Sunday, October 23, 2016

MISSIOLOGIA AGORA – ( parte 4 )
Aspectos metodológicos das missões em Africa. Os trabalhos numa igrejinha pobre em Mozambique.
O DESAFIO MAIOR DA BÍBLIA É VIVER E RESPIRAR MISSÕES.
                A partir da quarta parte de nossa entrevista, nosso missionário, Pastor SERAPH, através de uma leitura profunda da Palavra de Deus, descobre que o alvo, o objetivo salvífico de Deus em Cristo, são as pessoas, ( alunos de Maputo - foto 1 )as almas chamadas à salvação. Ir ao encontro do necessitado, significou investir mais no Reino e nas almas que preencherão o Reino dos Céus. Despojar-se do mundo, do materialismo, da zona de conforto, significou estar em consonância com a Palavra de Deus e ir ao campo de batalha, caminhar dentro da perspectiva de Missões e Evangelismo.  Como pudemos observar, nosso missionário, reafirmou que o ALVO DE JESUS SÃO AS PESSOAS, E NÃO A SUNTUOSIDADE DOS TEMPLOS E AS DESPESAS DESNECESSÁRIAS FEITAS DENTRO DOS LIMITES DA PRÓPRIA IGREJA. Numa crítica branda às diversas igrejas que se esquecem das missões, o Pastor SERAPH se opõe às despesas desnecessárias com SÍTIOS E CAMPANHAS, ACAMPAMENTOS E TEMPLOS, MENOS EM GENTE. De modo geral ele viu MUITA TEORIA E POUCA PRÁTICA, MUITA OSTENTAÇÃO DE RIQUEZA E VAIDADES, sem amor, misericórdia e graça, DEIXANDO DE LADO O OBJETIVO MAIOR DA MISSÃO EVANGELÍSTICA DA IGREJA DO SENHOR JESUS. É MUITA LETRA SEM PODER.
Palavras duras de se ouvir, sem dúvida, mas essa é a perspectiva evangélica de quem veio de uma terra pobre e necessitada, onde existe a igreja dos pés descalços.
Perguntamos ao Pastor SERAPH, sobre sua experiência na Igreja do Terceiro Mundo, na África e em seus  países pobres, se tal experiência contribuiu para edificar em sua vida, seu caracter cristão evangélico. Será que a realidade dos países pobres da África, chocou profundamente sua vida, a ponto de criar nele um confronto com os países ricos do Leste Europeu e do Ocidente, norte e sul americano? Na verdade a divergência entre tais países chocou-lhe (impactou-o) um pouco, mas não profundamente. O pastor nos diz que O QUE ME FAZ PERMANECER EM DEUS É O ANSEIO DE MINHA ALMA, MINHA NECESSECIDADE PESSOAL, MINHA SATISFAÇÃO PESSOAL DE ESTAR EM DEUS. E dentro dessa perspectiva, o pastor SERAPH cita o caso de pessoas no mundo vivendo experiências de realização materialista maravilhosas, mas QUE VIVEM À PROCURA DE SE ENCONTRAR E BUSCAR SENTIDO PARA A PRÓPRIA VIDA. NA VERDADE O MUNDO É ISSO, É UM GIGANTESCO ÍMÃ ATRAINDO, COM SUAS LUZES,  PRAZERES, E ATRAÇÕES . E SE NÃO NOS CUIDAMOS, ACABAMOS POR NOS ENTREGAR A SEUS PRAZERES E NOS PERDEMOS, ÀS VEZES, INCONSCIENTEMENTE.
A partir daí, perguntamos ao Pastor SERAPH, sobre sua experiência na AFRICA DO SUL E NO MALAWI. Como aconteceram tais experiências nesses países do Continente Africano?
A experiência na África do Sul aconteceu através de MOZAMBIQUE. E foi ao Mozambique através dos ESTADOS UNIDOS. Em 2004 nosso missionário já havia tido a experiência de viajar pelos países do mundo, mas jamais havia pensado em  ir ao Mozambique, para fazer algo concreto. Em 2004, enquanto pegava em NEWARC (New Jersey) na Igreja do  Bispo Gustavo (já falecido)- Assembléia de Deus Emmanuel - e através do Bispo Gustavo, que fez menção a outro pastor africano, de Mozambique, nosso missionário retorna ao Brasil e daí agenda uma viagem a MAPUTO, (foto 2) capital de Mozambique, no Sudeste Africano, (um pequeno país dentro da Africa do Sul.) Ao encontrar-se com esse pastor em Maputo, nosso missionário pôde ver uma nova realidade da Igreja pobre da Àfrica. Em Mozambique o Pastor SERAPH conheceu um trabalho edificante, mas precário, pobre e necessitado, uma igrejinha de sapé, coberta de capim, chão de terra batida, e paredes de pau-a-pique, mas alí se alegraram em Cristo jesus. Fizeram uma parceria edificante.   

Saturday, October 15, 2016

MISSIOLOGIA AGORA –  (cont. – terceira parte)
ADORAR  a Deus em Espírito e em Verdade, nossa primeira missão.
                Durante a entrevista, frases de impacto e expressões inteiras manifestando a experiência de quem faz missões há mais de 30 anos.
“JESUS SE TORNA A MAIOR EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS PELO HOMEM”.  Mas existe também a missão do homem para com Deus. Nossa primeira missão como Igreja é a de adorar a Deus em Espírito e em Verdade. Isso define nossa missão primordial como Igreja, a de ADORAR, o que se torna a missão primária do homem diante do Deus. Nossa primeira missão não é a de pregar o Evangelho, mas adorar a Deus em Espírito e em Verdade. Será que estamos cumprindo com nossa missão de fato, de ADORAR a Deus? E na interpretação do Pastor SERAPH, adorar não é apenas cantar. Adorar é ir além da poesia e da canção, e da música. ADORAR é uma entrega total da vida ao Criador. É ENTREGA da vida ao Criador. E na dimensão do amor que se manifesta na adoração, nós nos confrontamos com a realidade do IDE de Jesus aos seus discípulos. Porque o amor e a adoração a Deus nos falam de fidelidade, obediência e serviço por amor ao próximo. 

“IDE SIGNIFICA IR AO ENCONTRO DO NECESSITADO, PORQUE O MUNDO É O LUGAR DE GENTE NECESSITADA. E A PRIMEIRA NECESSIDADE DO HOMEM É DEUS.”

Ir significa SAIR DO LUGAR, mover-se na direção do necessitado. Nesse sentido a Igreja precisa SAIR de seu conforto, de sua Zona de Conforto, do conformismo religioso. E o IDE é a grande motivação para o encontro com as nações ( “até os confins da Terra” ). É  preciso respirar e viver e pensar missões.

(A partir desse ponto o Pastor SERAPH NGUENGE SE emociona e nos recomenda um de seus livros, “MISSÓES – O GRANDE DESAFIO”.)  

Palavras que vem definir claramente a dimensão social da interpretação evangélica e missiológica do Pastor SERAPH NGUENGE, naquilo em que a Igreja como Corpo de Cristo, se encontra e se identifica como o Corpo Missionário de Cristo na Terra. E é isso o que a Bíblia fala, como o Livro da Missão de Deus.
Qual o nosso papel no Corpo de Cristo? Nossa missão no corpo de Cristo nos pergunta, o que estamos fazendo na Igreja, qual o nosso objetivo dentro do Corpo de Cristo?  A Igreja se abre para o serviço público da adoração, pelo menos por 2 ou 3 vêzes por semana. E o que estamos indo fazer na Igreja? Para o nosso Missionário em sua visão missionária é importante:
Descobrir que a sua missão não é receber alguma coisa, não é receber nada, não é ser abençoado, mas é edificar para ser edificado. Não se pode sair de casa sem preparar algo que possa EDIFICAR a vida de meu próximo, de meu irmão. É preciso se encontrar com os irmãos no templo, lugar de adoração e oração, pronto para se tornar um canal de bençãos na vida de meu irmão. E em sua instrumentalidade como membro do Corpo, DEUS alcança as pessoas edificando-as, fortalecendo-as, motivando-as, e a Igreja precisa caminhar nessa perspectiva.     

Tuesday, October 11, 2016

MISSIOLOGIA AGORA – (cont. – Parte 2)

Depois de sua estada no Brasil por 45 dias, uma nova realidade começou a surgir.
“A MISSÃO PRIMÁRIA DE CADA SER HUMANO É VIVER. MAS VIVER PRA DEUS, COM DEUS E EM DEUS.”
                Com 60 dias de convertido, o Pastor SERAPH já havia tido a experiência com a fundação de igrejas em Angola, sendo a primeira igreja fundada dentro de sua própria casa, no seio de sua família. Daí em diante, o pastor SERAPH não parou mais. Fundou a Igreja Batista em Vespasiano, (com apenas 26 anos), foi pastor por 5 anos em Ouro Preto, ambos os projetos em Minas Gerais, Brasil. Depois desses projetos já concretizados, foi pastorear na Igreja Batista Ebenezer em Contagem MG. Brasil, na Igreja Batista da Fé em Belo Horizonte MG.  Com 30 dias de casado no Brasil, nova igreja havia sido fundada, logo após ter terminado o curso de Teologia. O Brasil foi, na verdade, uma escola onde o Pastor SERAPH aprendeu a amar e a servir a Deus como missionário. Através do aprendizado teológico, portas se abriram na prática de seu ministério, principalmente voltado para as regiões mais inóspitas do Brasil, como o Vale do Jequitinhonha, o Sertão do Nordeste, indo também ao Sertão de Pernambuco, como em Serra Talhada. Ainda esteve no Piaui, no Ceará, na Bahia, pregando o Evangelho de Jesus, fazendo cruzadas evangelísticas, num serviço de apoio às igrejas já existentes nestas regiões. A última cruzada evangelística aconteceu no Brasil, no último dia 26 de Maio de 2016, em Araçuaí, com a presença de em torno de 5.000 pessoas em cada noite, mais de 300 almas por noite se rendiam aos pés do senhor JESUS e de seu Evangelho, algo sobrenatural do agir de Deus nessas regiões inóspitas do Brasil. O que aconteceu como um sonho simples de favorecer pessoas, foi na realidade, a manifestação do Poder de Deus transformando vidas. Sua motivação maior, quando aceitou a JESUS, o apelo que lhe foi feito era de que havia a grande, autêntica e sobrenatural possiblidade de uma vida melhor.

“PASSEI A PERCEBER QUE VIDA ABUNDANTE, É VIDA DE PODER, É VIDA DE PAZ, É SAÚDE NO ESPÍRITO E NA ALMA E NO CORPO...E ERA ISSO QUE EU ESTAVA BUSCANDO.” (Seraph Nguenge).

A partir do experimentar de toda essa nova realidade, seu coração sentiu a necessidade de compartilhar com outros, com sua própria familia (como experiëncia primordial). A partir da própria família alcançada para JESUS, seus horizontes se ampliaram, dando-lhe a entender que outras vidas poderiam ser alcançadas, seus amigos em sua cidade angolana, depois, as almas espalhadas em todo o mundo. Hoje, depois de mais de 30 anos de experiência missionária, “Eu não consigo ler a Bíblia, sem perceber o que eu tenho que fazer pelo Reino, em prol da salvação de Almas.” Nas palavras do Pastor SERAPH, o que muitas igrejas não sabem  é entender qual a missão bíblica da Igreja Cristã em prol da Salvação de Almas para o Reino. 

Saturday, October 8, 2016

MISSIOLOGIA AGORA.   (primeira parte)

                ENTREVISTA COM O MISSIONÁRIO ANGOLANO PASTOR  SERAPH  NGUENGE.
No ultimo dia 29 de Setembro nós tivemos o privilégio de ir ao encontro do Missionário angolano Pr. SERAPH  NGUENGE, em WORCESTER  MA. para onde nos deslocamos à noite, para a residência onde ele se encontra hospedado.  De lá fomos para uma cafeteria e começamos a entrevista. O pastor SERAPH se mostrou muito gentil, acolhedor, um entusiasta pronto a participar e a se dispor a falar de seu trabalho missionário. Falou sobre o Brasil, os Estados Unidos, a África do Sul, o Malaui, Angola e Moçambique e durante o espaço de 45 minutos para o nosso bate-papo, pudemos falar sobre tudo um pouco no campo missionário. Ouvi dele uma verdadeira aula sobre missiologia, sobre Teologia aplicada, sobre Evangelismo, sobre suas motivações mais profundas no campo missionário, sobre metodologia aplicada às missões, e acima de tudo sobre seu amor pelas almas.
PARTE DA ENTREVISTA SERÁ PUBLICADA AGORA E POSTERIORMENTE, NUM SEGUNDO BLOCO, PUBLICAREMOS A SÚMULA DA ENTREVISTA DE UM HOMEM CUJO OBJETIVO MAIOR FOI E CONTINUA SENDO FAZER A VONTADE DE DEUS NO CAMPO MISSIONÁRIO.

“A VIDA SEM DEUS NÃO TEM SENTIDO.”
“A BÍBLIA É  O LIVRO DA MISSÃO DE DEUS.”

Começamos a falar sobre Angola (país da África onde nasceu e cresceu ), sobre suas motivações de jovem à procura de sentido na vida. Angola se tornou uma ditadura política e assim permaneceu por mais de 40 anos de (1961 a 2002) Mas, falar sobre a ditadura angolana e sobre o porque dessa ditadura, não nos interessou durante a entrevista. Nesta busca e tentativa de buscar viver e encontrar algo que lhe desse sentido à vida, foi ao Brasil pular Carnaval, e lá no Rio de Janeiro, teve um encontro com a Palavra e com a conversão ao Cristianismo. Foi sem dúvida um encontro providencial. A Palavra de Deus o atraiu e a partir daí, o Pr. Seraph teve um compromisso sério com Deus aos 19 anos de idade. Deixou o Ocultismo, libertou-se de vícios e uma vez liberto, liberou-se transformado pelo poder de Deus. De volta à Angola, começou logo de imediato seu ministério ajudando na conversão de todos os membros de sua família. A partir daí, em Angola e como membro na Igreja Evangélica Pentecostal em Angola, se tornou congregado à MEALP,  Missao de Evangelização nos Países de Lingua Portuguesa, começou a estudar Teologia, deixando em Angola 3 Igrejas fundadas. Foi ao Brasil em 87, com Bolsa de Estudos, estudar Teologia onde se especializou em Missiologia e Implantação de Igrejas. 
PROCESSOS QUE ENVOLVEM MISSÕES E EVANGELISMO – 15 B (A)
O método dialético envolve contradições internas. Adendo. 

DIALÉTICA – significa qualquer sistema formal de raciocínio que chega à verdade, através da interposição ou troca de argumentos lógicos. Isso inclue a investigação racional de questões sobre a existência (do homem e de Deus, por exemplo) e sobre o conhecimento e a ética. A forma como se emprega a dialética num debate ou numa argumentação dialógica, é chamado Método Dialético. Existe inserido dentro do método dialétiico o que se conhece como Contradição de Idéias, que serve como fator determinante na interação de idéias e na sua dinâmca . Tal contradição, que determina a oposição entre duas forças ou idéias em conflito, determina também que no Conceito de Dialética existirá necessariamente uma mutabilidade dinâmica de idéias, naquilo em que a razão questionante se mantém eternamente mutável, ou em constante transformação. Se a razão dialétca é mutável em seu método, por sua interposição de argumentos lógicos, isso determina que existe uma contradição interna ao método dialético, as idéias se contradizem entre si. O conceito de dialética em sua argumentação contraditória de idéias, nos leva a concluir que a razão humana tem um componente dinâmico inconsequente ou irracional, em seu método, o que a faz projetar sua argumentação constantemente dentro de um conflito de déias vulneráveis, sem sustentação lógica. O que sustenta isso é o conceito de Queda da razão humana a partir do pecado original. A razão se tornou limitada, e tal limitação, ao definir a mutabilidade dinâmica de idéas, inseriu dentro do método dialético sua própria inconsistência e mutabilidade.  Um exemplo disso, a prova da existência de Deus determinada pelo Raciocínio Dialético, enquanto alto-contraditório, sempre levou a razão humana a raciocinar sobre tal existênca, e ainda hoje, existe a possibiildade de o homem não chegar a Deus através da própria razão. O que a razão humana tenta provar racionalmente, é na verdade, provado mediante a fé pensante, não essencialmente racional. Enquanto verdade absoluta, a Palavra de Deus, regeita o método dialético ou a mutabilidade do método dialético, porquanto a Palavra de Deus é a Verdade Imutável, ou seja, não-dialética.  A Razão humana, se sustenta então, apenas na lógica eterna de Deus determinada pelo LOGOS divino, a mente pensante de Jesus Cristo, não-mutável, e não afetada pela Queda da Razão a partir de pecado. 

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...