O CURTA METRAGEM "ILHA DAS FLORES" – 1
INTRODUÇÃO.
Minha primeira preocupação ao escrever uma
resenha dessa natureza e magnitude, seria a de estabelecer o contexto histórico
e social em que o evento veio à luz. Seria contraproducente e ingênuo não
falarmos dele, o que significaria não darmos atenção ao efeito produzido pelo
contexto social e até mesmo político, do fenômeno social, ou da representação
da vida em sociedade. Para Howard Becker, logo no início de seu livro “FALANDO
DA SOCIEDADE”, à pg. 17, “Uma representação da sociedade é algo que alguém
nos conta sobre algum aspecto da vida social”, quer seja através de um
livro, um grupo organizado de fotos, ou um documentário filmatográfico dessa
natureza. Essa, parece ter sido originalmente a intenção dos produtores e do
diretor do curta metragem. Representação que necessariamente evocaria a
existência do contexto social em que foi utilizada e desenvolvida, razão pela
qual seria impossível separarmos uma coisa da outra. Howard Becker nos alerta
que “ Todas as representações servem como instrumentos pra resumir dados e
ideias” (pg.83). O que pode significar também que elas servem como veículos
poderosos de veiculação de conceitos ideológicos. Cabe aos analistas desse
fenômeno, analisar o contexto em que o curta se projetou como realidade
sociocultural, política e até mesmo geopoliticamente relacionada.
O Brasil de 1989 nos revela e surpreende com muitas surpresas dentro de todos esses contextos. Aliás, foi nesse contexto que a produção foi realizada. “O produtor fornece o material em estado bruto (mas não tão bruto assim) engenhosamente escolhido e arranjado, sem dúvidas, mas depois disso cabe ao usuário construir a análise, com toda a sua parafernália.”(pg. 71) No entanto, cabe ao diretor revesti-lo com uma roupagem sociopolítica e cultural, como observamos claramente no curta, cabendo a ele o privilégio de se utilizar das muitas dimensões a serem exploradas e das ideias a serem veiculadas. A dimensão a que nos referimos, ou a que faz alusão o diretor, tem ressonância com o contexto em que se encontrava o Brasil nos anos 80, no final dessa década e através dos anos 90. Seria fácil observarmos, por exemplo, através de comentários feitos a respeito do curta, e por meio das imagens mostradas nele, que o filme “Ilha das Flores” reflete com evidência e clareza o contexto político-social do Brasil dos anos 80. Mas, afinal, que contexto foi esse?
O BRASIL E AMÉRICA LATINA DOS ANOS 80 – MUDANÇAS EM SEUS LIMITES E FORA DELES.
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