Tuesday, August 17, 2021


 ESTUDO DA PALAVRA LOGOS NO EVANGELHO DE JOÃO - 4  

É evidente observarmos que João é o único dentre os 4 evangelistas a tratar e mencionar a palavra LOGOS em seu evangelho. E através da Escritura Sagrada nenhum outro autor a tenha usado especificamente referida a Jesus Cristo além do próprio evangelista João.  É o que observamos nos 3 primários significados designados dessa palavra em 3 diferentes autores do Novo Testamento.

No livro de Atos dos Apóstolos (Atos 7:22),  o texto em grego nos fala de tal palavra mas com pequenas variações e num sentido objetivado ou como adjetivo, mas não como sujeito: “Moses was educated in all the wisdom of the Egyptians and was powerful in speech (λόγοις) and action”. O conteúdo, ou o sentido da palavra nesse texto de Lucas se refere a discurso, fala, alocução, palavras, como vemos traduzido para o Português: “Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras”. ( Bíblia Sagrada NVI. SBI. São Paulo Br. 2000, página 854).

Em Marcos 7:13, lemos o seguinte: “Thus you nullify the word (λόγον) of God by your tradition that you have handed down. And you do many things like that”. (NIV., Zondervan, 2008 USA., page 1535), o que em português equivale a: “Assim vocês anulam a palavra (λόγον) de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”.( idem NVI. página 785). Nesse significado especial da palavra logos, ela se refere à revelação especial de Deus a seu povo.

E em João 1:14, em um único sentido específico que personifica a revelação de Deus como Jesus, o Messias. “The Word (Λόγος) became flesh and made his dwelling among us”.  Aqui nós vemos a palavra logos, personificada, a começar por uma consoante maiúscula no original grego, referindo-se em especial signifcado à pessoa de Jesus, da mesma forma como João se refere a ela em João 1:1.  O texto em português da NVI., nos diz assim: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós”. Isso vem nos provar que a palavra logos em suas várias formas cognatas no texto bíblico do NT., assume diferentes significados em sentidos relativos, como nos exemplos dados acima. Mas em João, nós a vemos especificamente sendo referida a Jesus, o Messias, o que atribui a João o privilégio de apresentá-la com um sentido específico, personificado. Desde que os escritores do NT., usaram a palavra logos por mais de 300 vezes em sentidos padronizados e diversificados também, e nisso assumem tais variações em seu significado. 

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...