Sunday, November 18, 2018

SENSUALISMO - IDOLATRIA DE UM SENTIMENTO - 20
Algumas ideias retiradas do conceito da sexualidade humana na criação do sexo. 

É fato consumado que o evidente distanciamento humano causado pelo abandono de Deus ( a partir da expulsão do Éden ), como justificativa por um discursso filosófico meramente pessimista, tendendo ao irracionalismo, causou a estranheza e a tendência da mente humana de se pensar em termos meramente irracionais, afastando a Biblia e a verdade nela contida, das formulações que o pensamento humano projeta através de visões de mundo ( ou cosmovisões ) cada vez mais individualizadas. Mas, observem que a Bíblia permanece a mesma, com todas as respostas aos dilemas humanos, às questões de ordem moral, filosófica e obviamente, teológica. O racionalismo não detém a chave que responde às questões suscitadas pela mente humana, no que se refere à existência, à sexualidade, ao futuro, à vida após a morte, e a outros dilemas propostos por cada um de nós. Isso quer dizer que Religião e Filosofia, de alguma forma estão intimamente ligados. Pois onde o discursso Filosófico encontra barreiras, a Religião ou a Teologia, vem responder às questões essenciais suscitadas sobre a vida humana no Planeta. Claro que não existe uma predisposição em se aceitar as alternativas propostas pela Teologia , ou pela Religião, pois que a obstinação humana em se rejeitar as coisas de Deus é muito profunda e muitas vezes tem bases profundamente secularizadas, e já dura vários milênios. E também perdura por muito tempo a interdependência entre tais ciências. Nós citamos Sartre (1905-1980) anteriormente como uma alternativa pós-moderna do pensamento humano, mas será necessário acrescentar dele ainda, uma brilhante conclusão formulada por seu pensamento existencialista acerca do que ele expressa à projeção infinita na qual os seres humanos se inseriram até mesmo inconscientemente. Sartre disse que "nenhum ponto finito tem qualquer significado a menos que tenha um ponto de referência infinito". Sem que o quisesse, ele mesmo inferiu a existência de alguma coisa infinita, mesmo que seu sistema filosófico  tenha uma índole profundamente ateística, que rejeita uma perspectiva infinita voltada para as coisas próprias da divindade. Outros filósofos e teolólogos compactuam as mesmas ideias, como o próprio Jesus Cristo, para quem o referencial de infinitude está centrado na figura de seu Pai. Outro que também é de mesma opinião, é o filósofo britânico Ludwig Wittgenstein,(1889-1951) para quem, em seu livro, Tractatus Logico-Philosophicus, " o sentido desse mundo deve jazer do lado de fora desse mundo, e que o ser humano nunca teve suficiente perspectiva de dentro desse mundo para construir  e formular uma estrutura eterna de verdade e valor".  E Wittgenstein o disse, apesar de seu pensamento essencialmente lógico-matemático. ( Citado por Arthur W. Lindsey, in Christ and the Bible, page 1, at C.S.Lewis Institute.)   

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