Saturday, February 27, 2021

 

SENSUALISMO – IDOLATRIA DE UM SENTIMENTO. ALGUMAS IDEIAS RETIRADAS DO CONCEITO DA SEXUALIDADE HUMANA NA CRIAÇÃO DO SEXO. 66

(SÚMULA DO PROGRAMA DE RADIO QUE FOI AO AR NA SEXTA-FEIRA DIA  26 DE Fevereiro de 2021, ATRAVES DA “NOSSA RADIO USA”, “DEBATE NOSSA RADIO” LIGADA À IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS. BOSTON MASSACHUSETTS. USA.)  

P. A homossexualidade é um comportamento dos tempos atuais, sempre existiu ou aumentou?

R. Seria um pouco arriscado e prematuro afirmar-se que o homossexualismo sempre existiu, ou que ele está relacionado somente aos tempos atuais. A Bíblia se refere ao problema supostamente quando se refere no livro de Genesis ao episódio envolvendo Abraão e seu sobrinho Ló, quando da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Portanto, podemos arriscar que o tal comportamento sempre existiu já há alguns milênios, se as evidências não provarem o contrário, depois de uma análise exegética do texto bíblico. Bem sabemos que em Genesis capítulos 18  e 19, onde Abraão questionava a Deus sobre se ele poderia salvar ou não as cidades, se nelas existissem pelo menos 10 justos, como todos já conhecemos o episódio. Como nelas não existiam os tais 10 justos, Deus as destruiu. Existe no entanto, uma pista que revela a índole do povo daquelas cidades, quando alguns homens cercaram a casa de Ló com a intenção de manterem relações com os dois anjos que lá estiveram. Essa é uma das mais antigas evidências bíblicas de que temos notícia hoje sobre o assunto homossexualismo. Algumas versões da Bíblia, como a NIV, em Inglês, falam textualmente “have sex with them”. (Gen. 19:5).  Com relação ao aumento do número de homossexuais no mundo hoje, sabemos que nos Estados Unidos esse número aumentou drasticamente na ordem de 500% em relação aos anos 60, quando por ocasião da Revolução Sexual Americana, existiam em torno de 3 milhões de gays e lésbicas espalhadas pelo país. Hoje as estatísticas veiculadas pela LGBTQ falam entre 12 e 15 milhões de homossexuais entre Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais, dentre os mais conhecidos.  Quanto ao fato de os aderentes terem se tornado uma séria problemática nos tempos atuais, apesar de se situarem ainda dentro de uma minoria crítica normalizada por sua relativamente pequena incidência, o que podemos admitir é que o homossexualismo é um pecado e como tal deve ser tratado pela Igreja Cristã, dentro dos parâmetros de sua moralidade e ética, como todos os pecados devem ser tratados, de acordo com critérios estritamente bíblicos. ( continua )

Thursday, February 18, 2021

 

IGREJAS EVANGELICAS BRASILEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA – 32

Sua diversidade eclesiológica e doutrinaria.

“Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo,” disse Jesus à Igreja em formação, extensivo a todas as Igrejas Cristas espalhadas no mundo. O conceito de Luz traduzido por Deus nesse versículo bíblico, tem implicações em toda a sua magnitude com o que o próprio Deus entende ao criar a Luz. E certamente sua amplitude remonta-se aos primórdios da criação, quando Deus a criou dando-lhe significado e propósito à sua existência. Ser luz do mundo não foge ao conceito primordial de Luz, da realidade Luz, conforme foi concebida por Deus desde o princípio. Por acaso podemos conceber um mundo (ou o próprio Universo) sem a existência da Luz? E quando Deus criou a Luz (ver Genesis cap. 1) segundo a lógica racional da criação, Deus a criou em primeiro lugar, logo após a criação da Terra. E após a ter criado Deus a separou das trevas, numa clara alusão de que Luz e trevas não andam juntas, e que a Luz formaria o que Deus chamou de “dia.”  Se a Luz não anda nas trevas, quando Jesus denomina a Igreja como Luz do Mundo ele a define como a Luz que ilumina e identifica o dia da Terra, o dia do Mundo, Cosmos. A palavra Luz aparece de modo significativo na grande maioria dos livros bíblicos, mas acima de tudo com mais intensidade nos livros de Genesis, Êxodos, Jó, Salmos, Isaias, no Antigo Testamento. E nos livros do Novo Testamento a palavra Luz aparece com mais frequência nos Evangelhos de Mateus, Lucas e João e nos demais livros e epístolas, de modo significativo. Daremos ênfase à definição do termo em Mateus 5:13-16, onde Jesus se refere à sua Igreja como Sal da Terra e Luz do Mundo. Já nos referimos à definição da Igreja dentro do conceito de Sal. Mas, contrariamente ao conceito de sal que pode perder por alguma razão sua “salinidade” característica, o conceito de Luz tem constância, estabilidade e se estabelece como força única, distinta. Em ambos os conceitos, suas caraterísticas como Sal e Luz são usadas por Deus para ilustrar o que representa sua Igreja no mundo hoje. Existe até mesmo uma diversidade de conceitos relativos ao AT., em relação ao NT. Jesus fala especificamente a homens e mulheres como Igreja, enquanto o sentido de ambos se encontra “esvaziado” de significado no Antigo Testamento. Deus é Absoluto no Templo, enquanto no Novo Testamento, ele faz morada dentro do coração humano. Essa é a essência do que significa Igreja. Isso implica num impacto espiritual no NT., um compromisso com a verdade simbolizada pela luz, que tudo mostra, orienta, tudo ilumina e dá vida, à semelhança do próprio Evangelho de Jesus, que nos guia na verdade e em síntese representa a própria pessoa de Jesus Cristo. Em outras palavras, a identidade espiritual do cristão deve estar centrada na Luz que é a pessoa de Jesus Cristo. Como João nos diz em seu evangelho (cap. 1:4-5). “Nele havia vida e essa vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, mas as trevas não O entenderam”.  Jesus nos chama a ser luz como Ele é a luz dos homens, numa reciprocidade distintiva dos que formam o seu corpo Luz, a Igreja, chamando-a a assumir seu espaço e o propósito de Deus na Terra. Ninguém pode negar que hoje mais do que nos primeiros anos da Era Cristã, o mundo caminha com passos largos e atribulados rumo à sua própria destruição. Cabe à Igreja brilhar nas trevas do mundo e guiá-lo na direção da Luz que é Jesus Cristo.

A DINÂMICA DO PERDÃO - 8   O alerta existe em função da riqueza de conceitos envolvendo a ideia de livre-arbítrio . É algo essencialmente op...