Sunday, July 6, 2014


Biblioteca da Igreja Batista Vida Nova – BIBA – Critica de Livros. “ DEZ LEIS PARA SER FELIZ – Ferramentas Para se Apaixonar pela Vida”, de Augusto Cury. Editora Sextante, 2003 RJ. Brasil. 122pgs. 
Publicado em formato de Livro de Bolso  o livro de Augusto Cury apresenta em suas páginas uma série de ensinamentos que aplicados, visam ensinar o leitor a buscar e obter sucesso em sua vida pessoal, nas areas de sua vida emocional, psicologica, social, afetiva e material. O autor apresenta uma série de leis, que aplicadas com sabedoria, vão transformar a vida dos leitores em uma busca por uma felicidade real. Tais leis se referem a uma integração maior entre a vida diaria em sua totalidade, e diversos aspectos do cotidiano tais como integração com a natureza, com o próprio corpo e com o próprio espirito. Existe no livro inclusive uma referencia a Jesus Cristo, chamado pelo autor como O mestre da Emoção.  Ele descreve com detalhes até mesmo técnicos, aspectos da interioridade humana, falando sobre emoções, ansiedade, depressão, fobias, memória, etc., O Livro pode ser também entendido como um conjunto de pílulas de sabedoria que bem administradas nos levarão a uma vida emocionalmente equilibrada e bem sucedida. E tais pílulas tem muito a ver com livros bíblicos em que a sabedoria é transmitida por versículos de sabedoria inspiradas pelo Espirito Santo. Esta é pois a grande diferença entre o Livro de Augusto Cury e os Livros de Eclesiastes e de Provérbios de Salomão. Obviamente, não precisamos comparar os dois, nem subestimar os livros bíblicos em relação ao livreto de Augusto Cury. O livro DEZ LEIS PARA SER FELIZ, é uma boa leitura, positiva, visa objetivos  edificantes, e pode ser definida também dentro do estilo auto-ajuda, mas dispensa comparações com os livros de Salomão. A grande diferença que os distingue esta no fato de que a sabedoria bíblica nos transforma espiritualmente para a edificação da totalidade do ser humanao, enquanto as DEZ LEIS PARA SER FELIZ, nos auxilia na edificação de nossas emoções e de nossas potencialidades psico-sócio-emotivas. Percebe-se claramente que o autor é guiado á construçáo de relacionamentos socialmente e emocionalmente sadios, apesar de que ele fala de “inteligencia espiritual”sem mencionar a Biblia como o livro da Sabedoria Divina, ou sem se referir á pessoa de Jesus Cristo como o Mestre da Inteligencia Espiritual. Mas, o livro não deixa de ser uma boa leitura recomendado a adultos e adolescentes. Nossa bilbioteca tem apenas um unico volume. Uma frase impactante de seu livro diz: Quando a fé se inicia, a ciencia se cala. A fé transcende a lógica. (pagina 110).  

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...