Thursday, March 12, 2020


SENSUALISMO – IDOLATRIA DE UM SENTIMENTO – 58
Algumas ideias retiradas do conceito da sexualidade humana na criação do sexo.

Como uma criança que ao se afastar dos pais no primeiro dia de aula, ou deixada por conveniência num quarto escuro pode se sentir insegura e amendrotada, assim também os adultos ao se afastarem de Deus ou abandonados pelo peso de seus próprios pecados se sentem inseguros e amendrotados em sua condição mais íntima, existencial. Nós seres humanos não somos apenas criados com identidade natural e genética. Somos ainda a imagem e semelhança de Deus e afastar-se dele traz também insegurança. Portanto, não é tão simples tentar identificar que tipo de origem de insegurança é expressa pela insegurança humana. Em outras palavras, não é totalmente possível definir as causas reais e mais profundas da insegurança humana. Podemos lograr tal possibilidade. Mas, ou somos inseguros em função de nosso distanciamento de nossa identidade natural e psico-genética como seres criados como homens e mulheres,  ou nos tornamos inseguros em função do distanciamento que nós mesmos nos impomos ao nos afastar de Deus, nosso criador, queiram ou não o comum dos mortais. Como disse um filósofo frances (JP. Sartre) acerca desse assunto, obviamente citando Dostoyevsky, “IF GOD DOES NOT EXIST, EVERYTHING IS PERMISSIBLE”, os seres humanos tornam possível sua insegurança mesmo inconscientemente, quando se afastam de Deus, e se propõe como própria condição existencial afastar-se dele, para afirmar uma condição de liberdade incondicional, mas sem bases solidas e consistentes. Ao assumir que Deus não existe, nós damos vasão a todo tipo de comportamento liberal, e a toda permissividade moral por simplesmente ignorarmos a existência de Deus em função de uma pretensa atitude ateística e supostamente autonomo-liberal. Na melhor das hipóteses ou o homem se torna inseguro por afastar-se de Deus livremente, ou por assumí-lo voluntariamente, em função de sua condição de autonomia humanística.   
Não existe nas escrituras um termo que defina especificamente o que vem a ser INSEGURANÇA humana. Tal termo não aparece no discurso bíblico, mas de outra forma nós encontramos o termo MEDO (ou temor), que se aplica mais comumente ao próprio homem, com o sentido de ATEMORIZAR-SE  diante de Deus, expressando uma forma de respeito e temor em face dos atributos de poder, força e justiça referidos a Deus. Todos os livros do TORAH (Pentateuco hebráico) bem como quase todos os demais livros do AT e do NT * contém a palavra MEDO ou TEMOR que se aplica comumente em referência a Deus por parte dos patriarcas, profetas, Reis, homens e mulheres e todos os demais personagens bíblicos com expressão verbal, não apenas diante de Deus mas também diante de profetas. (como é o caso em 1 Samuel 28:20). Mas é evidente que se identificarmos a palavra MEDO como sinônimo de INSEGURO, o termo se aplica e pode ser encontrado dentro das escrituras. Mas, certamente a palavra MEDO, traduzida como temor diante de Deus tem uma série de conotações e sentidos positivos e negativos como podemos ver em Provérbios 1:7. A INSEGURANÇA humana, no entanto, tem raízes muito profundas no coração humano, como pudemos mostrar nesse estudo. E algumas dessas raízes são originárias do afastamento de Deus gerado pelos próprios seres humanos, logo após ao pecado da desobediência. A partir daí os seres humanos desenvolveram uma série de “doenças” típicas comportamentais provenientes da alma insegura, (que alguns chamam de armadilhas invisíveis à alma humana),  que se traduzem por baixa auto-estima, solidão, e um carater introvertido, além de desonestidade, vários tipos de carências e necessidades múltiplas de auto afirmação, ciúmes, fraquesa moral e outras enfermidades da alma.
* com excessão de Cantares de Salomão, Obadias, Naum, no AT., e 1 Corintios, Efésiso, Filipenses, Colossences, 2, e 3 João, e Judas no NT., que também não apresentam a palavra MEDO ou TEMOR.  

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