PROCESSOS QUE
ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 16 B
O oportunismo ideológico de GRAMSCI - e a
hegemonia cultural.
Hegemonia
originalmente significa liderar, dominio e controle sobre alguma coisa.
Normalmente isso traduz o predominio de ideias sobre determinada situação. O autor comumente associado à ideia de
hegemonia cultural é o filósofo marxista ANTONIO GRAMSCI, que trabalhou muito
sobre as ideias de alguns de seus predecessores intelectuais(entre outros),
Maquiavelli, Nietzsche e essencialmente Karl Marx. Segundo Gramsci, hegemonia
ou hegemonia cultural, é uma forma ou regra de domínio e controle na qual
grupos subordinados consentem no exercício do poder ou domínio sobre si próprios.
E normalmente aqueles que se submetem a algum tipo de domínio cultural
comumente não entendem porque razão estão se submetendo a tal domínio, ou por
quê razão se submetem a tal domínio. Um processo quase sempre inconsciente. Em
outras palavras, os seres humanos dominados intelectualmente quase sempre
desconhecem as razões desse domínio e chegam a se submeter inconscientemente a
ele. Entre 1926 e 1935 Gramsci escreveu
os CADERNOS DO CÁRCERE (The Prison Notebooks )escritos enquanto
esteve preso sob a opressão do regime FASCISTA italiano presidido por Benito
MUSSOLINI. (Partido Fascista Nacional Italiano, que prevaleceu na Italia de
1922 a 1943). As teorias desenvolvidas
por Gramsci enquanto na prisão, sobreviveram após sua morte e subsistem até
hoje, de tal forma que tais ideias trazem em sua estrutura o conceito único de
que essa hegemonia é também traduzida pelo impulso que visa descartar sua
influência do contexto cultural, a fim de que uma suposta libedade intelectual
possa sobreviver como preservação dos ideais de liberdade na mente das pessoas.
Em outras palavras, ao aceitarem determinadas idéias, mesmo sendo impostas como
força hegemônica, as pessoas regeitam outras, como expressão de sua suposta
liberdade. Isso se manifesta acima de tudo, por meio de uma vívida aversão a
tudo aquilo que se impõe com a roupagem da hegemonia. O pendulo das ideias
oscilando de um polo a outro dentro de sua natural evolução dialética. As
ideias de Gramsci surgiram num momento histórico significativo onde
prevaleciam a opressão do fascismo, a bancarrota e a frustração marxista ocorrida
antes, durante e depois da I Guerra Mundial. Essencialmente Gramsci criticou
profundamente as propostas marxistas de hegemonia político/militar apregoadas por
Marx ou posteriormente por Hitler, por exemplo, por uma proposta de hegemonia
cultural. E para que houvesse o predomínio e sobrevivência do marxismo, como
propunha Gramsci, ele teorizou um veio novo, um novo caminho ideológico, para
se sobrepor e justificar a frustração de Marx e outros de seus seguidores. Com
uma teoria densa e complexa, como um do maiores intelectuais de seu tempo,
Gramsci explica nos CADERNOS como o predomínio do poder em relação ao milieu
cultural, funciona e se sobrepõe a ela, à cultura, através de idéias e crenças
que realmente dominam sobre a mente das pessoas. Uma frase cunhada pelo próprio
Adolf Hitler ilustra bem o que Gramsci quis dizer: “Quão grande sorte para os governos
que os seres humanos não pensem.” E isso abre espaço para a hegemonia
cultural, naquilo em que as pessoas se deixam dominar ( e parem de refletir ) pelas idéias impostas,como entendeu
Gramsci. Isso explica também como um
grupo social domina sobre outro, o que significa afirmar que ideias
predominantes impostas por governos, segmentos
sociais ( como a media, jornalistas e intelectuais formadores de opinião ) e
até mesmo doutrinas religiosas, e tais, possam exercer domínio sobre outros
grupos sociais e dominá-los inteiramenmte. E tal domínio, no que se manifesta
como concordância intelectiva, nem sempre é seguido por discernimento
intelectual, razão pela qual, muitas vezes, certos grupos sociais se submetem
inconscientemente a idéias de predomínio político, cultural ou religioso, mas
quase sempre não entendem o porque desse domínio. Gramsci explica isso muito
claramente em seus CADERNOS DO CARCERE, através de muitos conceitos e
definições, o que para ele é traduzido em termos de hegemonia cultural. As ideias de Gramsci transmitidas nos
CADERNOS foram publicadas nos anos 50 e traduzidas posteriormente para o Ingles
nos anos 70, e influenciariam profundamente ideólogos e pensadores através do
mundo desde então. Traduzindo tais ideias em termos gerais, o reconhecimento de
armas e poder bélico, como Marx propôs em suas teorias, não são NADA se comparadas
às ideias e crenças, no sentido de que controlar a lealdade e a confiança das
pessoas, é expressão maior de poder e domínio sobre elas. Em outras palavras,
controlar a mente das pessoas naquilo em que elas são capazes de crer, significa
controlar o que elas acreditam e assim, exercer maior poder sobre suas mentes.
A partir daí surgem no mundo diversos segmentos intelectuais, tanto na Europa quanto
nos Estados Unidos, sob a influência de ANTONIO GRAMSCI, com intuito, além de
seguir e difundir suas ideias, propagar em nova dimensão os ideais marxistas,
através da dissimulação dos ideais de Gramsci, mas agora, com uma perspectiva
mais profunda e visceral, e porque não, radical, como forma de exercer domínio sobre
as pessoas, através de um domínio cultural e hegemônico. Isso explica em termos
gerais, o porque da oposição tácita e intelectual promovida pelos ideais
gramscianos, contra a Religião Cristã, contra a Democracia e as formas
conservadoras estabelecidas pelo pensamento ocidental. O que veremos a seguir.
No comments:
Post a Comment