Saturday, October 8, 2016

PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 15 B (A)
O método dialético envolve contradições internas. Adendo. 

DIALÉTICA – significa qualquer sistema formal de raciocínio que chega à verdade, através da interposição ou troca de argumentos lógicos. Isso inclue a investigação racional de questões sobre a existência (do homem e de Deus, por exemplo) e sobre o conhecimento e a ética. A forma como se emprega a dialética num debate ou numa argumentação dialógica, é chamado Método Dialético. Existe inserido dentro do método dialétiico o que se conhece como Contradição de Idéias, que serve como fator determinante na interação de idéias e na sua dinâmca . Tal contradição, que determina a oposição entre duas forças ou idéias em conflito, determina também que no Conceito de Dialética existirá necessariamente uma mutabilidade dinâmica de idéias, naquilo em que a razão questionante se mantém eternamente mutável, ou em constante transformação. Se a razão dialétca é mutável em seu método, por sua interposição de argumentos lógicos, isso determina que existe uma contradição interna ao método dialético, as idéias se contradizem entre si. O conceito de dialética em sua argumentação contraditória de idéias, nos leva a concluir que a razão humana tem um componente dinâmico inconsequente ou irracional, em seu método, o que a faz projetar sua argumentação constantemente dentro de um conflito de déias vulneráveis, sem sustentação lógica. O que sustenta isso é o conceito de Queda da razão humana a partir do pecado original. A razão se tornou limitada, e tal limitação, ao definir a mutabilidade dinâmica de idéas, inseriu dentro do método dialético sua própria inconsistência e mutabilidade.  Um exemplo disso, a prova da existência de Deus determinada pelo Raciocínio Dialético, enquanto alto-contraditório, sempre levou a razão humana a raciocinar sobre tal existênca, e ainda hoje, existe a possibiildade de o homem não chegar a Deus através da própria razão. O que a razão humana tenta provar racionalmente, é na verdade, provado mediante a fé pensante, não essencialmente racional. Enquanto verdade absoluta, a Palavra de Deus, regeita o método dialético ou a mutabilidade do método dialético, porquanto a Palavra de Deus é a Verdade Imutável, ou seja, não-dialética.  A Razão humana, se sustenta então, apenas na lógica eterna de Deus determinada pelo LOGOS divino, a mente pensante de Jesus Cristo, não-mutável, e não afetada pela Queda da Razão a partir de pecado. 

No comments:

Post a Comment

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...