Sunday, November 27, 2016

MISSIOLOGIA AGORA:  ( parte 5 ).   EXPERIÊNCIA EM MALAWI.
“É MAIS FÁCIL DISCIPULAR OS NATIVOS...DO QUE ENVIAR MISSONÁRIOS ESTRANGEIROS.”
Em Maputo o pastor SERAPH fez uma parceria com intuito de ajudar com mantenedores para os obreiros. Pois uma das coisas que a igreja não descobriu: É MAIS FÁCIL DISCIPULAR OS NATIVOS PARA EVANGELIZAR OS PRÓPRIOS CONTERRÂNEOS, DO QUE ENVIAR MISSIONÁRIOS ESTRANGEIROS. Então nós adotamos obreiros em Maputo aos quais nós enviavamos ajuda financeira de $100 ( cem dollars ) por mês, que era o salário deles. Para sustentar um missionário estrangeiro nós precisaríamos de 2 a 3 mil dollars. E investir num missionário estrangeiro significaria estarmos investindo em 30 obreiros Africanos, em Maputo ou outro trabalho em África. Isso me fez viver a mesma experiência em Mozambique, diz o Pastor SERAPH, em cruzadas, evangelismo, trabalho social, trabalhando com crianças e com treinamento de obreiros. Em Mozambique, ele conheceu o Pastor Xavier, que morava em Tsacani e depois de conhecer tal região de Tsacani, aliás uma área muito pobre da Africa do Sul, onde adotamos um trabalho ligado à Frente Missionária Mozambicana. E hoje existe lá uma igreja com 600 metros quadrados, o que representa uma grande vitória. Atualmente estamos com trabalhos em Malawi, um dos países mais pobres do mundo. E lá percebemos que a mudança daquele povo, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e social, depende da educação. Teremos que insistir em uma mudança de mentalidade através da educação.  Porque em Malawi existem tribos inteiras sem uma única escola, e implantar uma igreja seria muito fácil.  Mas DESAFIADOR seria começar um trabalho social, educacional em meio a tais tribos, ou seja, promover um trabalho social em bases educacionais. E o trabalho social continua.
Perguntamos ao Pastor SERAPH qual era a metodologia missionária utilizada entre as tribos de Malawi ou de modo geral na Africa. Ele respondeu: Uma metodologia muito simples. Como se tratava de uma população carente, muito pobre, nós nos preocupavamos em dar alimentação, principalmente às crianças e, em função disso, creio que a Igreja deveria se preocupar em dar uma pensão especial às crianças, a fim de se desenvolver um trabalho evangelístico de forma preventiva. E se tais crianças não forem alcançadas de alguma forma, com suporte social, que inclue alimentação adequada e nisso, um carinho especial, nós correremos o risco de perdê-las (para a criminalidade, as drogas, etc.) quando elas alcançarem a adolescência, ou a juventude. E tal é nossa preocupação quando falamos de trabalho social preventivo.  E a maioria dos adolescente que se convertem ainda na adolescencia, dificilmente se desvia quando atinge a idade da juventude. É importante, pois, trabalharmos também nas necessidades básicas desses bolsões de pobreza, não só na África, como ao redor do mundo. As ações motivacionais realizadas em meio aos carentes, chama sua atenção e os atrae para o Evangelho, facilitando nosso trabalho missionário.  Jesus Cristo é a única solução de Deus para a carência generalizada na vida humana. Em Malawi estamos desde 2013 e lá implantamos escolas e igrejas. Fizemos o levantamento regional e estatístico, e achamos importante investir nessas regiões, comprando propriedades, para levantarmos escolas e Igrejas. Temos lá igrejas com mais de 2000 membros. Na África de modo geral, cada apelo feito durante o culto evangelístico, trás à frente multidões de novos convertidos, desejosos de aceitar a Jesus. Com certeza o que atua em meu coração com relação a tais populações carentes, é o AMOR PELAS ALMAS.
Em suas palavras o pastor SERAPH acrescentou: Cristianismo é cruz, e cruz é sangue, cruz é suor e cruz é morte. É preciso que morramos para a glória de Deus. Se quisermos seguir a Cristo, é preciso pegar a sua cruz e negar-se a si mesmo.  A motivação maior do Evangelismo deve ser o AMOR. Pois o amor não se limita a um povo, a uma raça ou tribo, ou lingua. Deus quer dar a todos a oportunidade adequada de ouvir sua PALAVRA de forma simples, sem sofisticações ou privilágios de classe de pessoas.  “E aos pobres é anunciado o Reino dos Céus.” Existe um mistério em tais palavras de Jesus. Precisamos superar as questões ligadas à Teologia da Prosperidade, que leva muita gente a um extremo de interpretação muito perigoso. Não estamos aqui fazendo uma apologia à miséria ou à pobreza. Não é isso que a Bíblia apresenta. A prosperidade que a Igreja prega é de outra dimensão. Precisamos transformar os membros do corpo em discípulos que sintam paixão pelas almas perdidas. E depois disso, muito importante, a Igreja precisa vencer a crise de objetividade. A Igreja do Senhor Jesus precisa definir sua objetividade. Que alvo ela precisa seguir em seus objetivos dentro da Palavra. Definir o OBJETIVO  e tornar claro o PROPÓSITO na mente de cada crente.  Por Crise de Objetividade, nós entendemos que tem muita gente dentro das Igrejas evangélicas que não sabe COMO, QUANDO e ONDE servir a Deus. Meu objetivo maior é criar uma geração atual que se apaixone pelas almas perdidas, e isso define a objetividade própria da Igreja. E a crise de objetividade deixa de existir quando eu coloco em perspeciva o AMOR pela salvação de Almas para o Reino.
Em linhas gerais, como palavras finais, o Pastor SERAPH disse: "O Evangelho funciona mais onde o povo sofre. O conforto gera comodismo. Quanto mais conforto o crente tiver, mais exigente ele se tornará. Não é coisa boa dar conforto pra crente. Ele fica manhoso. Nao vou à igreja porque o pastor não me visitou. É preciso vencer a síndrome do raquitismo espiritual. Uma igreja raquítica que não se desenvolveu espiritualmente, não aprendeu a transformar a espiritualidade em ação. Muita teoria e nada de prática. É impressionante que um membro de Igreja evangélica fique 10 ou 20 anos na Igreja e não saber nada sobre a Doutrina da Salvação, sobre a Doutrina do Pecado, da Justificação. Eu percebo quando o povo acolhe bem a Palavra pregada, e eu faço tudo para que o Espírito, através de mim, pregue a Palavra de modo edificante. 
Sobre o trabalho Missionário no Poço do Boi, o pastor SERAPH disse: Onde houver uma pessoa sem Cristo, ali se constitue um campo missionário. Todo esforço utilizado para se alcançar almas para o Reino, vale a pena. Não importa onde. Se no Poço do Boi, em Medford, em Framinghan, em Boston, na China, na África.   

E assim terminamos a entrevista com o PASTOR SERAPH NGUENGE, realizada em WORCESTER Massachusetts USA., em 29 de Setembro de 2016, por Diácono JP. Eduardo.

Sunday, November 13, 2016

Pastor JUDSON DE OLIVEIRA in action. 
He came to lead us through the Love of Christ in a three days conference called: JESUS BEGINNING AND THE END. 
He preached a powerful message about the Lordship of JESUS CHRIST. He's instinctively spiritual in a sense that he truly conveys the Word of God to a church deeply committed to The Gospel of JESUS, taking the whole congregation to a higher level of worship, spirituality and knowledge of our Lord. His message is powerful and profoundly inspired by the Holy Spirit. Even though sometimes he's self centered on his worship and preaching, by having a profound intimacy with JESUS, we feel that pastor JUDSON climbs to a level of spirituality closer to God, taking the whole flock with him. We thank God for his ministry and we hope that Pastor JUDSON comes back to the IBVN soon, sharing to us the Love of Christ and deep knowledge of His word. Amen.    
GALERIA DE FOTOS INESQUECIVEIS!!!

1) -No topo, à esquerda, nossos queridos e amados jovens missionários, viajando no proximo dia 14 de Novembro para o Brasil, para uma missão de evangelização de almas na região Nordeste do Brasil, chamada Poço do Boi, em Pernambuco. Queridos: FRANCILLE ARCHANJO, ROBSON SOARES, BRUNO DA COSTA, JESSICA DA COSTA e LORENZO ARPINI. A todos o melhor sucesso na missão de evangelização em Cristo Jesus e que haja bençãos, curas, batismo no Espirito Santo, milagres e sucesso na conclusão de obras sociais. 
2)- No Centro, o querido e jovem Pastor MOGHAN PEREIRA, um dos grandes e incansáveis nomes na preparação espiritual desses nossos valores missionários, à frente da liderança espiritual da Juventude Vida Nova. Aliás, com uma camisa nota 10, estampando o nome e a bandeira de ISRAEL, a nação povo escolhido por Deus para nos dar o Senhor JESUS. 
3)- No topo, à direita, nosso amado Pastor também missionário JUDSON DE OLIVEIRA que veio nos visitar a convite da IBVN para uma conferencia sobre JESUS, PRINCÍPIO E FIM. Todo sucesso ao seu ministério, e que através de sua pregação mais almas se rendam a JESUS e possam conhecè-Lo ainda mais.  

Thursday, November 10, 2016

IGREJA BATISTA VIDA NOVA - O SANTUÁRIO DA FAMÍLIA
A Biblia diz no livro de Genesis 28:14.
"  Your descendants will also be like the dust of the earth, and you will spread out to the west and to the east and to the north and to the south; and in you and in your descendants shall all the FAMILIES of the earth be blessed."
God bless according to his word all the FAMILIES on earth, and by families He meant, a Father, a Mother and their kids. And happiness will be at close range according to God's favor and grace. 
( Na foto: a Familia Oliveira, Presbitero Mr. VAILDE OLIVEIRA, Mrs. LINDAURA OLIVEIRA e as filhas do casal (da esquerda para a direita): REBECA, DEBORAH e LILIAN. ) 
          NOSSA BIBLIOTECA PRECISA DE LIVROS. 
Se voce quer doar livros para a Biblioteca da IBVN., faça-o ainda hoje. Envie livros para 320 Boston Ave. Medford MA ou entregue-os pessoalmente. 
Precisamos de livros didáticos, sobre Teologia, Filosofia, História da Igreja, Sociologia, Psicologia, interpretação bíblica e sermões de autores cristãos. Mas, antes de depositá-los nos estandes de livros, entregue-os ao Diácono Eduardo, para que seus livros doados possam ser avaliados e selecionados. Obrigado. 

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...