A DINÂMICA DO PERDÃO – 26
Tal dualidade
está oculta dentro do texto das Escrituras, como veremos. É interessante observarmos
que quando Davi comete adultério, ele se arrepende diante de Deus e escreve o
Salmo 51, mas em nenhum momento durante a proclamação do Salmo ele menciona a
palavra PERDÂO diante de Deus, como se ele tivesse realmente a obrigação moral
e espiritual de pedir perdão a Deus por tal pecado. Mas, não o fez, ou seja, Davi
não declarou como ato de remissão por seu pecado a palavra Perdão, talvez
porque a gravidade de seu pecado clamasse por uma dimensão maior e mais
profunda, muito além do que simplesmente pedir perdão a Deus. E o sentido em
hebráico dessa palavra Misericordia, citada no verso 1 do Salmo 51, (“HAVE MERCY
ON ME, O GOD” ou “Tenha MISERICÓRDIA DE MIM, Ó DEUS”) nos dá essa dimensão mais profunda do que
perdão vem a ser, num momento em que Davi carecia do perdão, e além disso, da
Misericórdia de Deus. Racham (רחם),
que é a raiz verbal traduzida por Misericórdia ou Compaixão encontrada no Samo
51, traduz esse sentido mais profundo. Outras formas são Raḥamim
(רַחֲמִים), derivada de רַחֲמֶיךָ (rakha-me-kha, significando “suas misericórdias”, ambas derivadas de
Raham ou ventre (materno) "raham" em Hebraico רַחֲמֶיךָ, que
se refere a um profundo amor maternal e à compaixão de uma mãe por seu filho. Davi
precisava de um profundo perdão da parte de Deus, mas que expressasse muito
além de um simples perdão, algo com uma dimensão mais profunda, que realmente
declarasse diante de Deus o que a dimensão de seu pecado carecia diante dele. E
Deus realmente o perdoou em sua infinita misericórida e Amor profundos. Isso
nos permite entender que PERDÃO pode ir além do que queremos expressar diante
de Deus, como se diante de um pecado em uma dimensão mais profunda, na
concepção de um pecador como Davi, como se existisse uma forma de perdão numa dimensão
também mais profunda, expressando um arrependimento também profundo. Em seu
profundo amor e misericórdia por nossos pecados, Deus nos perdoa, mesmo que em
função de nossas faltas mais profundamente graves, nós tivessemos que nos
humilhar diante de Deus e lhe pedisse a sua Misericórida, como forma mais
profunda de lhe pedir perdão.
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