNDO HOJE NOS CONFLITOS POLÍTICO-SOCIAIS e crise por toda parte, inclusive dentro das Igrejas, é o predomínio de uma geração se sobrepondo com agressividade e extremamente violenta e pecaminosa e atada a conceitos ideológicos irracionais e inumanos, profundamente afastada da Palavra de Deus e reinvidicando os direitos dos iníquos como superior e inquestionável. Por que isso hoje como no passado da história pós-igreja primitiva? Porque é preciso sobrepujar-se com a força do Espírito Santo o mal que avança incontrolável e desequilibrando nossa postura de Igreja. Alguém viu a presença do PODER ESPIRITUAL avançando (com armas espirituais) contra a iniquidade dos violentos e daqueles que reinvidicam seus iníquos direitos como absolutos? Esse é o lado do poder do Espírito Santo que nós desconhecemos hoje mas que sobejava na Igreja Primitiva. Existe um profundo desequilíbrio de forças espirituais hoje como no passado entre o poder do Espírito Santo e o poder das trevas, que nos impede de dizer como Jesus: “ EU VENCI O MUNDO! EU LIBERTEI OS OPRIMIDOS, EU FUI UNGIDO PELO ESPÍRITO PARA PREGAR AS BOAS NOVAS DO REINO!”Se não ouvimos e entendemos o que Jesus nos diz, não somos igreja. 

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...